Leitura3 modos diferentes e criativos de ler e sair da rotina

13 de outubro de 2016

Sempre é bom experimentar coisas novas em todas as áreas da vida. Experimentar comidas, amizades, filmes,  livros e  seriados diferentes são coisas que nos fazem sair da rotina e, muitas vezes, é justamente disso que precisamos! Vamos falar nesse texto de modos diferentes de se ler um livro! Veja que ler livros no papel, no...

Sempre é bom experimentar coisas novas em todas as áreas da vida. Experimentar comidas, amizades, filmes,  livros e  seriados diferentes são coisas que nos fazem sair da rotina e, muitas vezes, é justamente disso que precisamos!

Vamos falar nesse texto de modos diferentes de se ler um livro!

Veja que ler livros no papel, no computador, tablet ou smartphone,  sentado, deitado ou mesmo em pé caminhando na esteira são modos diferentes de leitura. Aqui, porém, falaremos de 3 modos bem diferentes e criativos de se ler um livro que você provavelmente nunca tentou ainda. Esses métodos trazem experiências e sensações completamente novas que garantidamente irão revolucionar a sua experiência de leitura.

1. Ler ouvindo música

Já leu aquele livro dramático e emocionante com uma bela música de fundo? E um livro sobre batalhas medievais com aquela playlist de músicas épicas que você gosta?

Se ainda não, recomendamos que busque hoje mesmo essa experiência extraordinária.

Ao se aliar os sentidos da visão e audição, juntamente com a imaginação que já é normalmente exigida na atividade de leitura, a experiência pode tornar-se muito mais rica do que propriamente assistir a um filme no cinema.

Lembre-se, porém, de procurar músicas com temáticas coerentes com o livro que deseja ler, como músicas religiosas ou simplesmente músicas calmas quando se está lendo um livro mais focado em religião, ou músicas longas e tocantes quando se está lendo um livro de drama. Músicas para dançar não devem ser usadas para atividades de leitura, e sim músicas tranquilas para se escutar e apreciar. Contudo, sempre é bom variar e testar playlists para encontrar a que ao mesmo tempo combina mais com seu gosto e com o seu livro.

Dica : Escolha trilhas sonoras de filmes, músicas instrumentais e músicas bonitas que você gosta de ouvir em qualquer momento. Em um futuro artigo aqui no blog daremos mais dicas de músicas e playlists para você escutar enquanto lê.

2. Ouvir  Audiolivros

Você pode usar o Audiolivro de diversas maneiras! Há quem indique a leitura do livro ao  mesmo tempo em que se escuta a versão em audiolivro para treinar uma leitura mais concentrada e com menos distrações e “retornos”. Há mesmo quem afirme adquirir maior velocidade de leitura utilizando esse método, colocando o Audiolivro em velocidades 1.5x ou 2x e tentando acompanhar com a leitura visual.

A forma que possivelmente é mais utilizada é enquanto se pratica alguma atividade física leve, como uma caminhada pela manhã. Enquanto você caminha e oxigena seu corpo, você aproveita o mesmo tempo para alimentar o cérebro e adquirir conhecimentos novos através dos audiolivros. Essas atividades devem ser atividades físicas e de certa forma “automáticas”, para não exigirem muita atenção e esforço cognitivo, deixando o seu cérebro se concentrar melhor no Audiolivro.

3. Abra o livro em uma página aleatória e comece a ler

Isso mesmo! Quer variar sua rotina de leitura? Quer fazer algo diferente para se motivar a ler mais? Simplesmente abra o seu novo livro em uma página qualquer e comece a ler a partir daí!

Às vezes é necessário desafiar o senso comum e o modo como se pensa que as coisas deveriam funcionar. Rompa os padrões e inove de vez em quando seguindo essa dica. Ela pode ser usada com livros novos ou livros que você já começou a ler.

No começo você pode sentir dificuldades por não conhecer o início de tudo, mas a experiência de forma alguma é decepcionante. Muito pelo contrário, esse modo de leitura irá te trazer novas e maravilhosas experiências.

Na verdade, se o livro escolhido for de histórias (ficção em geral), melhor ainda! Você vai ter que exercitar a imaginação para tentar adivinhar o enredo e tudo que aconteceu para que se chegasse àquele ponto do livro e,  se a curiosidade for muito grande, você pode retornar algumas páginas e ler pra saber o que houve. Esse modo de leitura não linear é bastante flexível e permite que você vá e volte no livro tantas vezes quanto você quiser, porém é muito interessante ler o livro daquela página escolhida até o final e, quando terminar o livro, voltar ao início e continuar a leitura até a parte que começou, completando o livro.

Esse modo de leitura é atraente porque consegue prender a atenção de forma que muitas vezes não é possível quando simplesmente se lê da forma que se está acostumado, pois inspira muito mais mistério e perguntas na cabeça do leitor.

Gostou? Deixe sua opinião nos comentários e assine nossa newsletter para receber mais artigos como esse direto na sua caixa de email!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: