LeituraEntenda por que é importante oferecer livros para crianças!

24 de julho de 2018

Muitas crianças e adolescentes gostam de ler. É isso o que mostra a pesquisa Retratos da leitura no Brasil, realizada pelo Ibope em 2016, a qual indica, curiosamente, que a faixa etária entre 11 e 13 anos é a que mais lê por gosto, cerca de 42%, seguida pelo índice de 40% referente às crianças...

Muitas crianças e adolescentes gostam de ler. É isso o que mostra a pesquisa Retratos da leitura no Brasil, realizada pelo Ibope em 2016, a qual indica, curiosamente, que a faixa etária entre 11 e 13 anos é a que mais lê por gosto, cerca de 42%, seguida pelo índice de 40% referente às crianças de 5 a 10 anos.

Diante desses números, e considerando que a leitura mexe com a imaginação dos jovens, provocando diferentes estímulos a ponto de torná-los mais críticos e protagonistas, fica bastante evidente o quanto é relevante oferecer livros para crianças.

Relação da criança do século XXI com os livros

Inicialmente, é válido lembrar que muitas pessoas acreditam erroneamente que as crianças do século XXI pouco podem se interessar por livros. Chegam, inclusive, a julgar esse item como ultrapassado para o formato de educação 4.0, cujo objetivo é atender às demandas educacionais das novas gerações e às necessidades da indústria 4.0, envolvendo grande variedade de tecnologia para otimizar e dinamizar processos.

Nesse cenário, mesmo não existindo dúvidas de que os livros físicos ainda são ótimas ferramentas de aprendizagem e desenvolvimento, é preciso levar em consideração que o estudante do século XXI está rodeado pela tecnologia e interage bem com ela, por isso é tão importante adotar estratégias que realmente vão ao encontro de sua realidade.

Sendo assim, uma alternativa para introduzir o hábito da leitura infantil sem fugir dessa demanda atual de acesso a novas tecnologias é o livro on-line, o qual possibilita apresentar diferentes gêneros literários para a criança.

Por que oferecer livros para crianças?

Caso você ainda não esteja inteiramente convencida, veja por que disponibilizar livros às crianças é, de fato, um boa ideia!

Incentivam a criatividade

Livros são ótimas opções para estimular a imaginação das crianças, pois permitem que elas interajam com a história. Isto é, além de acompanhar as aventuras de um protagonista, o jovem leitor pode vivenciar a história por meio da sua imaginação, a fim de ampliar a experiência.

Sendo assim, ao ler um livro, a criança não só se imagina lá dentro, mas também pode montar cenários, representar um personagem, inventar figurinos e até mesmo elaborar finais alternativos para a história.

Permitem novas experiências

O livro, assim como um bom brinquedo, é o tipo de item que permite à pessoa uma nova experiência e abre caminho para a possibilidade de aprendizagem. Não importa quantas vezes foi lido: sempre há um detalhe inusitado que chama a atenção. Novos ângulos e diferentes percepções da história afloram conforme o leitor dá uma outra chance à leitura.

Há, inclusive, diversas opções de livros digitais que viabilizam experiências interativas e mais prazerosas às crianças. Isso expressa o quanto pode ser vantajoso o uso das tecnologias para  a formação de leitores.

Apresentam temas relevantes

É possível oferecer às crianças livros de variados temas relevantes, sejam eles em formato impresso ou on-line. Histórias de dinossauros, bichinhos, castelos, princesas e heróis — assuntos com os quais elas se identificam — são fundamentais para despertar o interesse pela leitura. Esses livros podem trazer uma mensagem importante, levando-as a refletir e exercitar a criatividade e o senso crítico.

A variedade permite respeitar a individualidade do ser humano porque, assim como as crianças são diferentes, os livros também não são iguais, o que torna possível atender aos diferentes perfis e preferências.

Aumentam o vocabulário

Além de desenvolver o raciocínio e a capacidade de interpretação, o hábito da leitura colabora para o aprendizado de informações importantes, como os vocábulos. Tendo em vista que muitas palavras são encontradas facilmente em livros, mas nem sempre são faladas e ouvidas, é crucial que a criança tenha contato com diferentes tipos de obras e discursos.

Embora muitos termos não sejam comuns em seu cotidiano, os livros permitem que o leitor tenha acesso a eles, ampliando seu vocabulário e, com isso, possa se comunicar melhor, tendo mais recursos para se expressar em diferentes ocasiões.

Ensinam e divertem ao mesmo tempo

A leitura de boas obras ensina enquanto diverte — e tem jeito melhor de aprender? Ao ler um bom livro, a criança descobre novos lugares, curiosidades sobre bichos, diferentes palavras e culturas, consegue pensar de maneiras diferentes sobre determinados assuntos etc.

Além da carga de conhecimento que a leitura pode proporcionar às crianças, ler um bom livro pode ser uma atividade bastante divertida, dado que existem muitas obras tão curiosas e inteligentes quanto engraçadas, as quais estimulam também o humor da criança. Hoje, por exemplo, existem opções de livros on-line que oferecem a possibilidade de interação com as crianças, tornando a atividade ainda mais divertida e cativante.

Um livro pode ensinar uma criança sobre cidadania, empatia, senso de justiça, amizade, protagonismo, trazendo algumas reflexões relevantes para a vida ao colocar em pauta temas polêmicos como preconceito, bullying, egoísmo e desigualdade social.

Desenvolvem a concentração

A rotina cada vez mais frenética das pessoas faz com que muitas tenham dificuldade em se concentrar, e muitas crianças vivenciam essa realidade porque tudo acontece rápido demais, com um fluxo de informação intenso. Com tantas fontes de distração, os jovens podem se tornar ansiosos e passam a ter dificuldade de se concentrar totalmente em alguma coisa.

A leitura, no entanto, é uma atividade que viabiliza o relaxamento. O ato de ler uma história ou ouvi-la estimula a concentração na criança, o que é benéfico em muitas áreas da vida de uma pessoa, como o estudo e o trabalho.

Ademais, há grandes chances de um item como esse ser algo marcante na vida de quem o recebe. Pessoas que pegam gosto pela leitura têm o hábito de passar esse prazer adiante — muitas vezes de geração em geração — e de repetirem a experiência, mas sempre assimilando algo novo por meio daquilo que é lido outra vez.

Enfim, livros para crianças, sejam eles em versão impressa ou digital, são ótimas opções para agradar e oferecer boas vivências, reflexões, momentos de diversão e aprendizados.

Gostou do assunto e quer ler mais a respeito? Saiba como as obras interativas abrem possibilidades de leitura para as crianças!

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.