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Aprenda 3 estratégias de marketing para captar alunos

Aprenda 3 estratégias de marketing para captar alunos

2 min

Além da rotina normal de uma instituição de ensino, o segundo semestre traz um desafio recorrente: criar estratégias para captar alunos para o ano letivo seguinte. Em um mercado competitivo, alcançar o sucesso nas matrículas exige não só empenho, mas também o conhecimento de ações de marketing efetivas para esse setor.

Quer conhecer algumas delas? Então, não perca este post. Vamos falar sobre três estratégias indispensáveis na atualidade. Confira!

Como captar alunos de forma estratégica

1. Faça do atendimento um grande diferencial

A primeira estratégia de captação de alunos é proporcionar um atendimento de excelência ao seu público atual. No setor educacional, o marketing boca a boca continua sendo extremamente efetivo para conquistar clientes, pois muitas famílias se baseiam nas recomendações de quem já conhece uma instituição e confia nela.

Por isso, aposte na diferenciação. Prepare seus colaboradores para prestarem um atendimento impecável, capaz de fazer toda a família do aluno se sentir acolhida e inclusa no processo educacional. Porém, essa diferenciação não deve se restringir ao atendimento. No aspecto pedagógico, que é o coração de uma instituição de ensino, ela é ainda mais importante. Assim, a escola precisa adotar uma linha metodológica clara e inovadora.

Um bom exemplo é a implementação de ferramentas tecnológicas que contribuem para a aprendizagem ativa. Esse tipo de recurso, além de ser compatível com a atual demanda da sociedade, provoca o pensamento do aluno e desperta o desejo de aprender e interagir com o conhecimento — mesmo fora da sala de aula.

Quando a escola combina a atuação eficiente do professor e a utilização adequada de recursos digitais, ela dá um grande passo rumo à excelência pedagógica e conquista o respeito do mercado. O engajamento do aluno com esse tipo de ferramenta ajuda na assimilação do conteúdo e facilita a participação social.

Dessa forma, o estudante começa a demonstrar as habilidades que adquire com essas ferramentas no convívio familiar e social. Seu conhecimento de temas da atualidade e sua habilidade progressiva para argumentar e demonstrar pensamento crítico entre familiares e amigos são a propaganda mais eficiente que uma escola pode fazer.

2. Invista no marketing de conteúdo

Não é sem motivo que essa estratégia tem sido adotada por empresas de diversos setores, o que inclui as instituições de ensino. Com o marketing de conteúdo, a escola tem oportunidade de responder às dúvidas de sua persona e apresentar soluções para os problemas que ela enfrenta, tornando-se um referencial.

As principais ferramentas para essa estratégia são o site e o blog da escola. Também é possível utilizar as redes sociais com essa finalidade. Porém, para que realmente consiga captar alunos, é necessário que seu conteúdo seja planejado para conduzir o possível cliente ao longo da jornada de compra.

Portanto, embora seja essencial que seu site fale de seus valores, cursos, conteúdos e infraestrutura, essa não deve ser a única tônica. Ele precisa disponibilizar artigos que ajudem a família a identificar possíveis problemas e mostrem como a sua escola se propõe a solucioná-los com sua metodologia e proposta pedagógica.

3. Comunique-se de forma eficaz

Apesar de fazerem um excelente trabalho, muitas escolas não divulgam suas ações de maneira eficaz. Como resultado, as famílias e a comunidade não enxergam os diferenciais da instituição, o que pode interferir na decisão de matrícula.

Por isso, é fundamental que a escola tenha diferentes canais de comunicação e use a tecnologia como sua aliada. Site da escola, presença nas redes sociais, portal do aluno e, até mesmo, aplicativos desenvolvidos para a instituição são essenciais para estabelecer esse relacionamento.

Com esse tipo de recurso, a família consegue acompanhar o desempenho escolar de seus filhos com mais facilidade. Além disso, eles percebem que a escola está em constante movimento e realizando esforços para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e focado em resultados.

Finalmente, depois de implementar essas estratégias de marketing, é necessário que os gestores acompanhem os resultados com atenção. A análise desses números ajudará a identificar as ações mais eficazes e a promover melhorias constantes.

Gostou das nossas dicas para captar alunos? Quer ter acesso a conteúdos que vão ajudá-lo a estabelecer diferenciais competitivos para sua instituição? Siga-nos no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube e acompanhe nossas publicações!

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