Leitura7 melhores livros sobre história geral para conhecer o mundo

6 de junho de 2017

Os leitores brasileiros pegaram um gosto por conhecer um pouco mais da história do seu país nos últimos anos. Isso levou a uma explosão de venda de livros para aprender história como os do historiador Laurentino Gomes, autor de uma trilogia de sucesso sobre o Brasil colonial. Hoje, esses livros figuram entre os melhores livros...

Os leitores brasileiros pegaram um gosto por conhecer um pouco mais da história do seu país nos últimos anos. Isso levou a uma explosão de venda de livros para aprender história como os do historiador Laurentino Gomes, autor de uma trilogia de sucesso sobre o Brasil colonial. Hoje, esses livros figuram entre os melhores livros de história e estão entre os mais vendidos do país.

Para ajudar na formação de leitores na escola, uma das maneiras é indo além dos livros didáticos convencionais. A inserção de conteúdos extras é fundamental para ajudar no aprendizado de temas importantes, como a história do Brasil e do mundo.

Quer desvendar em detalhes os acontecimentos relevantes que forjaram a nossa sociedade? Como aprender história?

Confira os 7 títulos que a Árvore de Livros separou para te ajudar a tornar o aprendizado de história muito mais fácil.

7 melhores livros de história geral: da colônia brasileira ao tráfico na Índia
1.”A Companhia das Índias Orientais: sua história e as consequências de sua atividade”, de Karl Marx

A obra completa de Karl Marx como cientista-político é notável e tem um de seus grandes momentos na “Companhia das Índias Orientais”.

Em um dos melhores livros de história geral já escritos, o criador do materialismo histórico analisa como o tráfico com a Índia excluía o cidadão comum e como isso refletiu na exclusão dessa parcela da população das decisões parlamentares da época.

Marx analisa uma das primeiras vitórias da burguesia e estuda como esses monopólios levaram a corrupção.

2.”1808″, de Laurentino Gomes

Um dos livros para aprender história do Brasil colonial, a obra de Laurentino Gomes conta em detalhes a transferência da côrte portuguesa ao Brasil, quando da fuga de Napoleão.

De maneira dinâmica e provocativa, o autor avalia a ironia do triunfo de Dom João e o impacto dessa vinda na história do Brasil.

Longe do politicamente correto, Laurentino aborda o Brasil de Dom João VI de maneira leve e audaciosa, conduzindo o leitor a se questionar como exatamente chegamos até aqui.

3.”Dossiê Hitler”, de Sérgio Pereira Couto

Outro livro que figura entre os melhores livros sobre história geral, a obra de Sérgio Pereira Couto conta em detalhes a biografia do líder da Alemanha Nazista e grande responsável pelo Holocausto, Adolf Hitler.

Longe de exaltar seus feitos, oferece uma análise histórica do período, na esperança de definir um dos ditadores mais cruéis da história.

Um importante livro para aprender história da Segunda Guerra Mundial, a obra aborda também os instrumentos de retórica utilizados por Adolf Hitler para manipular multidões e pinta os caminhos para que o leitor consiga entender a profundidade das marcas deixadas pelo nazi-fascismo no continente europeu.

4.”Heróis e Maravilhas da Idade Média”, de Jacques Le Goff

Jacques Le Goff aborda o imaginário medieval do ponto de vista de herói mitológicos, que povoavam o imaginário dessa época.

Em sua obra é possível conferir, por exemplo, as histórias de Robin Hood e da papisa Joana, além de conhecer a origem de animais mitológicos como o unicórnio.

Contemplando o folclore da época e fatos históricos, é um livro para aprender história  medieval, tornando possível ao leitor pintar uma imagem bem clara da Europa feudal. Suas igrejas, castelos e as relações de suserania e vassalagem, numa sociedade extremamente estratificada.

5.”Cale-se: A MPB e a Ditadura Militar”, de Manu Pinheiro

Importante obra para entender como aprender história do Brasil, “Cale-se” apresenta a era de censura e do medo, abordando um dos períodos mais marcantes da história de nosso país: a ditadura militar.

O enfoque do livro não fica apenas nas canções de protesto, mas ele também dá o tom da sociedade que as recebeu.

A autora mostra como a MPB se tornou um dos principais terrenos de resistência ao regime que marcou o último século e até hoje deixa marcas em nossa sociedade.

6.”A Legião Negra: A Luta Dos Afro-Brasileiros Na Revolução Constitucionalista de 1932″, de Oswaldo Faustino

A resistência paulista ao populismo de Getúlio Vargas fica bem clara neste livro para aprender história da população negra do Brasil.

O autor recorda personagens e fatos pouco conhecidos da luta em que perdeu companheiros e conheceu heróis. Como relato em primeira pessoa é instrumental para entendermos a forte resistência ao Golpe de 1930.

7.”A Extraordinária História Da China”, de Sérgio Couto

O autor procura uma abordagem da história da China que atravessa os tempos, desde suas descobertas em campos como ciência e tecnologia até a estrutura social complexa que guia sua sociedade.

O livro vai do Império a China Comunista, falando de cultura e religião e dando espaço a lendas chinesas e curiosidades sobre seu idioma e cultura de negócios.

Uma das maneiras de estimular alunos a lerem mais é oferecendo conteúdos diversos e contando histórias, por isso construímos essa seleção com obras que te ajudam neste processo.

O que achou das nossas escolhas? Conta pra gente nos comentários se já abordou algum deles em sala de aula e como essas leituras complementares podem ser fundamentais na hora de aprender história! Sugerimos que também acesse o conteúdo exclusivo da Árvore, com 9 livros que todo jovem deve ler.

 

teste-gratis-arvore-livros-escolas

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: