LeituraComo a leitura pode melhorar o desempenho no Enem?

11 de julho de 2016

  O Enem é uma prova relativamente extensa, que abrange 180 questões e mais uma redação. O exame exige que aluno tenha amplos conhecimentos e competências em várias áreas do saber e, por funcionar como porta de acesso a algumas das melhores universidades do país, torna-se motivo de preocupação para estudantes e professores. Entretanto, é...

 

O Enem é uma prova relativamente extensa, que abrange 180 questões e mais uma redação. O exame exige que aluno tenha amplos conhecimentos e competências em várias áreas do saber e, por funcionar como porta de acesso a algumas das melhores universidades do país, torna-se motivo de preocupação para estudantes e professores.

Entretanto, é possível melhorar muito o desempenho no Enem a partir do hábito da leitura. A seguir, confira alguns benefícios que o hábito da leitura pode proporcionar a quem vai prestar o Enem, aumentando as chances de sucesso na hora da prova!

Melhora na capacidade de interpretação de textos

A prova do Enem é dividida em quatro áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Embora haja questões mais diretamente relacionadas à interpretação de textos apenas na avaliação de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o domínio da língua portuguesa será posto à prova ao longo de todas as 180 questões do exame, sejam quais forem seus temas.

Nesse contexto, o hábito da leitura pode facilitar muito a vida dos estudantes. Quem lê constantemente tem mais facilidade de identificar diferentes construções escritas, o que faz com que as questões se tornem, de certa, forma, familiares. O estudante/leitor sabe compreender com mais eficiência o sentido de um texto, e isso ajudará a entender melhor o que a questão espera como resposta, aumentando as chances de acerto.

Rapidez na compreensão de enunciados

Quem está acostumado à leitura, lê com mais fluência e rapidez e, o que é ainda melhor: entende o que está lendo. O Enem, como já visto, é uma prova longa e os enunciados das questões costumam ser igualmente longos, esperando que o aluno reflita sobre o assunto da pergunta antes de respondê-la.

Um aluno que lê bastante será capaz de compreender os enunciados das questões com muito mais rapidez, poupando, assim, um precioso tempo, que poderá ser empregado na busca pelas alternativas corretas.

Ampliação de conhecimentos em diversas áreas do saber

Quem tem o hábito da leitura também tem um conhecimento mais amplo nas mais diversas áreas do saber. Isso pode ser determinante na hora de resolver às questões objetivas.

Nesse ponto, mais uma vez a leitura mostra-se capaz de melhorar o desempenho no Enem, e fazer com que o aluno se aproxime muito das mais altas notas possíveis.

Aprimoramento do domínio da língua portuguesa

Uma das competências avaliadas durante a correção da redação do Enem é capacidade que o candidato tem de utilizar a norma padrão da língua portuguesa. Assim, como já é de se esperar, o estudante que lê mais, escreve melhor — o que o coloca em vantagem com relação aos demais alunos.

Maior facilidade de argumentação

Um bom leitor já teve contato com diversos tipos de textos sobre vários tipos de assunto e, consequentemente, já foi exposto a diferentes pontos de vista. Isso o permite construir um repertório intelectual que facilita muito o trabalho de argumentação, o que é imprescindível na hora de elaborar a redação do Enem.

O examinador deseja saber não apenas se o estudante sabe utilizar bem o português escrito, mas também se é capaz de organizar as próprias ideias e desenvolver uma argumentação coerente, coesa e condizente com a proposta da redação

Como se vê, estimular a leitura dentro e fora dos ambientes escolares pode fazer a diferença no futuro acadêmico, profissional e pessoal de todo aluno. Cultivar o hábito da leitura pode levar qualquer estudante a conquistar um excelente desempenho no Enem, e é algo que pode colaborar muito na construção de conhecimentos, sendo uma ação que merece ser incentivada.

Gostou desse post? Aproveite e aprenda como escolher livros para crianças de acordo com sua idade!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: