LeituraDe olho na balança

25 de abril de 2017

A edição 99 do Guten News aborda um problema de saúde que atinge cada vez mais brasileiros: a obesidade. Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde em abril, a quantidade de obesos no país cresceu 60% em uma década, passando de 11,8% da população, em 2006, para 18,9%, no ano de 2016. O número de...

A edição 99 do Guten News aborda um problema de saúde que atinge cada vez mais brasileiros: a obesidade. Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde em abril, a quantidade de obesos no país cresceu 60% em uma década, passando de 11,8% da população, em 2006, para 18,9%, no ano de 2016. O número de brasileiros com excesso de peso também subiu no período, de 42,6% (2006) para 53,8% (2016). Ou seja, mais da metade dos brasileiros maiores de 18 anos está acima do peso ideal e quase um em cada cinco brasileiros adultos é obeso. Sabendo que a obesidade é um fator de risco para muitos males — hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo —, é importante tratarmos do assunto com nossos leitores, que poderão refletir sobre hábitos alimentares e prática de exercícios físicos. Um estudo de 2015 mostra que uma em cada três crianças brasileiras de cinco a nove anos está acima do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde. É preciso abrir o olho com a balança desde cedo.

Outro destaque é o Atlas Internacional de Nuvens, referência na identificação dos tipos de nuvens e de como elas se formam na atmosfera, que acaba de ser atualizado pela Organização Meteorológica Mundial após 30 anos. A nova edição está aberta para consulta na página da instituição na internet. Doze formações foram incluídas no catálogo, entre elas nuvens que se parecem com a superfície do oceano e outras que se formam sobre cataratas e grandes cachoeiras. Uma arte feita pela equipe do Guten News permite ao leitor visualizar alguns dos novos formatos e também tipos de nuvens já bastante conhecidos.

A editoria de Cultura traz informações sobre a exposição “O Céu Ainda é Azul, Você Sabe…”, que traz para São Paulo 65 obras da artista Yoko Ono. A retrospectiva foi a oportunidade de ouro para falarmos de um ícone da arte contemporânea. Sempre lembrada pelo relacionamento com John Lennon, integrante da banda The Beatles, a artista japonesa tem uma carreira repleta de trabalhos apreciados por fãs e críticos, o que inclui composições musicais, performances, vídeos e instalações em que convoca o público a interagir com a sua obra.

O Guten News também volta a falar sobre igualdade entre homens e mulheres. Desta vez, o tema é a diferença salarial entre gêneros. No Brasil, as mulheres recebem, em média, salário 24% menor que os homens para exercer um mesmo tipo de ocupação. Um problema que não é exclusividade brasileira, porque os salários de mulheres no mundo todo são, em média, quase 50% menores que os ganhos dos homens. Diante dessa realidade, a Islândia, uma pequena nação europeia, deu um passo importante pela equiparação entre homens e mulheres: anunciou a primeira lei no mundo que torna a igualdade salarial entre gêneros obrigatória.

Para fechar a edição, falamos sobre uma nova lei que torna obrigatória a execução do Hino Nacional Brasileiro antes do início de disputas esportivas nacionais. Esse rito já acontecia em alguns eventos, como em partidas do Campeonato Brasileiro de futebol, em que os organizadores tocavam o hino por conta própria. Agora, porém, o ritual foi formalizado em lei, sancionada pelo presidente Michel Temer em dezembro de 2016.

Boa leitura!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: