Professores4 estratégias para melhorar o desempenho dos alunos!

29 de março de 2016

Você já sentiu que a cada aula fica mais difícil ter a atenção dos alunos e que eles consigam aprender a matéria ensinada? Fique tranquilo, buscar estratégias para melhorar o desempenho dos alunos é um dos grandes desafios de qualquer professor. Em uma época em que a escola precisa driblar concorrentes de peso na luta pela...

Você já sentiu que a cada aula fica mais difícil ter a atenção dos alunos e que eles consigam aprender a matéria ensinada? Fique tranquilo, buscar estratégias para melhorar o desempenho dos alunos é um dos grandes desafios de qualquer professor.

Em uma época em que a escola precisa driblar concorrentes de peso na luta pela atenção dos alunos, é preciso aprender a renovar as práticas pedagógicas para garantir o bom desempenho.

Pensando em ajudar, nós escrevemos 4 estratégias essenciais para melhorar o desempenho dos alunos. Prepare-se para ler esse artigo e crie o seu plano de ação com ótimas estratégias para melhorar o desempenho dos alunos de sua escola!

Ação 1: Conscientize os alunos

Responder à chamada, obter notas aceitáveis e conseguir sobreviver até o horário da saída. Infelizmente é dessa forma que muitos alunos encaram sua permanência dentro da escola e é assim que enxergam o papel dos estudos em suas vidas.

Mostrar a importância da escola no futuro deles é uma excelente estratégia para melhorar o desempenho dos alunos.

Estimular debates e reflexões que permitam aos jovens tirar suas próprias conclusões, estabelecer seus objetivos de vida e o que pretendem aproveitar dentro do universo escolar certamente é um ótimo começo.

Deseja desenvolver a leitura nos seus alunos? Você pode usar essa estratégia e conscientizá-los mostrando a importância de desenvolver a leitura com atividades.

Leia mais: Leitura e desenvolvimento infantil são assuntos que se complementam. Quer algumas dicas de como incentivar a leitura na sala de aula? Leia tudo nesse post.

Ação 2: Mude a abordagem

Os tempos mudaram! Não dá mais para acreditar que aulas expositivas são a única possibilidade de fazer com que os alunos aprendam.

Chegou a hora de mudar a estratégia para melhorar o desempenho dos alunos. Se quiser fazer com que sua aula se torne mais atraente do que um aparelho celular, seja mais criativo e modifique a abordagem da sua matéria durante as aulas.

Transformar a teoria em exemplos práticos, contextualizando com a realidade do aluno, é uma boa estratégia para melhorar o desempenho dos alunos. Torna o processo de aprendizagem muito mais atrativo e faz com que o estudante crie conexões com aquilo que já conhece e enxergue sentido naquilo que está sendo estudado.

Ação 3: Tire benefícios da tecnologia

Pode ser difícil de acreditar, mas a tecnologia pode ser uma forte aliada nas ações para melhorar o desempenho dos alunos.

Ela não substitui o professor, mas pode ser uma forte aliada. Com a modernização das tecnologias de comunicação e informação, há excelentes recursos à disposição dos professores de todas as áreas do saber.

Essas ferramentas permitem diversificar as metodologias de ensino e abrir caminho para infinitas possibilidades didáticas. O trabalho com blogs, objetos virtuais de aprendizagem e aplicativos educacionais são exemplos do potencial pedagógico da tecnologia e servem como criativas estratégias para melhorar o desempenho dos alunos.

Os livros digitais são outro exemplo de como as ferramentas tecnológicas são capazes de auxiliar o desenvolvimento da educação e simples de usar como estratégia para melhorar o desempenhos dos alunos.

Disponíveis para leitura em computadores, tablets e celulares, os e-books vieram para ficar, ajudam a estimular o gosto pela leitura e permitem aos alunos aliarem tecnologia e estudos de forma divertida. Bibliotecas digitais, como a Árvore, são uma excelente maneira de encontrar vários bons títulos reunidos em um só lugar.

Leia mais: Ainda é um pouco resistente à tanta tecnologia em sala de aula? Conheça então as7 vantagens do livro digital e os principais benefícios do Tablet na educação. Talvez esses artigos possam ajudar você a mudar de ideia!

Ação 4: Traga mais diversão às aulas

Sim: estudar pode ser divertido! Use a criatividade e encontre jogos e brincadeiras aplicáveis em sala de aula e permita que os conteúdos didáticos sejam trabalhados de forma lúdica e dinâmica.

Coloque essas seguintes ações para o seu plano para melhorar o desempenho dos alunos:

  • Explore os diferentes espaços da escola e tire o melhor proveito deles: tenha propósitos bem claros e faça visitas periódicas com seus alunos à biblioteca, sala de informática, sala de vídeo e quadra. Isso pode tornar a rotina escolar mais leve e, com certeza, é uma das ações para melhorar o desempenho dos alunos.
  • Trabalhe com a esquema de recompensas é algo que pode fazer da sala de aula um ambiente mais produtivo e descontraído.
  • Planeje gincanas e jogos envolvendo o conteúdo a ser estudado e combine com seus alunos quais seriam pequenas recompensas interessantes àqueles que obtivessem melhor desempenho.

Não há fórmula mágica para ter sucesso em sala de aula. Porém, com reflexões constantes sobre sua prática é possível planejar modificações capazes de melhorar sua performance e bolar estratégias para melhorar o desempenho dos alunos. Esperamos que essas dicas ajudem você a encontrar bons resultados em seu cotidiano em sala de aula.

E você, quais ações para melhorar o desempenho dos alunos irá aplicar primeiro?

Gostou das dicas com ações para melhorar o desempenho dos alunos? Deixe um comentário aqui embaixo e compartilhe suas ideias! 

 

teste-gratis-arvore-livros-escolas

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: