Leitura6 dicas de livros para curtir durante as férias

6 de julho de 2017

Depois de um período intenso de aulas, enfim, chegam as férias! Nada melhor do que ajudar seus alunos a dedicarem alguns dias para descansar e viver também uma série de novas aventuras, certo? Por isso, vamos dividir com vocês dicas de livros para curtir durante as férias. É possível aproveitar as férias de maneiras bem...

Depois de um período intenso de aulas, enfim, chegam as férias! Nada melhor do que ajudar seus alunos a dedicarem alguns dias para descansar e viver também uma série de novas aventuras, certo? Por isso, vamos dividir com vocês dicas de livros para curtir durante as férias.

É possível aproveitar as férias de maneiras bem diferentes. Inclusive, a maioria dos alunos já devem ter planos com suas famílias. Possivelmente, eles farão uma viagem. O que você eles podem desejar nessas férias?

Viajar é uma das melhores formas de tornar os dias inesquecíveis. Mas além de viajar fisicamente, eles podem também embarcar pelo mundo dos livros com boas dicas de livros para curtir durante as férias.

Assim, que tal pegar carona com a Literatura? É possível conhecer diferentes cidades, culturas, tempos e histórias, independente de onde estiver. Você ainda pode visitar países distantes e alguns que nem existem no mapa ou conhecer lugares tão fascinantes quanto aqueles vistos no cinema e nas fotografias.

Sobre a verdadeira arte de viajar, já dizia Mário Quintana:

“A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa.
Como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo. (…)”

Ler é viajar. A leitura pode guiar o leitor para lugares inesperados e abrir espaço para o surpreendente. É importante seguir à risca a dica de Mário Quintana e lançar-se apaixonadamente por esta aventura.

As férias dos seus alunos não serão as mesmas se eles conseguirem dedicar um tempo para viajar pelo mundo da Literatura.

Para te ajudar a preparar o roteiro das suas férias, a Árvore apresenta algumas dicas de livros para curtir durante as férias:

6 dicas de livros para curtir durante as férias

Sugestão de faixa etária: 6 a 10 anos

1) Zélia – Christelle Vallat (Aletria Editora)

dicas-livros-para-ler-ferias-zelia
Todo domingo, Zélia escuta os problemas das pessoas que fazem fila para falar com ela. Em troca, ela recebe uma pequena semente de cada pessoa. No dia seguinte, Zélia vai lançando ao longo do seu caminho todas as sementinhas recebidas, que brotam e viram balões para as crianças, maçãs vermelhas para as velhas macieiras, flores para a natureza…

Mas o pequeno Jules não pode confidenciar sua aflição à Zélia: ele perdeu sua semente. E agora? Um livro sensível que fala da importância da escuta, do acolhimento e de como podemos transformar tristezas em beleza e poesia.

Disponível na Árvore: http://bit.ly/2tQI8OH

2) “Mais de 100 histórias maravilhosas” – Marina Colasanti (Global Editora)

100 Histórias Maravilhosas reúne, pela primeira vez, todos os contos maravilhosos – também chamados contos de fadas – escritos e ilustrados por Marina Colasanti.  São nove livros em ordem cronológica e mais um inédito Quando a Primavera Chegar. Nada nesses contos é previsível.

Os contos de fadas de Marina são mágicos, sensoriais,  e habitam territórios do maravilhoso, com cenários e personagens fantásticos e apaixonantes.

Disponível na Árvorehttp://bit.ly/2tMpDLI

Sugestão de faixa etária: 11 a 14 anos

3) “Viagem ao Centro da Terra” – Júlio Verne (Melhoramentos)

Para o excêntrico professor Otto Lidenbrock, encontrar um manuscrito antigo dentro de um livro raro não é simples acaso. É um desafio. Principalmente quando descobre que esse manuscrito é, na verdade, um roteiro escrito por Arne Saknussemm, célebre cientista islandês do século XVI, para uma das mais insólitas aventuras: uma viagem ao centro da Terra.

Na companhia do seu inteligente sobrinho Axel e de Hans, o corajoso guia, Lidenbrock parte em busca dos segredos das profundezas do planeta.

Disponível na Árvorehttp://bit.ly/2tldZpW

4) “As gêmeas da família” – Stella Maris Rezende (Globo Livros)

dicas-livros-para-ler-ferias-as-gemeas-da-familia

No terceiro livro de sua trilogia de livros juvenis, a escritora Stella Maris Rezende conta a história das trigêmeas idênticas Verdança, Azulfé e Rosade. Apenas a voz e a expressão do rosto as distinguem, além das cores das roupas que, por associação, ajudaram a formar os apelidos de cada uma.

Por promessa da mãe, até completarem 18 anos de idade, a festiva Maria da Esperança precisa se vestir de verde, a serena Maria da Fé só pode usar azul, e a séria Maria da Caridade tem de se contentar com um figurino exclusivamente cor-de-rosa. Juntas, elas vivem uma aventura incrível.

Disponível na Árvorehttp://bit.ly/2sQIdxO

Sugestão de faixa etária: 15 a 17 anos

5) “Assassinato no campo de golfe” – Agatha Christie (Globo Livros)

Monsieur Hercule Poirot recebe uma misteriosa carta de um milionário dizendo precisar dos serviços de um detetive e pedindo sua ajuda. A carta não dá detalhes do caso, só menciona que sua vida está em perigo. Imediatamente Poirot, ao lado de seu assistente, o inseparável Hastings, parte em uma aventura inesquecível.

Disponível na Árvorehttp://bit.ly/2sR2p2F

6) “Aguapés” – Jhumpa Lahiri (Biblioteca Azul)

dicas-livros-para-ler-ferias-aguapes

Este livro narra profundamente bem a sensação de estar em outro país, o choque cultural, a memória longe, ‘em casa’. E o que é uma casa, afinal? É onde está o coração? Essas e outras questões são postas a exame no novo romance de Jhumpa Lahiri, Aguapés.

Esta história que se passa tanto na Índia como nos Estados Unidos, conta a jornada de dois irmãos rumo ao desconhecido e o aspecto político de um país no caos de uma revolução.

Disponível na Árvorehttp://bit.ly/2sumLzf

A gente espera que vocês tenham gostado das dicas de livros para curtir durante as férias e esperamos que seus alunos também gostei, aproveitem e voltem as aulas cheio de histórias para contar. Boa leitura!

A Árvore de Livros é uma plataforma de leitura digital e já ajudamos mais 100 mil alunos e 700 instituições a melhorar o hábito de leitura dos alunos na escola.

Nosso acervo tem mais de 10 mil livros disponíveis para leitura a qualquer hora e em qualquer lugar. Quer saber como formar leitores com nossa metodologia?  Entre em contato com a nossa equipe!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: