LeituraComo escolher livros que sejam ideais para seus alunos lerem?

31 de janeiro de 2017

Escolher livros para alunos tem sido uma tarefa difícil nos dias de hoje. Isso porque os temas parecem desinteressantes aos olhos dos estudantes e aparelhos eletrônicos tornam-se mais atrativos do que a leitura. Nesse contexto, o incentivo à leitura é necessário para tirar os alunos da inércia mental em que se encontram e motivá-los a...

Escolher livros para alunos tem sido uma tarefa difícil nos dias de hoje. Isso porque os temas parecem desinteressantes aos olhos dos estudantes e aparelhos eletrônicos tornam-se mais atrativos do que a leitura.

Nesse contexto, o incentivo à leitura é necessário para tirar os alunos da inércia mental em que se encontram e motivá-los a experimentar o mundo dos contos clássicos e dos grandes nomes da literatura. As ferramentas para estimular esse hábito são diversas, mas devem ser direcionadas ao grau de conhecimento dos estudantes.

Pensando nisso, o nosso post de hoje vai mostrar como escolher livros que sejam ideais para os alunos lerem. Acompanhe conosco!

Escolha livros de acordo com a faixa etária

Parece clichê, porém, para estimular a leitura, é necessário escolher livros que sejam condizentes com a faixa etária dos alunos. Para cada geração, os interesses se modificam e os enredos da leitura precisam ser contextualizados.

Para crianças em fase de alfabetização, os livros com maior número de figuras e letras grandes são os mais indicados. Enquanto os adolescentes preferem histórias de amor não correspondido, aventuras radicais e mudanças de comportamento.

Para aqueles alunos que demonstram interesse por temas específicos, tais como astronomia, dinossauros, geologia, entre outros, as orientações devem ser repassadas também aos pais para aquisição de novos volumes.

Procure autores novos com temas atuais

Para estimular esse hábito mental, os professores devem fazer um trabalho investigativo nas livrarias e buscar autores com temas sobre o cotidiano dos alunos. Hoje em dia, já é possível adquirir livros sobre a influência da tecnologia no aprendizado, práticas ofensivas em sala de aula e outros temas relevantes.

Os alunos precisam se identificar com os personagens do livro, criar expectativas durante a leitura e saber tirar proveito da lição aprendida. Além disso, os professores podem aproveitar esses interesses e fomentar discussões nas aulas.

Estimule atividades lúdicas a partir da leitura

Uma das ferramentas utilizadas pelos professores atualmente é a diversificação das atividades avaliativas. A partir da leitura de um texto, é possível elaborar desde atividades teatrais até a contação da história a partir de outro panorama ou inventando um novo final para a história

No primeiro caso, os alunos desenvolverão habilidades de interpretação, desempenho teatral e pensamento crítico frente a leitura dos clássicos. Para a segunda atividade, é interessante observar as diversas perspectivas dos personagens e estimular a criatividade.

Ao colocar em prática estas ideias, podem ser criadas novas formas de avaliação e conciliá-las com a metodologia já existente. É importante discutir com os alunos os comportamentos vividos pelos personagens, as atitudes consideradas corretas e aquelas que precisam ser trabalhadas para mudanças de conceitos arraigados.

Escolher livros para alunos exige conhecimento da faixa etária a ser atingida e mudança de alguns dogmas na educação. Os professores devem olhar os livros contemporâneos que relacionam-se aos novos comportamentos sem deixar de lado os contos clássicos e renomados da literatura. O equilíbrio entre essas duas vertentes precisa ser trabalhado com disciplina e encantamento para envolver os alunos no hábito da leitura.

E você, já sabe como escolher livros para seus alunos? Os critérios que adota tem surtido efeito? Conte-nos abaixo e compartilhe sua experiência!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: