Leitura3 atividades para pequenos e grandes viajantes

5 de outubro de 2017

O Prêmio Viajantes Literários, realizado durante o mês de setembro, trouxe muitas alegrias e possibilitou experiências inesquecíveis a estudantes e professores de todo o Brasil. Participaram alunos de Ensino Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio de 545 escolas de todo o Brasil. Foram quatro semanas de viagens pela literatura, de sonhos, aventuras e aprendizados....

O Prêmio Viajantes Literários, realizado durante o mês de setembro, trouxe muitas alegrias e possibilitou experiências inesquecíveis a estudantes e professores de todo o Brasil. Participaram alunos de Ensino Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio de 545 escolas de todo o Brasil.

Foram quatro semanas de viagens pela literatura, de sonhos, aventuras e aprendizados. Com o apoio dos professores e das famílias que abraçaram o projeto, conseguimos cultivar a semente de encantamento pelo universo da leitura entre pequenos e jovens leitores.

O projeto termina oficialmente amanhã, dia 06 de outubro, último dia para compartilhar a atividade final produzida. Mas não é preciso ficar triste. Além das atividades de culminância propostas no Guia de Viagem, sugerimos outras ações na escola que podem ajudar a lidar com a saudade das tantas viagens inesquecíveis:

Para manter viva a lembrança do projeto, a turma pode produzir:

– Encenação de um dos textos produzidos pela turma
Que tal fazer uma votação entre seus alunos e escolher um dos textos produzidos para fazer uma encenação coletiva? De acordo com o trabalho selecionado para esta atividade, algumas adaptações serão necessárias. Pode ser dos textos narrativos, no caso do Fundamental II, dos trechos de diário criados pelos alunos do Ensino Médio, ou mesmo dos poemas criados pelos pequenos do Fundamental I. Lembre-se: o importante é dar asas à criatividade da turma, e de uma conversa com os alunos podem surgir possibilidades de trabalho fascinantes. No caso dos alunos do 3º ao 5º, sugerimos que a encenação seja algo mais visual e com maior foco na improvisação. Eles vão adorar!

– Criação de uma música sobre o que de mais legal foi vivido durante o projeto
O mais importante aqui é criar uma letra que conte coisas legais vividas durante o Viajantes Literários e inventar uma melodia para ela. Pode ser uma boa ideia fazer uma paródia de uma canção já conhecida pela turma, por exemplo. Deixe seus alunos escolherem se querem fazer um rap, forró, música sertaneja, dentre outros gêneros musicais. Para finalizar a atividade, os alunos podem se caracterizar de acordo com o estilo musical escolhido e cantar a música criada pela turma. Todas as séries podem realizar sua composição.

– Criação de cartões postais com relatos da viagem
Durante o projeto, foram várias as viagens e aventuras vividas em tempos e lugares diferentes. Pode ser uma excelente ideia relembrar ou mesmo apresentar (para os que não conhecem ainda) uma prática muito comum até pouco tempo, a de comprar cartões postais durante as viagens e enviar para amigos e familiares, contando novidades e expressando o desejo de dividir experiências. Enviar um cartão postal era também uma forma de diminuir a saudade. Os alunos podem ilustrar, ou ainda usar recortes, contando como foi viajar pela literatura, narrando com passagens curtas as histórias que mais gostaram de conhecer. Esses postais podem ser feitos com papel cartão colorido e os alunos devem escolher para quem desejam endereçá-lo. No dia, você pode mostrar como eram os cartões postais antigos com imagens encontradas na internet e até levar exemplos, caso possua.

É isso, pessoal! Esperamos que vocês tenham aproveitado ao máximo este último mês e se aplicarem as atividades aqui sugeridas, não deixem de compartilhar conosco 😉

Minha História

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: