Leitura3 filmes infantis que viraram livros!

1 de agosto de 2017

Normalmente, é mais comum relacionar um filme que foi inspirado num livro do que o contrário. Entretanto, os livros inspirados em filmes são tendência e também facilitam muito o hábito de leitura das crianças. Apresentar um conteúdo que já é familiar às crianças, acaba despertando o interesse e simpatia pelo método, o que pode proporcionar uma participação mais colaborativa...

Normalmente, é mais comum relacionar um filme que foi inspirado num livro do que o contrário. Entretanto, os livros inspirados em filmes são tendência e também facilitam muito o hábito de leitura das crianças.

Apresentar um conteúdo que já é familiar às crianças, acaba despertando o interesse e simpatia pelo método, o que pode proporcionar uma participação mais colaborativa dos alunos.

Existem vários tipos de livros infantis, como os que possuem adesivos, livros com CD incluso, livros com jogos, livros no estilo maleta para a criança carregar etc.

A seguir, você verá 3 exemplos de filmes que inspiraram livros assim:

1. Meu Malvado Favorito

O bem-sucedido filme de 2010 inspirou o livro O maior vilão do mundo, lançado no mesmo ano. O leitor conhecerá mais detalhes do personagem Gru, como sua casa, seu cachorro Kyle, seu laboratório, Dr. Nefrário, os populares Minions e sua mãe.

Este livro possui uma linguagem bem-humorada e acessível para as crianças, além de abordar temas como relacionamento familiar, infância e poder. Gru é um vilão às avessas, só que, mesmo com sua ganância de ser o maior vilão que existe, ele acaba aprendendo o valor que uma família possui.

2. Procurando Nemo

O livro homônimo conta a mesma história do filme. Nemo era um pequeno peixe-palhaço que vivia na Grande Barreira de Coral com seu pai. Ele queria muito ir para a escola e aprender sobre as fantásticas coisas do oceano, porém acabou se perdendo de seu pai, que faz de tudo para reencontrá-lo.

A Editora Melhoramentos, parceira da Árvore de Livros, lançou uma versão que contém livro e CD em um encarte bem chamativo para as crianças. O CD vai narrando a história enquanto a criança acompanha o que está acontecendo através das páginas.

3. Tartarugas Ninja

A série de livros Colorir & Atividades: Ninja Turtles sobre as famosas tartarugas mutantes (que já ganharam vários filmes, mas que aqui são representadas tal como na série animada da Nickelodeon) traz toda a interação que uma criança gosta e precisa para se desenvolver.

Conta com atividades como:

  • Quebra-cabeças;
  • Jogo da velha;
  • Desafios;
  • Labirintos;
  • Atividades para colorir à vontade;
  • 30 adesivos sobre o tema.

Livros desse tipo estimulam a coordenação motora, a percepção visual e, principalmente, a criatividade dos pequenos.

Introduzir a leitura em sala de aula faz toda a diferença no aprendizado dos alunos. Contar com livros que apresentam esse tipo de abordagem interativa e familiar fazem com que a atenção da criança seja maior e, principalmente, que os professores tenham maior controle sobre a sala de aula.

Essas e outras práticas que ajudam a ensinar melhor os alunos e incentiva-os a lerem mais. Nada melhor do que usar filmes infantis que viraram livros para despertar a curiosidade e as capacidades cognitivas das crianças.

Agora que você já se familiarizou com esse assunto, deixe o seu comentário no post e nos diga o que acha de livros com essa temática!

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.