LeituraGuerra aos mosquitos

24 de maio de 2017

Uma pesquisadora brasileira é destaque mundial. A edição 103 do Guten News conta a história de Celina Turchi, listada como uma das 100 personalidades mais influentes do planeta pela revista americana Time, ao lado de ícones como Donald Trump, Papa Francisco, Vladimir Putin e o jogador de basquete LeBron James. Celina liderou uma força-tarefa de...

Uma pesquisadora brasileira é destaque mundial. A edição 103 do Guten News conta a história de Celina Turchi, listada como uma das 100 personalidades mais influentes do planeta pela revista americana Time, ao lado de ícones como Donald Trump, Papa Francisco, Vladimir Putin e o jogador de basquete LeBron James. Celina liderou uma força-tarefa de especialistas para comprovar a ligação do vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, com a onda de nascimentos de bebês com microcefalia, um mal que afeta o desenvolvimento do cérebro e da cabeça dos recém-nascidos. Graças ao trabalho eficiente da pesquisadora, o surto de microcefalia que atingiu o Nordeste brasileiro em meados de 2015 foi controlado antes de atingir outras regiões.

Ainda sobre as doenças transmitidas por mosquitos, uma boa notícia: o Ministério da Saúde anunciou a diminuição dos casos de zika, dengue e chikungunya nos primeiros meses de 2017. As contaminações caíram 85% em comparação com o mesmo período do ano passado. No caso do vírus zika, a queda de 95% nos casos permitiu ao governo decretar o fim da Emergência Nacional em Saúde Pública, mantida desde 2005. Uma das razões para a melhora são ações de conscientização sobre perigos dos mosquitos. Uma delas, bastante criativa, foi lançada recentemente no Pará: um livro infantil que é repelente de mosquitos. Nós contamos com detalhes como esse produto funciona.

Na atual edição o Guten News fala também de uma larva — Galleria mellonella, mais conhecida como traça da cera — capaz de devorar o polietileno, um material plástico bastante resistente. A larva é consegue quebrar essa substância quimicamente com a ajuda de uma enzima presente em sua saliva. Agora, os cientistas querem descobrir se as larvas podem virar comedoras “profissionais” de plástico e se a enzima presente na saliva do inseto pode ser produzida industrialmente para transformar lixo plástico em material biodegradável.

Ainda no mundo animal, temos um texto sobre a nova lei aprovada em Portugal que eleva os animais à categoria de “seres vivos dotados de sensibilidade”. Desde o dia 1º de maio, a lei portuguesa entende que os animais têm sentimentos e sensações. Com isso, os bichos ganharam um estatuto jurídico próprio para defendê-los. Os animais portugueses continuam sendo “bens” dos seus donos. Agora, entretanto, os humanos a quem os bichos pertencem têm diversos deveres a cumprir. Leio texto para saber quais são essas responsabilidades.

Para fechar a edição, um pequeno perfil de Emmanuel Macron, o novo presidente da França. Com 20,7 milhões de votos (66% do total válido), ele venceu em 7 de maio a disputa eleitoral com Marine Le Pen e foi escolhido para governar o país até meados de 2022. Aos 39 anos, o líder do movimento político En Marche! é o presidente mais jovem da história francesa. A reportagem fala sobre as promessas e os desafios que o novo líder europeu tem pela frente.

Boa leitura!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: