LeituraComo Dom Casmurro pode ajudar a melhorar o desempenho em provas?

1 de novembro de 2016

Publicado em 1899, “Dom Casmurro” é uma das grandes obras de Machado de Assis e uma das mais famosas da Literatura Brasileira, na obra o autor confirma o olhar certeiro e crítico sobre toda a sociedade brasileira (crítica atemporal, uma vez que ainda é válida na sociedade atual). O livro tem por temática, o ciúme,...

Publicado em 1899, “Dom Casmurro” é uma das grandes obras de Machado de Assis e uma das mais famosas da Literatura Brasileira, na obra o autor confirma o olhar certeiro e crítico sobre toda a sociedade brasileira (crítica atemporal, uma vez que ainda é válida na sociedade atual). O livro tem por temática, o ciúme, abordado com brilhantismo nesse livro, que provoca polêmicas em torno do caráter de uma das personagens femininas mais famosas: Capitu. O livro além de ser um clássico permite diferentes abordagens multidisciplinares (e torna o espaço da biblioteca muito mais atraente) vamos elucidar algumas delas no post de hoje, ajudando você a melhorar seu desempenho em provas.

Um pouco de História

Analisando o contexto histórico no qual o livro é narrado e a época na qual viveu o autor, podemos relacionar muitas características da obra ao modo de vida daquela era. Vemos o plano econômico do séc. XIX, em que Inglaterra e França, detinham o controle administrativo, comercial e financeiro no mundo e tinham como objetivo principal gerar consumidores para seus produtos, enquanto o Brasil, na 2ª metade do séc. XIX, consolidava o Império, tendo suas bases na escravidão.

O plano abolicionista e republicano é também pautado com o fim da escravatura (1888) e do império (1889), fator que repercutem na produção do livro e visão de mundo do autor. E ainda o plano ideológico, no qual ao final do séc. XIX predomina, no Brasil, um racismo velado e a conceituação do trabalho manual como algo indigno. Associar Dom Casmurro a fatos históricos é incentivar a leitura e garantir uma nota 10 nas provas de História!

Um pouco de Português e Redação

O livro é um clássico da Língua Portuguesa, e assim, por mais que existam regionalismos e linguagens informais próprias dos personagens, ele segue uma linguagem acadêmica e bem cuidada, regida pelas normas gramaticais. Temos diversas “figuras de linguagem” que são utilizadas ao longo do texto como a ironia, por meio da qual ele faz a crítica social da época; a metalinguagem, que nos faz refletir sobre a natureza da escrita e linguagem literária; a intertextualidade com outras obras como, Othelo de Shakespeare.

Assim, a simples leitura da obra faz com que prestemos mais atenção ao escrever e falar de acordo com as normas cultas da Língua Portuguesa, dando aquela força nas provas de Português e Redação.

Um pouco de Interpretação de Textos

Uma obra literária, pela própria natureza da linguagem em que é feita, permite muitos sentidos e interpretações. Assim é Dom Casmurro, a história nos permite criar o nosso próprio final, este que é volúvel a quantas vezes o livro é lido e relido. Podemos dizer que ele nos permite duas interpretações da história, a primeira é aquela que nos deixamos levar pelo autor, acompanhando sua saga amorosa e a decepção final com sua esposa Capitu, através da traição.

A segunda, é que acompanhamos a saga ouvindo apenas um lado da história, a do próprio Bentinho, o que nos leva a crer que tudo não se passa de um ciúme doentio criado por ele, que acarretou em uma situação que não existia. Quanto mais se lê o livro, mais interpretações podemos fazer, e isso faz com que o desempenho nas provas de Interpretação de Textos, aumente e muito.

Um pouco de Literatura

Como dito anteriormente, a segunda metade do séc. XIX foi marcada por grandes mudanças no modo de pensar e agir. As contradições sociais começaram a aparecer e influenciar na maneira como a literatura era produzida. O romantismo deu lugar ao realismo que tem como principal obra dessa escola na literatura brasileira o livro Dom Casmurro.

A obra permite-nos enxergar as características dessa escola de maneira clara como por exemplo o objetivismo, a narrativa lenta, o universalismo, o herói problemático, a não idealização da mulher etc. Fazendo com que a associação das escolas literárias à prática fique mais clara. A nota em Literatura, é 10!

Não é à toa que um livro se torna um clássico, eles se tornam inspirações para muitos outros, nos transmite muito conhecimento, e dão aquela força na hora da prova. Não deixe de ler Dom Casmurro e faça disso um hábito em seus alunos!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: