Leitura10 livros sobre índios e cultura indígena para ler com seus alunos

6 de abril de 2017

No dia 19 de abril é comemorado o Dia do Índio. A data foi decretada pelo presidente Getúlio Vargas em 1943, mas já havia sido proposta no 1º Congresso Indigenista Interamericano, que se reuniu em Patzcuaro, México, no dia 19 de abril de 1940. Para que seus alunos possam ter acesso à História indígena separamos...

No dia 19 de abril é comemorado o Dia do Índio. A data foi decretada pelo presidente Getúlio Vargas em 1943, mas já havia sido proposta no 1º Congresso Indigenista Interamericano, que se reuniu em Patzcuaro, México, no dia 19 de abril de 1940. Para que seus alunos possam ter acesso à História indígena separamos uma lista com 10 livros sobre índios, para você propor uma leitura especial.

É muito importante que as escolas utilizem o Dia do Índio e datas especiais em geral para auxiliar na formação de leitores na escola. Estudar, conscientizar e problematizar a questão indígena no país, e ainda divulgar a diversidade entre seus alunos, por meio de livros sobre indígenas e sua cultura, faz parte do papel da escola na formação social desses alunos.

Neste post, indicamos diversos livros para te ajudar a incentivar a leitura infantil, inclusive sobre a cultura e história dos índios. As obras abordam temas relacionados ao assunto e podem auxiliar professores e alunos a conhecer melhor a cultura dos povos originais do Brasil.

A seguir, separamos 10 títulos para você apresentar a seus alunos e promover um maior interesse sobre o tema.

10 livros sobre índios e um pouco de cultura indígena para discussão em sala de aula

Abaixo você tem acesso a 10 livros sobre índios que apresentam contos, histórias e lendas, bem como, cultura, tradições e reflexões.

1.Guaynê derrota a cobra grande

À beira do rio Andirá, vive pacificamente o povo Mawé. Mas durante as noites de luar, uma terrível cobra gigante saía de dentro do rio e comia os índios Mawés. Quando a cobra grande engole Tainá, a belíssima filha do pajé, o valente Guaynê sai à caça para libertar a jovem de olhos encantadores por quem era apaixonado.

LIVROS SOBRE INDIOS

2. Ynyxiwè que trouxe o sol e outras histórias do povo Karajá

Ynyxiwè é um herói do povo Karajá, presente em muitos relatos e histórias. É um transformador, que em suas aventuras faz surgir elementos da natureza e da cultura Karajá num tempo de criação de todas as coisas.

Na história que dá nome ao livro, Ynyxiwè conquista o sol do povo Urubu para iluminar o mundo Karajá. No livro sobre indígenas, “Ynyxiwè e a criação dos animais”, o personagem principal transforma as pessoas que encontra em sua jornada pelo rio Araguaia nos animais que vão povoar essa região.

A “História da chuva” conta como o povo capturou Biu e assim passou a conhecer a chuva, os trovões e raios. A “História da luta entre a onça e o tamanduá” revela as descobertas do tamanduá sobre a natureza caçadora da onça e a vingança pela morte de sua avó.

A “Origem dos Ijasò” conta como esses seres mágicos foram capturados e levados para a aldeia onde transmitiram ensinamentos para o povo Karajá.

LIVROS SOBRE INDIOS

3. Wahtirã, a lagoa dos mortos

Daniel Munduruku conta que ouviu de seu pai, Diakuru “Pepy Iãrĩ Kumu”, que era um especialista em curas e um grande sábio, a história da Lagoa dos Mortos.

Como gostava de histórias de assustar, ficou bem atento, seu pai passou as mãos pela sua cabeça e explicou que aquela não era apenas uma história de assustar, mas também um conhecimento dos antigos, que devia ser ouvido com atenção, respeito e guardado dentro do coração.

LIVROS SOBRE INDIOS

4. Aihö’ubuni wasu’u: o lobo guará e outras histórias do povo xavante

Além da história do jovem que se transforma em Lobo Guará, o livro sobre índios traz outras cinco narrativas mágicas, transmitidas de geração a geração pelos anciãos da aldeia Etenhiritipá, mantenedores da Tradição do povo A’uwe uptabi – os Xavante.

Cada história traz um personagem fantástico em sua trajetória heroica, passando por provações, por transformações e trazendo ensinamentos para o povo Xavante. “O homem que tinha furúnculos” narra a saga de um jovem doente curado e instruído na morada do céu pelos Urubus e Gaviões.

A “História do Warazu” revela as proezas de um homem branco que conviveu com os Xavante na aldeia antiga de Sorepré e ali ganhou poder participando das cerimônias. “A História de Marimbondo” revela a coragem e determinação de um menino passando por cerimônias de iniciação e ganhando poder.

“A História das Mulheres Guerreiras” fala de um tempo muito antigo, quando as mulheres não tinham seios, caçavam e defendiam seu povo contra os inimigos.

LIVROS SOBRE INDIOS

5. Contos dos meninos índios

A cultura e as tradições indígenas eram transmitidas de pai para filho por meio de histórias contadas ao redor da fogueira, nas noites estreladas das florestas. Os contos reunidos neste livro sobre indígenas, transmitem a emoção desses momentos de união e magia.

O leitor vai se divertir com as aventuras da tartaruga, com a esperteza do jabuti e com a fúria da onça. Conhecerá lendas em que os índios falam sobre a criação dos animais, a descoberta do fogo, o aparecimento das frutas e explicam, a seu modo, os fenômenos da natureza e o comportamento dos homens.

LIVROS SOBRE INDIOS

6. Olho d’água: o caminho dos sonhos

Um velho índio chamado Waykãna relembra os “tempos de paz”, quando podia correr à vontade pela mata e praticar seus costumes e tradições em paz.

O velho índio questiona as mudanças trazidas pela chegada do homem branco e o impacto disso na vida indígena.

Com uma linguagem simples e com ilustrações, o livro sobre índios aborda questões sobre sustentabilidade, cultura e tradição indígena e traz uma reflexão sobre a responsabilidade de cada um no planeta.

LIVROS SOBRE INDIOS

7. Um dia na aldeia

O livro sobre indígenas mostra um dia na vida de um menino índio da aldeia Munduruku: o que ele faz durante o dia, como brinca com os amigos, como caça, pesca e ainda como se relaciona com os outros membros da tribo. Traz um glossário e mostra algumas curiosidades sobre o povo Mundukuru.

8. O banquete dos deuses

O Banquete dos Deuses é um valioso livro sobre indígenas que auxilia no melhor entendimento das contribuições culturais das sociedades indígenas, das suas formas de percepção dos ciclos vitais, entre outras temáticas que tocam a identidade do próprio Daniel Munduruku, autor do livro.

Os pais devem ler este livro para e com os seus filhos, como uma forma de partilhar com eles a compreensão dos povos indígenas ouvida diretamente da voz de um de seus representantes.

Os professores, sobretudo do ensino fundamental, encontrarão aqui precioso material para o desenvolvimento de temas interdisciplinares como ética e pluralidade cultural.

LIVROS SOBRE INDIOS
9. Povo verdadeiro: os povos indígenas no Brasil

Povo Verdadeiro é a forma como a grande maioria dos povos tradicionais se autodenominam. Este livro sobre índios, de Angela Pappiani, traz informações gerais sobre os povos indígenas do Brasil em sua diversidade e beleza, abordando temas como o cotidiano das aldeias, os rituais, as relações sociais, com a natureza e com o mundo espiritual.

Fotografias, desenhos e textos das narrativas tradicionais completam a obra.

LIVROS SOBRE INDIOS

10. Os povos indígenas no Brasil

Em abril de 1500, cerca de 2 milhões de indígenas, que falavam mais de 350 línguas, viviam em aldeias por todo o Brasil. Desde essa época, a vida desses povos foi drasticamente modificada.

Este livro apresenta em detalhes os costumes, o cotidiano e as crenças dos numerosos povos indígenas, que colaboraram na formação de nosso país.

LIVROS SOBRE INDIOS

Gostou das nossas dicas de livros sobre índios? Confira também o episódio do nosso podcast Plantando Histórias com Daniel Munduruku sobre a importância das culturas indígenas na literatura.

 

teste-gratis-arvore-livros-escolas

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: