ProfessoresConfira 5 atividades educacionais para a festa junina na escola!

16 de junho de 2021

Com a chegada do mês de Junho, as festas juninas passam a fazer parte também do calendário das escolas. Já pensou em usar essa data para propor atividades educacionais sobre festa junina na escola? A Árvore preparou cinco sugestões de atividades super divertidas para te ajudar a engajar seus alunos. Confira! 1 – Sentimentos e...

Com a chegada do mês de Junho, as festas juninas passam a fazer parte também do calendário das escolas. Já pensou em usar essa data para propor atividades educacionais sobre festa junina na escola? A Árvore preparou cinco sugestões de atividades super divertidas para te ajudar a engajar seus alunos. Confira!

1 – Sentimentos e conversas sobre a festa junina

Uma roda de conversa motivadora com os alunos sobre a festa junina na escola é uma boa atividade para iniciar. Nesse sentido, é preciso deixar exporem as informações, emoções ou lembranças que a festa junina desperta, sejam boas ou más. 

Com essa roda de conversa, é possível entender os conhecimentos prévios dos alunos. Além disso, será possível já ressaltar a importância que a festa junina possui na nossa cultura.

2 – Descobrindo a origem da festa junina

Que tal propor uma atividade para conhecer a origem das festas juninas? Você pode propor a leitura de textos expositivos. Ou ainda realizar uma apresentação que conte essa história para os alunos.

A partir disso, vale investigar também sobre que povos trouxeram a festividade para o Brasil. Assim, é possível uma atividade que fale sobre a influência de outras culturas e outros povos no nosso país. Tudo isso com bastante pesquisa e investigação.

Além disso, a atividade também pode abordar a origem de costumes específicos na festa. Por exemplo: como a quadrilha apareceu nas nossas festas? Ou ainda quem trouxe para o Brasil a tradição de soltar fogos?

2 – Atividades de ilustração sobre os símbolos juninos

Reconhecer os símbolos das festas juninas é importante para entender a festividade. Isso pode acontecer a partir do relatos de experiências, por exemplo. Ademais, os alunos podem pesquisar na internet ou mesmo entre sua família.

A partir disso, você pode propor que os alunos realizem cartazes ilustrativos com os símbolos. Ou apenas desenhos em seus cadernos com cada um desses símbolos juninos.

4 – Comidas típicas e a importância do milho

O mês de julho é a época de colheita do milho. Portanto, o alimento está presente em muitas receitas que compõem a festa junina. Aqui, vale uma atividade que aborde exatamente os ciclos da agricultura. Nesse sentido, vale também abordar a culinária brasileira. Portanto, a atividade envolve muita pesquisa e leitura sobre o tema.

Além disso, o que acha de propor uma apresentação de pratos juninos? Os alunos podem contar com o apoio dos pais para realizar as receitas. Depois, a ideia é apresentar os pratos nas aulas. Essa atividade funciona nas aulas presenciais ou remotas.

Por fim, vale também retomar bastante os conhecimentos dos alunos sobre o tema. Portanto, pergunte para os alunos quais comidas conhecem, qual mais gostam, qual não gostam, etc.

5 – Leitura e produção textual sobre a festa junina

Que tal propor leituras sobre o tema? Você pode recorrer a livros, contos ou até mesmo notícias sobre a festa junina. Aumentar o repertório dos alunos com a leitura é sempre uma boa opção!

Por fim, vale pedir que os alunos escrevam um texto sobre festas juninas. Vale sobre suas experiências pessoais ou uma ficção com a festa junina de fundo. Além disso, vale também um texto investigativo sobre a origem da festa.

 

O que achou das atividades? Esperamos que tenha gostado! Não esqueça de compartilhar o conteúdo nos seus canais.

 

download de material

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: