ProfessoresEntenda como dar feedback para os pais de alunos

18 de outubro de 2016

Feedback é uma resposta avaliativa e crítica, que tem como objetivo destacar os pontos positivos e negativos de alguma atividade ou atitude. Muitas pessoas se perguntam como dar um feedback construtivo e essa é uma preocupação muito justificável, já que não é nada fácil dar ou receber críticas. No entanto, essa prática é muito importante...

Feedback é uma resposta avaliativa e crítica, que tem como objetivo destacar os pontos positivos e negativos de alguma atividade ou atitude. Muitas pessoas se perguntam como dar um feedback construtivo e essa é uma preocupação muito justificável, já que não é nada fácil dar ou receber críticas. No entanto, essa prática é muito importante e merece atenção.

Em se tratado do ambiente escolar, o feedback dado pelos professores à família do aluno deve ser muito bem planejado, para estimular e não frustrar quem escuta. Por isso, no post de hoje, preparamos algumas dicas sobre como dar feedback sem nenhuma complicação! Confira!

Prepare o feedback

Para que essa prática seja bem-sucedida, é muito importante que você prepare. Pense direito sobre os pontos que quer destacar, analisando quais são os pontos positivos e negativos que merecem foco nesse bate-papo.

Uma boa dica é começar pelos aspectos positivos, pois assim é mais fácil quebrar a resistência e fazer com que os outros pontos sejam ouvidos com mais facilidade.

Escolha um bom ambiente

Um ambiente tranquilo, sem muitas interrupções ou barulho é sempre o ideal. Você pode procurar por uma das salas disponíveis na sua escola ou, ainda, um canto com menos burburinho. O importante é ter um canto separado para poder falar com calma e com privacidade para preservar a imagem do aluno e da família.

Tenha cuidado com o tom de voz

Para que o procedimento aconteça de forma leve, seu tom de voz e a forma de falar merecem uma atenção especial. Começar impondo a voz ou falando de forma mais brava pode acabar trazendo efeito contrário e certa resistência dos pais — lembre-se que o assunto que reúne vocês é o filho deles.

Então, comece com calma, fale com um tom tranquilo e, sempre que possível, dê exemplos que evidenciem os pontos que você trouxe.

Explore frases na primeira pessoa

Para tornar a conversa mais amigável, você pode seguir o caminho de compartilhar os acontecimentos na primeira pessoa. Em vez de falar “o filho de vocês me deixa irritado”, jogue o foco em você, com frases como “eu fico irritada com algumas atitudes que seu filho toma”. Consegue perceber como a conversa fica menos pesada? Fazer o contrário deixa os pais na defensiva, além de parecer que você condena ou culpa o filho deles por tudo.

Encoraje os pais e os alunos

Depois de apresentar os pontos que devem sofrer melhorias ou serem mudados, é importante encorajar. A abordagem positiva e encorajadora é a melhor forma de dar um feedback construtivo, sem aquele ar de que “tudo está perdido”. Oriente os pais para que eles ajudem a desenvolver seus filhos, fazendo com que eles atinjam um comportamento cada vez melhor e melhorem seu desempenho.

O ideal é que você se coloque à disposição para ajudar os pais e os alunos nos pontos que devem ser melhorados. Mas lembre-se de deixar claro que esse é um trabalho que deve ser feito em equipe!

Escute os pais

Depois de falar tudo que foi planejado, é muito importante abrir um momento de escuta e saber o posicionamento do outro lado. Nesse momento, não fique interrompendo ou se justificando. Escute, faça as anotações do que eles estão pontuando e, depois, quando eles acabarem, fale de volta.

Com essas dicas que compartilhamos, você já sabe como dar feedback construtivo para os pais dos seus alunos. Assim, o relacionamento fica bem mais agradável e as chances de melhoria do desempenho dos alunos são bem maiores.

E aí, conseguiu entender como dar feedback para os pais dos seus alunos? Se você gostou do post e pretende continuar acessando nosso conteúdo, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba nossas atualizações diretamente em seu e-mail. Até a próxima!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: