LeituraJoão Leal, CEO da Árvore, comenta o sucesso da Maratona Maluquinha

30 de março de 2017

Todos podemos dizer que março foi um mês MUITO maluquinho. Em janeiro e fevereiro, a Árvore de Livros idealizou um projeto nunca visto antes no Brasil, que disponibilizou dezenas de livros digitais a milhares de alunos do país inteiro. Por que essa ideia surgiu? Bom, pra responder esta e outras perguntas convidamos o nosso CEO...

Todos podemos dizer que março foi um mês MUITO maluquinho. Em janeiro e fevereiro, a Árvore de Livros idealizou um projeto nunca visto antes no Brasil, que disponibilizou dezenas de livros digitais a milhares de alunos do país inteiro. Por que essa ideia surgiu? Bom, pra responder esta e outras perguntas convidamos o nosso CEO João Leal, para um bate-papo, que você confere a seguir:

João, você pode começar explicando como essa ideia da maratona surgiu e qual era o objetivo principal?
Nós queríamos produzir algo que transformasse um pouco a visão dos alunos sobre leitura, que mostrasse para todos eles que ler pode ser uma atividade prazerosa e divertida. Tínhamos o objetivo também de aproximar a relação dos professores com os alunos a partir da leitura e das atividades. Então, pensamos em tudo que a gente poderia trazer para tornar o projeto bastante atrativo para os alunos: tecnologia, livros legais, desafios, atividades, prêmios e um encontro com o Ziraldo. Felizmente conseguimos juntar tudo isso e criar a Maratona, que tem surpreendido a gente todos os dias.

E você acha que conseguimos atingir esses objetivos?
Sem dúvida. Diariamente nós temos recebido depoimentos, fotos, mensagens que nos mostram que o projeto está sendo um sucesso. É muito gratificante ver todo o engajamento e carinho que os alunos e professores têm com as atividades propostas e o desafio final da ilustração sobre o livro do Ziraldo. Além disso, temos acompanhado todas as métricas de leitura das escolas e o melhor de tudo é ver que o projeto está refletindo em resultados práticos. De fato, conseguimos, junto aos professores e à escola, desenvolver o hábito de leitura com esses alunos durante a Maratona.

Olhando a maratona como um todo, o que foi mais legal e mais gratificante de se ver?
Divido aqui em dois pontos. Primeiro, o de ver os resultados práticos lá na ponta. É muito legal ver que tivemos vários alunos que leram 34 livros em 1 mês, que tivemos um engajamento de mais de 90% dos mais de 5 mil alunos participantes da Maratona. O outro ponto é ver a alegria e a diversão refletida nas fotos e mensagens que recebemos. Tivemos várias professoras vestidas de professora maluquinha, alunos com panelas na cabeça, mensagens emocionantes sobre a descoberta do prazer de ler e já estamos encantados com os primeiros cartazes que recebemos, estão sensacionais.

Bom, e agora? A Maratona está em sua última semana e temos milhares de alunos e professores que vão ficar meio “carentes” em relação a projetos envolvendo leitura. Existe algum planejamento para o futuro ou algum novo projeto sobre o qual você possa nos contar?
De fato, temos recebido algumas escolas com essa preocupação, o que nos mostra que fizemos a coisa certa. Como a Maratona nos surpreendeu muito e os resultados estão excepcionais, não vamos parar por aqui. Nosso próximo grande projeto será divulgado já em abril e estamos muito ansiosos. Não posso falar muita coisa ainda, mas posso adiantar que esse projeto vai unir duas coisas que todos gostamos muito!

Então, galera, como deu para perceber, o objetivo foi cumprido, mas nós não vamos parar por aí. Se você está participando da Maratona, não esqueça de marcar sua reunião com a nossa equipe. Nela, vamos explicar mais sobre o desempenho da sua escola e sobre nossos projetos para o futuro. Fique ligado nas nossas redes sociais.

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: