ProfessoresLíngua portuguesa e genética

25 de agosto de 2017

Professor, que tal trabalhar com os alunos do Ensino Fundamental II o conceito de DNA e desenvolver habilidades de leitura? Explore com a sua turma, em uma parceria entre as áreas de língua portuguesa e ciências, os conceitos ligados ao conteúdo de genética e a habilidade de inferir informações em textos jornalísticos! Para dar um...

Professor, que tal trabalhar com os alunos do Ensino Fundamental II o conceito de DNA e desenvolver habilidades de leitura? Explore com a sua turma, em uma parceria entre as áreas de língua portuguesa e ciências, os conceitos ligados ao conteúdo de genética e a habilidade de inferir informações em textos jornalísticos!

Para dar um play nessa discussão, o Guten News publicou uma reportagem sobre uma pesquisa realizada para sequenciar o DNA da onça-pintada. A matéria da edição 113 informa que pesquisadores descobriram processos adaptativos dos felinos do planeta ao longo dos séculos. Leia com os seus alunos como esse estudo dos genes permitiu montar a árvore evolutiva dos grandes felinos: https://goo.gl/UxNN6Q

A partir da leitura da reportagem e da realização das atividades propostas na ferramenta, trabalhe o conceito de DNA e como o sequenciamento completo do DNA da onça-pintada pode ajudar na criação de estratégias de proteção eficiente do felino. Proponha a discussão coletiva, em classe, sobre como os dados da pesquisa podem auxiliar na compreensão dos processos adaptativos desses felinos em diferentes biomas. Uma pauta excelente para aprofundar o entendimento do conceito de gene e a relação entre as características genéticas do animal e o ambiente em que ele vive.

Boas reflexões!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: