LeituraRetrospectiva 2017

14 de dezembro de 2017

O time de jornalismo da Guten teve um 2017 movimentado. Produzimos ao longo do ano 44 edições do Guten News, totalizando 210 textos. Se olharmos em retrospectiva, o conjunto de reportagens contempla muitos dos principais assuntos que foram tema de discussão no Brasil e no mundo. Como você sabe, deixá-lo bem informado é nossa principal...

O time de jornalismo da Guten teve um 2017 movimentado. Produzimos ao longo do ano 44 edições do Guten News, totalizando 210 textos. Se olharmos em retrospectiva, o conjunto de reportagens contempla muitos dos principais assuntos que foram tema de discussão no Brasil e no mundo. Como você sabe, deixá-lo bem informado é nossa principal missão.

De janeiro para cá, nós falamos, por exemplo, dos números alarmantes da violência e da situação 00precária dos presídios brasileiros. Discutimos a mineração no fundo dos oceanos e proibição do uso de amianto no território nacional. Também apresentamos a nova procuradora-geral da República e explicamos a polêmica em torno do ensino religioso nas escolas públicas. Da pauta internacional, escrevemos sobre a construção do muro entre Estados Unidos e México, sobre a crescente tensão entre os governos americano e norte-coreano, sobre os desafios do novo presidente da França e sobre o congresso do partido que governa a China com mão de ferro.

Mais uma vez, apostamos em entrevistas exclusivas para elucidar temas complexos, caso dos textos sobre autismo e empatia. As conversas da repórter Melissa Schröder com suas fontes deram origem a outras ótimas pautas: o acampamento de rock para meninas, a vida de uma cosplayer e a rotina de um comentarista de competições de games. O mundo da tecnologia, por sinal, rendeu diversas reportagens: você lembra do aplicativo que promete registrar a selfie perfeita e da luta entre robôs gigantes? Tivemos ainda textos sobre descobertas espaciais, sobre roupas para astronautas, sobre nova geração de salas de cinema e até sobre carros voadores.

Na área cultural, além de quase uma dezena de textos sobre lançamentos de cinema, resgatamos a história do cangaceiro Lampião, festejamos a inclusão do Cais Valongo como patrimônio mundial e mergulhamos na história dos principais personagens do folclore brasileiro, entre eles a Loira do Banheiro e o Homem do Saco. Obras de arte, exposições importantes e museus inusitados também entraram na lista.

De olho no bem-estar dos leitores, produzimos um punhado de textos sobre questões de saúde — perigos do som alto nos fones de ouvido, uso correto da mochila escolar, epidemia mundial de miopia, incômodos do bruxismo e obesidade no Brasil. Toda a apuração, é claro, incluiu conversas com médicos, psicólogos e outros especialistas. Trabalhamos duro para garantir a correção das informações.

Outro destaque foi a produção de duas edições temáticas. Uma delas sobre indígenas, que contou com entrevista exclusiva do escritor Daniel Munduruku e com um grupo de rap formado por integrantes de uma aldeia no Mato Grosso do Sul. A outra sobre festas juninas, que ouviu uma historiadora para desvendar as origens das danças de quadrilha e ainda alertou sobre os perigos de soltar balões nos céus.

Desejamos a todos boas festas e boas férias.
Voltaremos em 2018 renovados para mais um ano de reportagens e entrevistas inéditas!

Abraço,

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: