LeituraLetramento Jornalístico: trabalhando fake news nas escolas

5 de outubro de 2018

Você, certamente já ouviu falar do fenômeno das fake news, ou notícias falsas. Mais do que isso, já deve ter se deparado com amostras desse fenômeno no Facebook, em grupos do WhatsApp, no Twitter, em blogs e em outros canais digitais de comunicação. A tecnologia é capaz de levar um grande número de informações a...

Você, certamente já ouviu falar do fenômeno das fake news, ou notícias falsas. Mais do que isso, já deve ter se deparado com amostras desse fenômeno no Facebook, em grupos do WhatsApp, no Twitter, em blogs e em outros canais digitais de comunicação. A tecnologia é capaz de levar um grande número de informações a uma velocidade muito rápida de um modo sem precedentes. Hoje, uma informação pode atingir pessoas de qualquer lugar do mundo e uma informação que “bomba” na internet pode vir de qualquer pessoa, não é preciso mais ser um repórter de um grande jornal. Por conta disso, é importante que aconteça o letramento jornalístico nas escolas! Preparar os jovens para o ambiente digital trará muitos benefícios no uso das tecnologias e a evitar a propagação de fake news.

Letramento jornalístico e as fake news

O processo de democratização da mídia tem suas vantagens. Ele dá voz a milhões de pessoas e permite um maior número de vozes nas mídias online. Apesar disso, ele também apresenta pontos de atenção. Um deles é, justamente, o fake news, capaz de causar danos irreparáveis para indivíduos ou mesmo para a sociedade como um todo.

O fenômeno ganhou tamanha dimensão, que muitos especialistas afirmam que estamos vivendo a era da pós-verdade. A era da pós-verdade é descrita no dicionário Oxford como uma época em que: “relatos ou denotação de circunstâncias em que os fatos objetivos são menos influentes na formação da opinião pública do que o que atrai a emoção e a crença pessoal”.

Leia mais: Saiba a importância de trabalhar a leitura de textos jornalísticos em sala de aula!

Lição de casa: o letramento jornalístico na prática

Aprender a lidar com as fake news é um exercício que todos os educadores devem fazer. E isso independentemente do nível de intimidade com a tecnologia. Porque, além da responsabilidade social de não compartilhar conteúdo falso, existe também o compromisso de instruir os alunos a lidar com essa questão. Portanto, o letramento jornalístico faz parte do desenvolvimento do senso crítico. Parafraseando o colunista da Scientific American, David Pogue: “A cura derradeira para a epidemia de notícias falsas serão mais leitores céticos”.

Como fazer isso? Confira alguns pontos importantes para os quais seus alunos deve estar atentos:

Reconhecer a diferença entre jornalismo e outros tipos de informação

É importante que o aluno saiba de onde vem a informação que consomo. Dessa forma, é importante trabalhar esse reconhecimento em sala de aula. É também importante que os alunos saibam a diferença entre jornalistas e outros produtores de informação. Além disso, entender que as informações vindas de jornalistas e veículos de imprensa foram apuradas, certificadas e trabalhadas. Com isso, essas informações possuem maior confiabilidade.

Separar notícia de opinião dentro do contexto jornalístico

Outro ponto importante para trabalhar o letramento jornalístico com os alunos é saber diferenciar o que é notícia e o que é um artigo de opinião. Muitas vezes, as opiniões são compartilhadas ou recebidas como fatos. Portanto, é preciso estar claro para os alunos que a opinião se diferencia dos fatos dentro do contexto jornalístico.

Analisar as diferenças entre afirmação e verificação

Da mesma forma, o aluno também precisa saber a diferença entre evidência e inferência dentro de uma notícia. Isso porque a verificação e a evidência conferem mais uma etapa importante para a divulgação das notícias.

Avaliar e desconstruir dados reportados

Por fim, é importante que os alunos, no letramento jornalístico, fiquem atentos também à  qualidade da evidência apresentada. Além disso, devem saber verificar a confiabilidade das fontes para entender e aplicar esses princípios em todas as plataformas de notícias.

 

Com essas dicas, temos certeza que conseguirá aplicar o letramento jornalístico nas suas aulas e preparar seus alunos para o conteúdo digital! Se quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir nosso vídeo sobre a importância da Educação Midiática para os jovens. Aproveite e siga a gente também no YouTube!

 

download de material

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: