ProfessoresHistória e língua portuguesa: atividade prática sobre ferrovias. Confira!

10 de novembro de 2017

Que tal trabalhar a importância das ferrovias para o desenvolvimento da economia do Brasil, no final do século 19 e início do 20? Proponha para seus alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, um trabalho de parceria entre as áreas de história e língua portuguesa. Ideias para trabalhar o tema na disciplina de história Em...

Que tal trabalhar a importância das ferrovias para o desenvolvimento da economia do Brasil, no final do século 19 e início do 20? Proponha para seus alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, um trabalho de parceria entre as áreas de história e língua portuguesa.

Ideias para trabalhar o tema na disciplina de história

Em história, o professor pode resgatar o papel dos transportes ferroviários na ampliação do comércio e escoamento de produtos nacionais. Por exemplo, qual a relação entre esses transportes e o ciclo do café?

Além disso, pode propor ainda uma reflexão sobre o declínio dos investimentos na malha ferroviária. Por que ele não vem sendo priorizado para o transporte de cargas e pessoas? Afinal, o trem é um transporte rápido, pouco poluente e econômico.

Como trabalhar o tema em Língua Portuguesa

Em língua portuguesa, os alunos podem trabalhar os diferentes registros jornalísticos dessa época. Portanto, vale imagens, reportagens, entrevista e notícias. Tudo que retrate a época auge dos transportes ferroviários.

Qual a era linguagem utilizada? Quem escrevia sobre esse o comércio realizado? Que recursos linguísticos existiam na época? Ademais, que diferenças existem para os textos jornalísticos atuais? O que há em comum e o que há de diferente entre as notícias do século 19 e as de hoje?

Leia também: Aprenda a trabalhar interdisciplinaridade na escola em 4 passos

Apoio da tecnologia para história e língua portuguesa

Para disparar a discussão, você pode usar a tecnologia! Fazer pesquisas em sites de busca pode ser uma boa atividade. Além disso, utilizar mídias digitais para os estudos é sempre uma boa ideia.

Na Árvore Atualidades, por exemplo, há uma matéria sobre o assunto elaborada especialmente para crianças. O conteúdo “Estações brasileiras” traz uma entrevista com o designer Marcelo Tomaz, que criou o projeto intitulado Estações Brasileiras.

Aliás, o trabalho do Marcelo é muito bacana para trabalhar as duas disciplinas! O projeto tem como foco o reconhecimento da importância da preservação da memória das estações ferroviárias para o conhecimento da história do país. Portanto, é um excelente estudo para um importante período econômico da história do Brasil.

Além disso, proponha que seus alunos realizem as atividades de pesquisa sobre o tema. Para exemplificar os desafios e conquistas das construções das ferrovias naquela época, pesquisem sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e a sua relevância para o transporte de látex.

Bons estudos! 

 

Banner para evento

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: