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O dia a dia, o mercado de trabalho e as avaliações oficiais revelam que os estudantes brasileiros têm dificuldades para expressar suas ideias por escrito. Diante desse cenário, os educadores ficam com uma questão em mente: como ensinar os alunos a escrever de forma clara?
Com isso, não é possível pensar em melhoria na educação sem desenvolver estratégias para solucioná-lo. Portanto vamos tratar do assunto nos próximos parágrafos e mostrar os princípios essenciais para o educador que deseja melhorar o desempenho de seus alunos na produção de textos. Confira!
Saiba como ensinar os alunos a escrever de forma clara
Estabeleça objetivos compatíveis com a série escolar
O desenvolvimento da competência de escrita é um processo longo. Nele, está envolvido o domínio de uma série de conhecimentos linguísticos e gerais adquiridos gradualmente, no decorrer da escolaridade. Portanto, entre as qualidades que contribuem para escrever de forma clara, podemos destacar:
vocabulário;
bom uso da pontuação e da gramática;
compreensão da finalidade e da estrutura de cada gênero textual.
Portanto, essa habilidade é desenvolvida à medida que o aluno tem contato com os conteúdos acima e, principalmente, aprende a aplicá-los na comunicação. Assim, os objetivos referentes à produção textual precisam ser estabelecidos de forma progressiva, coerente com o nível de ensino. Eles devem desafiar o aluno a alcançar um novo patamar, mas sempre de acordo com suas possibilidades.
Destaque a leitura no processo de aprendizagem
O ser humano tem, naturalmente, o impulso da comunicação. Aprendemos a falar a partir da nossa interação com falantes. Quando se trata da escrita, esse diálogo acontece por meio da leitura.
Por isso, o primeiro passo para escrever de forma clara é criar bons leitores. À medida que o aluno aprecia e valoriza tudo o que recebe por meio da leitura, ele se sente estimulado a compartilhar suas próprias experiências, percepções e opiniões por meio da escrita. Portanto, trata-se da construção de significado e valor.
A partir do momento em que dá aos estudantes uma motivação para escrever, a leitura passa a desempenhar outros papéis. Ela veicula informações e amplia o repertório do aluno, fazendo com que ele tenha “o que escrever”. Finalmente, essa prática o familiariza com os diferentes gêneros textuais, para que ele saiba “como escrever”.
Escolha estratégias efetivas para o grupo
Assim como os objetivos, as estratégias utilizadas devem ser compatíveis com a série e o nível de desenvolvimento dos estudantes. É essencial fornecer estímulos adequados a cada faixa etária. Assim, você promove o engajamento e desperta o prazer de compartilhar pensamentos ou experiências por meio da escrita.
Para ensinar os alunos a escrever de forma clara ou proficiente, a produção textual precisa ser muito bem planejada e executada. Assim, é necessário que ela seja o ponto culminante de um processo de aprendizagem. Ademais, ela não deve ser uma atividade isolada.
Torne a produção textual consciente
A atividade de escrita deve ser desenvolvida de forma consciente. Isso significa que o estudante precisa, em primeiro lugar, ter um objetivo claro ao desenvolvê-la. Qual é o propósito do texto que será construído? Ele vai contar uma história? É preciso convencer o leitor de determinada ideia ou posicionamento? Será narrado um fato, uma ocorrência? Pretende-se emocionar, divertir ou informar?
A partir dessa definição, o estudante pode estabelecer o gênero textual mais apropriado para alcançar seu objetivo. Nesse sentido, ele deve conhecer a estrutura e os elementos de cada um deles, além de aprender a usá-los de modo a transmitir sua mensagem.
Portanto, o professor ensina a planejar e executar as diferentes etapas da produção textual, como título, enredo e estrutura. Depois, ele atua como orientador na escrita do conteúdo e na revisão do texto. À medida que se torna cada vez mais consciente desse processo, o aluno adquire a capacidade de realizar esse ciclo sozinho no futuro.
Forneça subsídios para escrever de forma clara
Professores e alunos estão em um processo constante de construção de conhecimento. Mesmo quem já concluiu várias etapas de ensino se depara com assuntos que não conhece. Além disso, é bacana inserir temas novos e desafiadores, que exigem pesquisa e estudo.
Assim, todo trabalho de escrita deve ter antes um preparo. É extremamente produtivo explorar o tema da produção por diferentes perspectivas: vídeos e análises de imagens ou textos de vários gêneros (jornalísticos, charges, quadrinhos, poesias). Ademais, o trabalho deve ter uma ampla discussão.
Recorra à tecnologia
A tecnologia é uma fonte infinita de pesquisa, na qual o educador consegue encontrar todos os recursos necessários para a etapa anterior. Eles estão não só nos sites abertos da internet, mas também em plataformas desenvolvidas especificamente para contribuir com o trabalho do professor.
Além de ser uma fonte de conhecimento, a tecnologia desempenha outro papel fundamental: o de veículo de compartilhamento. Afinal, os textos são produzidos pensando sempre em um destinatário.
O jornal escreve para seus leitores, a mensagem de aplicativo é destinada aos amigos, o autor do livro tem um público em mente. Sem um destinatário, a produção se torna desestimulante. Planejar, escrever e revisar para ver o produto arquivado em uma gaveta, na maioria das vezes, faz o escritor entender que o esforço não vale a pena.
Nesse sentido, a web ganha destaque. O educador pode criar espaços virtuais que reúnem diferentes grupos de alunos. Nestes grupos, alunos e professores compartilham e discutem as produções realizadas.
Mostre a importância da revisão
Além de planejar e escrever o texto, o aluno precisa ser ensinado a revisá-lo e reescrevê-lo. Essas ações também fazem parte da produção e contribuem para que o escritor se certifique de que as ideias foram expressas de acordo com seus objetivos. Portanto, a revisão não pode ser apenas ortográfica ou gramatical.
O desenvolvimento da capacidade de enxergar o texto com os olhos do leitor e de identificar pontos que não estão claros ou transmitindo a ideia que o escritor intencionava deve começar cedo. Há muitas formas de desenvolver esse olhar, inclusive trabalhando em grupos. Já no Ensino Fundamental, os alunos podem receber trechos que necessitem de aperfeiçoamento, discuti-los em grupo e reelaborar uma escrita em conjunto.
Com o passar do tempo, o professor deve incentivá-los a fazer essa revisão e reescrita por meio de troca. Assim, finalmente, os alunos terão consciência em relação à própria produção. É preciso aperfeiçoar constantemente a prática docente, mostrando como ensinar aos alunos a escrever de forma clara. Esperamos que o artigo de hoje tenha contribuído para o alcance desse objetivo.
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