Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Saiba como o livro digital torna a leitura dinâmica

Saiba como o livro digital torna a leitura dinâmica

2015-12-09
2 min
Post modificado em:
Livro Digital

Os hábitos de leitura costumam variar para cada cultura ao redor do mundo. No caso brasileiro, ainda há um longo caminho a ser traçado para engajar novos leitores no universo das letras. No entanto, a leitura tem conquistado uma nova possibilidade de ganhar destaque no cotidiano das pessoas. Trata-se dos livros digitais (ou e-books), que chegaram ao mercado nacional em 2012 e avançam no número de usuários gradativamente com o passar dos anos.Descubra como o livro digital pode contribuir para tornar a sua leitura ainda mais dinâmica.

Vantagens dos livros digitais

Entre as qualidades de se ler em e-books pode ser ressaltado o fato de que há uma economia verde sendo incentivada através da redução no número de impressões em papel pelas editoras, o que pode ser uma via de acesso aos consumidores ecologicamente responsáveis.Mas em termos da interface dos dispositivos de leitura também ocorreram ganhos significativos, como:

  • A possibilidade de acessar links dentro do texto que remetam a páginas da internet com conteúdo relacionado;
  • O mecanismo de anotações paralelas e marcadores de leitura virtuais;
  • Ajuste eletrônico de tamanho da fonte;
  • Ampliação de páginas.

Essas são apenas algumas das vantagens que compõem os recursos multimídia desenvolvidos especialmente para o uso dos livros digitais por um público amplo. Em termos monetários, o e-book também se tornou uma opção vantajosa. Os preços desse tipo de livro são consideravelmente mais baixos no mercado editorial, já que a eliminação do uso do papel, como já citado, elimina os custos de produção e enxuga o processo produtivo, levando no fim da cadeia a uma economia expressiva por parte do consumidor final.

Resistência de leitores

Ainda há leitores resistentes, apegados à sensação agradável de virar páginas e manusear um livro tradicional. Tal nostalgia tem feito com que web designers desenvolvam algumas inovações para a leitura dos livros em plataformas como tablets e smartphones. Já é possível encontrar no mercado arquivos de livros com a possibilidade de rolar páginas como num livro físico, com tonalidades de cores próximas ao real e diagramação idêntica a de um bom e velho livro de cabeceira. Tocar os leitores mais conservadores tem sido um intuito perseguido pelos desenvolvedores de tecnologias de leitura para provar que ler digitalmente pode ser agradável e muito prático. Imagine poder levar um dispositivo de leitura leve para qualquer lugar e a qualquer hora acessá-lo para continuar lendo seu livro, podendo ainda usufruir de conteúdos extras que incluem fotos, vídeos e textos relacionados. Não tem como não gostar, não é mesmo?

Avanço de mercado

Com o interesse do consumidor por novas mídias de leitura, o mercado pode se atualizar e trazer inovações do exterior, o que só fornece benefícios aos leitores que já aderiram ou esperam novos benefícios para começar a ler na tela. Os novos tipos de e-books têm trazido praticidade e iniciado uma cultura livresca para gerações criadas diante da tela do computador, o que se torna um passo a frente na popularização do hábito da leitura entre os mais jovens. Indo além, ler adquiriu novas conotações, trazendo um caráter dinâmico a um ato solitário. Por exemplo, já é possível comprar livros digitais em sites que unem consumidores para contar experiências de leitura e partilhar conhecimentos. Surge aí um novo motivo para agregar pessoas em torno de uma boa história.

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Leitura

5 dicas de livros para ler no carnaval

Quer curtir o feriado de carnaval com muita leitura? Confira nesta postagem algumas dicas de livros para ler no carnaval.

Continuar
Leitura

Pesquisa mostra perfil leitor dos estudantes

Neste post, trazemos alguns dados importantes da nossa pesquisa para ajudar a mapear o interesse de leitura dos alunos.

Continuar