LeituraComo estimular os alunos a manter a leitura mesmo nas férias?

21 de dezembro de 2017

O hábito de ler é uma das mais importantes formas de interação com o conhecimento que a criança pode obter. Dessa forma, estimular a leitura nas férias é uma preocupação dos educadores. Para que não ocorra uma regressão na leitura ou mesmo para que não se desenvolva um crescente desinteresse, manter esse hábito, inclusive quando...

O hábito de ler é uma das mais importantes formas de interação com o conhecimento que a criança pode obter. Dessa forma, estimular a leitura nas férias é uma preocupação dos educadores.

Para que não ocorra uma regressão na leitura ou mesmo para que não se desenvolva um crescente desinteresse, manter esse hábito, inclusive quando não há aulas, é muito importante.

Diante disso, a primeira visão que precisa ser instalada é de que não se lê meramente por obrigação ou para satisfazer as exigências escolares.

A criança precisa ser motivada a ver a leitura como parte de toda a sua vida, e isso precisa ser esclarecido e fixado durante todo o ano letivo.

Para isso, algumas dicas simples poderão ser postas em prática na rotina escolar. Acompanhe!

Estimular a leitura nas férias por meio de revistas em quadrinhos e de outros tipos

Leituras diferentes das comuns em sala de aula sempre serão melhor recebidas pelos alunos. Apresentar gibis, livros curtos e bem ilustrados ou qualquer outra forma interessante de leitura será estimulante.

Os quadrinhos, por sua estrutura curta e bem ilustrada, torna-se um grande aliado para motivar o desejo da descoberta do que se está escrito.

Esse tipo de texto mais prazeroso despertará a curiosidade da criança, estimulará o seu interesse e promoverá a continuidade da leitura em outros ambientes externos ao escolar.

Usar o tablet como ferramenta de leitura

As ferramentas tecnológicas têm um grande poder de atração para as crianças, e esse fato pode ser utilizado como mais uma forma de estimulá-las a ler.

Sugerir à família que mantenha tais aparelhos com a disponibilidade de livros digitais adequados à idade do aluno, lhes será de grande ajuda.

E para que essa possibilidade seja cogitada nas férias, a escola anteriormente precisa ter oferecido à criança a oportunidade de interagir, ao menos por algumas vezes, com tal formato de texto.

Além da própria leitura, um aparelho digital ainda possibilita o acesso à atividades interativas que podem ser ligadas aos livros, tornando tudo ainda mais atraente.

Instigar os pais a estimular os filhos

A escola do lar precede a escola formal, e o exemplo fixado em casa precisa ser o mais positivo possível para que o educando desenvolva todas as suas potencialidades.

Diante disso, os educadores terão mais chances de sucesso no processo ensino e aprendizagem quando envolverem toda a família nessa batalha.

Os pais (ou responsáveis) precisam ser estimulados a promover um ambiente leitor no lar, onde a interação com livros e diversas outras formas de leitura sejam possíveis.

A criança será ainda mais estimulada se tiver a oportunidade de ver seus familiares interagirem com os livros nas mais diversas situações cotidianas.

Sugerir que criem o Diário das Férias (registro e leitura de todas as atividades nas férias) ou o Leitor do Dia (todas as leituras para a família serão feitas pelo sorteado do dia) são ações interessantes.

Como também ler para a criança antes de dormir, pedir que leia a receita do bolo enquanto o produz ou que encontre o melhor preço no panfleto do supermercado serão atividades simples que servirão de grande estímulo.

Seja qual for a forma de ler, sua prática sempre será benéfica para a criança, especialmente, em fase de alfabetização. Estimular a leitura nas férias é dar-lhe ainda mais chances de ter sucesso na escola e na vida.

Gostou das dicas? Então compartilhe este post em suas redes sociais e seja mais um incentivador da leitura.

Minha História

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: