LeituraVocê conhece o perfil leitor dos seus estudantes?

2 de maio de 2019

Conhecer o perfil leitor e os temas de maior interesse dos jovens é essencial para ajudar os educadores a engajarem ainda mais os estudantes que estão desenvolvendo o hábito da leitura. Isso também facilita as relações que a turma pode estabelecer com os conteúdos novos, que estão no planejamento escolar, como afirma a Gestora Educacional...

Conhecer o perfil leitor e os temas de maior interesse dos jovens é essencial para ajudar os educadores a engajarem ainda mais os estudantes que estão desenvolvendo o hábito da leitura. Isso também facilita as relações que a turma pode estabelecer com os conteúdos novos, que estão no planejamento escolar, como afirma a Gestora Educacional da Árvore, Letícia Reina. Ela explica que “compreender o interesse do aluno permite que o professor consiga conectar os objetivos de aprendizagem com temas que motivam a leitura e que fazem parte do universo do estudante”.

Pensando nessa questão, a Árvore compilou quais são os maiores interesses de leitura dos estudantes que utilizam a plataforma em uma amostra que incluiu escolas de todo o Brasil, dos mais diversos perfis socioeconômicos.

Veja no gráfico a seguir que temas que fazem parte do cotidiano e do universo do entretenimento, como jogos e tecnologia, chamam a atenção dos estudantes e o seu perfil leitor. Esses temas podem ser portas de entrada para leituras em outras áreas do conhecimento. No entanto, vale ressaltar que cada leitor é único e pode gostar dos mais diversos assuntos.

notas: (i) A pesquisa foi realizada com todos os usuários estudantes da plataforma Árvore Atualidades, na qual eles selecionaram, em uma lista de assuntos pré-definidos, quais são os temas de maior interesse para eles. Cada estudante seleciona, no mínimo, 3 assuntos de maior interesse. Os valores no gráfico refletem o percentual de respostas para um dado assunto com relação ao número total de interesses escolhidos pelos alunos da amostra. (ii) A Árvore Atualidades não fornece as respostas individualizadas e apenas trata os dados da pesquisa de forma agrupada. (iii) Respostas coletadas até o dia 31 de março de 2019.

 

Antenados: as sugestões dos alunos na Árvore Atualidades

Além da pesquisa quantitativa realizada, a Árvore também estabeleceu um canal de comunicação com os usuários da plataforma, pelo qual recebe diariamente sugestões de pauta para a equipe de jornalismo. Com isso, foi possível conhecer ainda mais o perfil leitor dos alunos.

Nas sugestões, fica evidente que, apesar do destaque para temas como games e tecnologia, também há espaço para temas como economia e até desastres ambientais, como comenta Letícia Reina: “é curioso perceber o quanto os pedidos dos alunos são variados. Por isso, é importante que o professor conheça os assuntos de interesses dos alunos para não partir de um senso comum do que os jovens gostam, propondo uma variação de temas e situações didáticas que vão fazer com que o estudante tenha o máximo de aproveitamento dos conteúdos trabalhados”.

A Gestora Educacional da Árvore complementa: “o teórico David Ausubel já falava sobre essa questão das conexões estabelecidas entre o aluno e temas de seu interesse: ‘a Aprendizagem é Significativa quando uma nova informação (conceito, ideia, proposição) adquire significado para o estudante, por meio das relações estabelecidas com estruturas preexistente e conhecimentos prévios. Para tanto é preciso envolvimento emocional, percepção do contexto, organização e planejamento de toda a equipe da escola’. Por esse motivo é essencial saber quais são os conteúdos de interesse dos estudantes, para garantir que essas conexões sejam estabelecidas de uma forma consistente”.

Veja abaixo algumas das sugestões enviadas por alunos que utiliza a Árvore Atualidades:

“Eu quero uma tirinha de futebol” – estudante do 4º ano

“O meu tema trata o consumismo no Brasil e o consumo, como as pessoas gastam seu dinheiro e sobre a revolução industrial, a sustentabilidade, os 4 ”r”, ente outras coisas. Espero que gostem” – Estudante do 6º ano

“Falar sobre o incrível youtuber Felipe Neto. Ele é bem legal e tem 30 milhões de inscritos” – Estudante do 6º ano.

“Vikings. Sobre alguma história fictícia ou curiosidades sobre a vida deles. É um tema que eu acho muito interessante, gosto dos deuses nórdicos também.” – Estudante do 7º ano.

“Gostaria que a Árvore Atualidades publicasse sobre temas de heróis em quadrinhos, principalmente da DC comics!!” – Estudante 6º ano.

“Momo no YouTube. Estou curiosa, quero saber mais!” – Estudante 5º ano.

“Teresina alagada. Porque aconteceu um desastre em Teresina em um bairro onde mais de 400 famílias ficaram desabrigadas e tiveram mais de 30 feridos e 2 mortos” – Estudante do 9º ano.

“Gostaria de saber como são feitas diversas coisas, tais como: refrigerante; achocolatado, leite em pó; biscoitos recheados. Sempre tive curiosidade de saber como eram feitos esses produtos, e deve ser realmente muito legal ver essas coisas” – Estudante do 7º ano.

“Sobre séries da atualidade tipo Riverdale, Stranger Things, etc. É um tema que eu ouvi falar e gostaria de saber mais sobre isso!” – Estudante do 6º ano.

“Gostaria de ver sobre robótica como gosto tanto da Árvore Atualidades adoraria esse tema. Muito obrigado” – Estudante do 5º ano.

A equipe de jornalistas da Árvore Atualidades é liderada por André Schröder, que recebe e analisa as sugestões. Ele relata a importância dessa comunicação entre alunos e o time de reportagem: “o Antenados é uma ferramenta editorial poderosa, na qual alunos e professores colaboram com a equipe de jornalismo da Árvore Atualidades”. O editor explica: “sem abrir mão dos assuntos que julgamos atuais e importantes para a formação dos leitores, acatamos sugestões proveitosas cadastradas via plataforma para oferecer conteúdos ainda mais conectados com os estudantes. É uma parceria, uma proposta colaborativa que traz para a Árvore Atualidades temas de interesse do público que talvez não entrariam em nosso radar de possibilidades”.

Na prática com a Árvore Atualidades

Para garantir que os professores executem suas propostas pedagógicas a partir de textos do interesse do aluno, o Painel do Educador permite que o mesmo verifique quais são as habilidades que ele quer que o aluno desenvolva e verifique que conteúdos, entre as mais de 1.100 matérias da Árvore Atualidades, atendem a sua demanda.

Assim, é possível, por exemplo, selecionar uma lista de textos de diversos temas a serem oferecidos para os alunos escolherem. É possível ainda verificar todo o histórico de leitura, dessa forma, o professor pode conhecer melhor o perfil leitor de cada indivíduo e até mesmo as preferências da turma como um todo.

Saiba mais sobre a Árvore Atualidades no nosso site!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: