LeituraComo formar leitores? 5 passos ágeis de projetos de sucesso

18 de novembro de 2016

Despertar o interesse dos alunos para ler os livros indicados pela escola e desenvolver projetos de formação de leitores na escola é muito gratificante, mas gratificante mesmo é ver crianças e jovens lendo por conta própria livros que eles mesmo se interessaram. Então, a pergunta que fica é, como formar leitores? Em agosto deste ano,...

Despertar o interesse dos alunos para ler os livros indicados pela escola e desenvolver projetos de formação de leitores na escola é muito gratificante, mas gratificante mesmo é ver crianças e jovens lendo por conta própria livros que eles mesmo se interessaram. Então, a pergunta que fica é, como formar leitores?

Em agosto deste ano, a Árvore de Livros foi visitar algumas escolas na Califórnia para conhecer projetos e experiências inovadoras.

Um ponto chamou bastante a nossa atenção: os programas voltados para como formar leitores independentes. Afinal de contas, como o professor pode formar leitores na educação básica? Esse não seria o sonho de qualquer mestre? Ver a maioria dos seus alunos lendo cada vez mais e por conta própria?

Pensando nisso trouxemos nossa experiência na Califórnia para o Brasil e definimos 5 passos para você, como profissional da educação, seja capaz de colocar em prática as dicas de como formar leitores.

Você não precisa ser professor para incentivar as crianças a lerem, por isso sugerimos que, além dos educadores escolares, pais, amigos, vizinhos e familiares leiam o artigo, 5 dicas [PRÁTICAS] de como incentivar a leitura infantil.

Como formar leitores infantis?

Se você está em busca de como formar bons leitores na educação infantil, conhecer diversos programas como o da Califórnia, é um incentivo e inspiração aos professores.

Separamos alguns pontos essenciais dos projetos. Programas como os que vimos na Califórnia exigem:

  • Envolvimento muito ativo dos professores
  • Dedicação de tempo da equipe
  • Acesso a livros de qualidade
  • Bibliodiversidade satisfatória
  • Muita conversa entre estudantes e professores.

Os benefícios são bem claros: os alunos se sentem muito mais realizados, motivados e criam aquele tão sonhado gosto pela leitura.

Te ajudar a aprender como formar alunos leitores e compartilhar coisas que dão certo é também o nosso papel, por isso, resolvemos listar algumas características desses projetos de sucesso. Continue a leitura desse artigo e aprenda como o professor pode formar leitores na educação básica.

5 dicas de como formar bons leitores na educação infantil

1. Professor é fundamental (Sempre!)

O professor tem papel fundamental  no processo de como formar leitores independentes.

Nos projetos que conhecemos eles atuam como um mediador, ajudando os alunos na escolha dos livros apropriados e recomendando títulos pelos quais possam se interessar.

Posteriormente, eles conversam e interagem com os estudantes para avaliar a compreensão dos livros lidos e colherem feedback da leitura para que futuramente possam fazer recomendações mais acertadas.

2. Investimento de Tempo

Os alunos precisam de tempo para ler, muitas das vezes precisam de bastante tempo. Nesses programas, eles têm um tempo específico na grade horária escolar em que o foco é a leitura.

O mais interessante é que esse tempo é adaptado ao nível de proficiência de cada um. Os leitores em construção leem por períodos mais curtos até que possuam uma “resistência” maior à leitura, enquanto os leitores mais avançados podem ler por períodos mais longos sem problema. Cada um no seu passo e no seu ritmo.

3. Acervo amplo e nivelado

No processo de como formar alunos leitores é muito importante que pelo menos uma parte dos livros sejam nivelados para que todos os alunos tenham acesso ao material adequado aos seus níveis de leitura. Isso não significa que todos os livros devam ser fáceis. Significa que o professor poderá de forma mais fácil estimar a necessidade de tempo para cada aluno terminar o seu livro e também a necessidade de apoio durante a leitura, para aqueles livros mais difíceis.

Nesse caso, o professor sempre fica mais atento ao aluno que pegou um livro mais complicado e que pode ter dificuldade, fazendo um trabalho mais ativo e próximo.

Você também pode investir em um acervo digital e aproveitar o que a tecnologia tem de melhor. Que  tal conhecer mais sobre essa opção no artigo, Livro digital ou impresso: qual a opção mais atrativa para crianças?

4. Muito diálogo

É essencial ter uma conversa prévia sobre os livros escolhidos com os alunos. Eles afirmam nesses projetos que uma conversa de 10 minutos introdutória aumenta muito as chances de o aluno se interessar pelo tema e de fato terminar o livro. Isso pode ser feito em grupo ou até mesmo individualmente.

Os debates e conversas após a leitura também são sempre realizados. O tamanho dos grupos é bastante variado, o importante é que os debates contribuam para o pensamento crítico e a argumentação dos alunos. Dessa forma, o processo de como formar leitores se torna mais efetivo.

Os educadores afirmam que é fundamental que os alunos compartilhem o que leram e aprendam com outras pessoas.

5. Instrução Diferenciada

Os projetos de como formar bons leitores conseguem tratar os alunos de forma diferenciada pelo seu nível de leitura, apoiando para a compreensão da leitura. No caso dos leitores em formação normalmente:

  • Recebem mais ajuda dos professores para selecionar os livros
  • Acabam tendo um apoio maior durante o processo
  • São auxiliados durante as conversas pré e pós-leitura
  • Passam um tempo maior dedicados ao projeto que os outros.

Por outro lado, os leitores mais avançados necessitam de uma interação menor com o professor e acabam sendo mais independentes. Ainda assim, é extremamente importante envolvê-los nas conversas e debates.

Ao final, foi possível ver que os programas dedicados como formar leitores na educação infantil conseguem alcançar ótimos resultados e têm potencial não só para aumentar a realização do aluno, mas também motivar as crianças a descobrir o amor pela leitura.

E você, já sabe como formar bons leitores na educação infantil? Deixe suas experiências em nossos comentários. Se você ainda está interessado em aprender mais, sugerimos que leia o artigo, Como incentivar a leitura na escola: 5 dicas para educadores.

Gostou das nossas dicas de como o professor pode formar leitores na educação básica? A Árvore de Livros é uma plataforma de leitura digital e já ajudamos mais 100 mil alunos e 700 instituições a melhorar o hábito de leitura dos alunos na escola.

Nosso acervo tem mais de 10 mil livros disponíveis para leitura a qualquer hora e em qualquer lugar. Quer saber como formar leitores com nossa metodologia?  Entre em contato com a nossa equipe!

 

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: