LeituraLivros Ilustrados Para Crianças: Até você vai querer voltar ao passado

6 de setembro de 2016

Os livros ilustrados para crianças abrangem texto e imagem; por esse motivo, as experiências de leitura são ampliadas. Mas, será que um livro com ilustrações é o mesmo que um livro ilustrado? Como esse tipo de livro pode colaborar para a educação das crianças? Ele é considerado apenas entretenimento? São muitas as perguntas que surgem neste momento. O que sabemos é...

Os livros ilustrados para crianças abrangem texto e imagem; por esse motivo, as experiências de leitura são ampliadas. Mas, será que um livro com ilustrações é o mesmo que um livro ilustrado? Como esse tipo de livro pode colaborar para a educação das crianças? Ele é considerado apenas entretenimento?

São muitas as perguntas que surgem neste momento. O que sabemos é que a leitura contribui para que as pessoas tenham um melhor entendimento do sentido da vida. Com tantos livros infantis e infanto-juvenis produzidos e disponíveis no mercado, é preciso escolher bem. Confira o que preparamos para você e faça uma boa escolha!

Diferença entre livros ilustrados para crianças e livros com ilustrações

Existem algumas diferenças entre um livro ilustrado e um livro com ilustrações. Embora pareça que estamos falando da mesma coisa, eles não possuem as mesmas características:

  • Livro com ilustração: a ilustração acompanha a narrativa e não é essencial para a compreensão do texto.
  • Livro ilustrado: texto e imagens têm igual importância e se complementam.

Em um livro ilustrado, as palavras e os desenhos se interligam e ampliam o poder de leitura e compreensão de uma história. Um livro formado por texto e desenho que se relacionam é enriquecedor, pois permite a criação de um diálogo entre as linguagens verbal e não verbal.

Como existem inúmeros livros ilustrados à disposição do leitor, é importante ter atenção na hora da escolha.

Como escolher os melhores livros ilustrados para crianças?

Mesmo sabendo que o livro ilustrado é aquele que justapõe texto e desenho, ainda resta uma dúvida: será que qualquer livro que cumpra essa função é recomendado para crianças? Geralmente, livros ilustrados são feitos para crianças, com o intuito de contribuir para o processo de alfabetização, porém com o alto índice de vendas, a seleção precisa ser mais refinada. Então, como escolher o livro ideal? Uma boa dica é verificar se:

  • As ilustrações são capazes de atrair a atenção de uma criança.
  • Os temas são interessantes e estão relacionados à fase em que a criança se encontra.

Deixe a criança folhear o livro! Se for pequena, você pode ajudar nesse primeiro contato. Passe as páginas, mostre as ilustrações e perceba se elas são capazes de manter a atenção dos pequenos. Repare nas cores, no traço e no que elas querem representar.

O tema também é algo muito importante. Dependendo da fase da criança, procure abordagens de situações comuns ao seu cotidiano ou de questões que sejam pertinentes à sua faixa etária. Esses detalhes são fundamentais na hora de escolher o livro certo!

Você tem noção da importância da leitura para o desenvolvimento infantil? A infância é a época propícia para cultivar bons hábitos e, nesse período, pais e professores tem papel fundamental na formação de hábitos positivos. Saiba mais sobre o assunto em nosso artigo do blog.

Entenda a presença do livro ilustrado na era digital

O livro ilustrado é muito mais que uma simples narrativa com ilustrações e pode favorecer o processo de aprendizagem da criança estimulando a imaginação, a memória e a produção de sentidos. Estamos na chamada “Era da Informação” e as crianças vivem uma realidade muito diferente daquela vivida por seus pais. A internet é algo que está ao alcance de todos e as crianças convivem com as novidades tecnológicas desde muito pequenas.

As formas de ver e lidar com o mundo mudaram, e o livro não ficou para trás. São muitas as opções de livros ilustrados na internet, o que é muito interessante para quem quer incorporar os textos e os desenhos ao meio digital. As crianças apresentam muita facilidade em lidar com esse meio, e usar uma ferramenta tão rica quanto a internet, para incentivar a leitura, pode ser bem mais produtivo e divertido com livros ilustrados.

O tablet e outras tecnologias não precisam ser vistas como suas inimigas. Pelo contrário! São fortes aliadas no processo de aprendizagem e leitura. Conheça os benefícios do uso do tablet na educação escolar neste texto aqui.

Unir o interesse por livros ilustrados aos avanços tecnológicos é uma forma eficaz de chamar a atenção das crianças que, por meio das ilustrações, verão o mundo de modo diferente, desenvolvendo a percepção estética e visual de forma prazerosa e descontraída

Gostou de entender como os livros ilustrados para criança podem fazer uma diferença enorme na educação? Então, confere também o resultado da nossa da primeira edição da Maratona do Livro Infantil, projeto pedagógico gratuito da Árvore de Livros que visa estimular a leitura nas escolas.

A Árvore de Livros, por se tratar de uma plataforma de leitura, além de disponibilizar um montão de livros para os seus alunos, também mantém registros das suas leituras para que você possa descobrir como eles tem se desenvolvido com praticidade e sem tomar o tempo da aula. Avaliações contínuas, como o relatório de leitura, são fundamentais para verificar o desenvolvimento dos alunos e encontrar pistas de como ajudá-los a aprender mais. A Árvore de Livros oferece os recursos que você precisa para acompanhar os seus alunos sem gerar trabalho extra. Entre em contato conosco!

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.