LeituraCompreensão leitora: técnicas para melhorar as habilidades de leitura dos alunos

15 de agosto de 2018

Muito mais do que decodificar letras, palavras e frases, ler é compreender um discurso, seja ele oral ou escrito. A compreensão leitora está ligada à capacidade de se interpretar, atribuir sentido e alcançar a clareza sobre as informações que aquele conjunto de ideias apresenta ao interlocutor. Essa compreensão é fundamental para a construção de conhecimento por parte dos estudantes e,...

Muito mais do que decodificar letras, palavras e frases, ler é compreender um discurso, seja ele oral ou escrito. A compreensão leitora está ligada à capacidade de se interpretar, atribuir sentido e alcançar a clareza sobre as informações que aquele conjunto de ideias apresenta ao interlocutor. Essa compreensão é fundamental para a construção de conhecimento por parte dos estudantes e, consequentemente, de cidadãos mais críticos.

Como sabemos, o processo de leitura e de compreensão não é automático, e exige trabalho contínuo. Por isso, as estratégias para melhorar a compreensão leitora devem ser desenvolvidas, desde cedo, sendo essencial estimular a leitura nas crianças e jovens. Assim, os alunos se tornarão cada vez mais ativos no processo de construção de conhecimento, de forma a entender e atribuir sentido às informações necessárias para a compreensão de um discurso.

Neste post, traremos alguns exemplos de atividades que podem ser utilizadas para desenvolver as competências leitoras. Confira!

Destaque palavras desconhecidas

É comum que o aluno desconheça o significado de alguns termos de um texto no decorrer da leitura. Uma sugestão para desenvolver as habilidades leitoras dele é a ampliação de repertório por meio da apresentação de vocabulário novo. Para isso, você pode fazer uma leitura prévia de um texto que será indicado para o aluno e selecionar termos que supõe serem desconhecidos pelo jovem leitor. Depois que ele fizer a leitura, mostre as palavras que você destacou e peça que ele faça inferências sobre o significado delas naquele texto.

Depois desse processo, deixe que o aluno procure o significado dos termos em um dicionário e confirme com ele se a definição encontrada está de acordo com o contexto. Isso irá ampliar o repertório do aluno e da próxima vez que ele se deparar com a palavra, saberá qual o seu significada, assim, o processo de leitura vai se tornar cada vez mais fluido. Essa dinâmica pode ser feita em grupos e os alunos podem registrar juntos suas inferências.

Faça o aluno comparar textos

Indique a leitura de dois textos que abordem o mesmo assunto de formas diferentes. Dessa foram, o estudante terá que identificar a proposta do autor de cada texto. Isso vale, por exemplo, para textos opinativos e, nesse caso, é interessante pedir que o aluno realize a produção de um artigo de opinião após a leitura. Isso incita o pensamento crítico do próprio estudante, que precisará refletir sobre o tema, avaliar se concorda ou não com os argumentos dos autores e ver como pode construir seus argumentos defendendo o próprio posicionamento.

A comparação pode ser feita também entre textos com a mesma temática e de gêneros diferentes para que o aluno aprenda a identificar as características presentes em uma crônica, uma reportagem, um conto e assim por diante

Faça um quebra-cabeça com o texto

Essa proposta é muito útil durante o estudo de textos do gênero jornalístico. Matérias jornalísticas são estruturadas na chamada pirâmide invertida, em que o texto se desenvolve com as informações mais relevantes no início do texto e as menos relevantes ficam para o final. Selecione um texto jornalístico e recorte-o em partes. Dê as partes para os alunos e peça que eles montem na ordem que acham adequado, como um quebra-cabeça. Depois, discuta em sala quais são as informações mais relevantes e faça-os reorganizar o quebra-cabeças, se necessário. Essa dinâmica fará com que a turma identifique características de matérias jornalísticas. Vale destacar que nem sempre isso funcionará para reportagens especiais que podem misturar características do gênero literário.

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