LeituraComo despertar nas crianças o hábito de leitura?

25 de outubro de 2016

O desenvolvimento da leitura é fundamental para a vida pessoal e profissional de qualquer pessoa. É na sala de aula que a maioria das crianças começam a ler suas primeiras palavras, e o posicionamento dos professores é de suma importância para que os alunos dominem a leitura adequadamente. Um grande desafio dos professores — principalmente...

O desenvolvimento da leitura é fundamental para a vida pessoal e profissional de qualquer pessoa. É na sala de aula que a maioria das crianças começam a ler suas primeiras palavras, e o posicionamento dos professores é de suma importância para que os alunos dominem a leitura adequadamente.

Um grande desafio dos professores — principalmente do ensino fundamental — é, além de ensinar a leitura para seus alunos, fazer com que eles adquiram o costume da leitura de forma contínua.

Por isso, neste post vamos comentar sobre como despertar o hábito de leitura nas crianças. Confira!

Escolha os primeiros livros

É recomendável dar aos pequenos leitores livros curtos e de fácil compreensão. As crianças têm uma tendência a resistir à leitura, pois desanimam com a ideia de perder tempo de brincadeira com leitura. É importante escolher livros para crianças de acordo com a sua idade. Livros com ilustrações são os mais indicados, já que ajudam a atrair o interesse da criança de forma quase imediata. Muitas figuras e poucas palavras, essas são as principais características para que uma criança dê aos livros a devida importância. Nesse momento não é o interesse pela leitura que devemos buscar, mas o interesse por livros.

Além do mais, você pode escolher alguns livros digitais para aumentar o interesse e a simpatia das crianças pela tecnologia, afinal de contas, vivemos na era da modernidade e aproximá-los da tecnologia é um modo de não excluí-los dos progressos tecnológicos.

Leia para o seu aluno

De nada adianta se esforçar tanto para que seus alunos adquiram o hábito de leitura se você não dá o exemplo. Para despertar nas crianças o prazer pela leitura é importante que elas acreditem que essa atividade realmente é prazerosa. Além de ler histórias para as crianças, faça com que elas te vejam lendo um livro — no intervalo das aulas, por exemplo. Assim elas perceberão que você realmente gosta de ler e vão entender que ler é algo agradável.

Proponha jogos que envolvam leitura

Esqueça os chatos e cansativos trabalhos de “ficha de leitura”, nos quais os alunos eram obrigados a ler um livro e fazer o seu resumo detalhado, além de ter que contar a história para a professora. Esse método de maneira alguma vai despertar o hábito de leitura em uma criança, pelo contrário, vai afastá-la ainda mais dos livros, pois os alunos veem a leitura como obrigação e não como uma forma de diversão. Organize um clube de leitura ou faça algum tipo de campeonato que vá recompensar os alunos. Esses métodos são fundamentais para aproximar as crianças dos livros.

Faça passeios em bibliotecas

Leve os seus alunos para realizar uma visita à biblioteca. Deixe que eles escolham os livros de sua preferência e incentive-os com elogios e também recompensas ao iniciar a leitura de um livro. Essas simples atitudes fazem com que as crianças associem a leitura como algo que pode ser satisfatório e prazeroso.

No Brasil, a grande maioria dos adultos não desenvolveu o hábito de leitura por falta de estímulo durante a infância. Despertar o hábito de leitura nas crianças fortalecerá as bases da educação e, com certeza, trará um impacto positivo na vida adulta.

Conhece outros métodos para despertar nas crianças o hábito de leitura? Deixe o seu comentário!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: