Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
5 dicas práticas de como incentivar a leitura infantil

5 dicas práticas de como incentivar a leitura infantil

21 de novembro de 2017
5 min
Post modificado em:
21/12/2021

De acordo com os dados obtidos em 2012 pelo PISA — Programa Internacional de Avaliação de Estudantes —, 49% dos estudantes brasileiros na faixa dos 15 anos apresentam baixo desempenho em leitura. Esse alto percentual evidencia que um dos principais desafios para pais e educadores do século XXI é aprender a como incentivar a leitura infantil, tornando essa uma atividade interessante para crianças e adolescentes.

No entanto, como estimular a leitura infantil e vencer esse desafio em meio a expansão tecnológica? Como incentivar uma criança a ler em um cenário, em que as informações estão a um clique de distância, deixando pouco espaço para imaginação?

Dicas de como incentivar a leitura na sala de aula, são importantes, entretanto, algumas sugestões para ir além das paredes da escola, também são fundamentais no processo de estimular a leitura infantil. Se você está lidando com esses questionamentos, acompanhe nosso post. Elencamos 5 maneiras de como incentivar a leitura infantil, com dicas que podem ser adotadas pela escola e pela família para estimular a leitura. Confira, a seguir!

Como incentivar a leitura infantil: 5 dicas para estimular uma criança a ler

1. Leia para a criança

Como estimular a leitura infantil? Uma das estratégias mais eficazes para responder a essa pergunta e promover a leitura entre as crianças é ler livros coloridos ao lado dela. É comum que durante a atividade da leitura dos pais ou professores, as crianças se baseiem nos desenhos apresentados e tentem adivinhar o que está escrito nas páginas. Dessa maneira, a leitura feita por adultos favorece:

  • A leitura e escrita espontânea
  • Contribui para a ampliação do vocabulário
  • Impacta o desenvolvimento cultural e cognitivo
  • Estimula a criatividade e a imaginação.
Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

2. Transforme os momentos de leitura em uma atividade familiar

Como incentivar uma criança a ler? Para que a leitura se torne um hábito é fundamental que ela seja parte da rotina familiar. Uma boa maneira de colocar isso em prática é formar um clube do livro. Neste clube a família poderá escolher um livro semanalmente e compartilhar suas impressões em um dia pré-determinado.

Nesse momento, é importante ser sincero e, caso seja necessário, apontar até mesmo os motivos que o fizeram detestar o livro. Assim, a criança e o adolescente não se sentirão coagidos a gostar de um livro e aprenderão que é natural não gostar de uma obra, mesmo que a opinião dos outros seja contrária.

Desse modo, o espaço de leitura em casa será acolhedor e seguro, fazendo com que a criança se sinta à vontade para explorar obras distintas até encontrar seu gênero favorito.

3. Alie a leitura a outras atividades divertidas

Para aprender a como incentivar a leitura infantil é importante entender como as crianças e adolescentes se comportam e o que os atraem. Para as crianças, o ideal é associar a leitura a passeios, assim ela poderá ver de perto sobre o que está lendo. Se a leitura for sobre o universo, por exemplo, ir ao planetário e conhecer um pouco mais de astronomia tornará a leitura mais palpável.

Por outro lado, quando se trata de adolescentes, pode ser mais efetivo assistir a filmes que são adaptações de alguma obra. Dessa maneira, ele poderá fazer um contraponto entre linguagem verbal e audiovisual. Vale lembrar que textos teatrais também costumam agradar os leitores dessa faixa etária. Pois são mais diretos, combinando com a praticidade que os adolescentes buscam na atualidade.

4. Utilize a tecnologia

Sim, para aprender a como incentivar a leitura infantil é preciso se render à tecnologia. Alguns educadores temem que os avanços tecnológicos prejudiquem a formação dos alunos. Contudo, não se pode ignorar a tecnologia. Pelo contrário, ela deve ser usada como ferramenta para despertar o interesse dos jovens pela leitura e facilitar o ensino e a aprendizagem.

A utilização de livros digitais nas salas de aula, por exemplo, é uma das ferramentas que podem ser usadas para estabelecer uma parceria entre escola e tecnologia, pois, propiciam um envolvimento maior dos alunos com os livros. Além disso, a leitura digital permite que crianças e adolescentes que não tem acesso à compra de livros, por conta do custo, possam acessá-los de maneira mais fácil.

Outra maneira de utilizar a tecnologia é lançar mão de uma plataforma virtual. Nela, os professores poderão indicar atividades, acompanhar e sugerir leituras, permitindo que o docente verifique quais os títulos mais aceitos e a capacidade de interpretação textual dos educandos.

5. Frequente espaços culturais

Espaços culturais costumam promover eventos literários com frequência, o que é uma ótima sugestão sobre como incentivar uma criança a ler. Também é ótimo para adolescentes, que poderão participar de debates e entrar em contato com autores.

Além disso, nesses eventos, as crianças podem assistir a contação de histórias e peças de teatro, tornando o ambiente ideal para incitar a curiosidade dos pequenos leitores. Então, já utilizou alguma dessas estratégias de como incentivar a leitura infantil? Não temos dúvida de que elas vão motivar ainda mais as crianças e adolescentes.

Gostou do nosso conteúdo? Assine também nossa newsletter e receba conteúdos sobre leitura no seu e-mail!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

Quem nunca julgou um livro pela capa?

Se você já passou pela situação de julgar um livro pela capa, não é só com você! Este artigo aborda a temática e o porquê da interpretação do que vemos.

Continuar
Leitura

Como usar dados para acompanhar os índices de leitura?

Descubra neste post como acompanhar os índices de leitura dos alunos da sua escola e usar os dados a favor da aprendizagem.

Continuar