Leitura10 ideias para desenvolver divertidas atividades de leitura

9 de novembro de 2017

Sempre chega o momento do ano em que é preciso parar e escolher livros literários para desenvolver atividades de leitura e surgem todas aquelas dúvidas: Será que eles irão gostar? Mudo ou não mudo as atividades que fiz no ano anterior? Troco os títulos? O texto está adequado para todos? Será que há algo novo...

Sempre chega o momento do ano em que é preciso parar e escolher livros literários para desenvolver atividades de leitura e surgem todas aquelas dúvidas:

  • Será que eles irão gostar?
  • Mudo ou não mudo as atividades que fiz no ano anterior?
  • Troco os títulos?
  • O texto está adequado para todos?
  • Será que há algo novo sendo realizado por outros professores?

Pensando nisso, pesquisamos várias ideias e listamos aqui algumas sugestões de atividades de leitura bem simples que você pode usar antes, durante ou após a leitura. Independente do livro escolhido, elas podem ser muito úteis para despertar um interesse maior dos seus alunos. Vamos lá!

10 ideias para desenvolver as suas atividades de leitura
1) Monólogo dramatizado

Uma atividade de leitura bem interessante é criar um monólogo bem curtinho de uma passagem do livro sobre algum personagem. Reflita com os alunos:

  • O que será que estava pensando ou sentindo naquele momento?
  • Por que tomou aquela decisão?
  • Quais seriam os seus medos e dúvidas?
  • Ficou algum arrependimento?
2) Micro indicação

Corte alguns papéis do tamanho de cartões de visita e peça para todos escreverem uma pequena recomendação de leitura da forma mais atraente possível. O objetivo dessa atividade de leitura é que cada cartão convença outro leitor a ler aquele livro.

Uma sugestão de atividade de leitura fácil de aplicar na sua rotina escolar.

3) Cartão Postal para você

Nessa atividade de leitura, proponha aos alunos um faz de conta. Cada um tem que se imaginar como o autor ou algum personagem do livro que leu e depois deve escrever um cartão postal para si mesmo. No cartão pode ter desenho ou algo que represente algum trecho da estória.

4) Mapa

Entre as sugestões de atividades de leitura mais inusitadas, a confecção de um mapa está entre elas. Peça para que todos imaginem um grande mapa sobre o livro lido ou alguma passagem específica. Então, aproveitem essa atividade de leitura para colocar tudo isso no papel, adicionando legendas, escala, lugares principais, rotas, casas e etc.

5) Vai virar filme?

Todo livro bom vira filme, não é verdade? Não necessariamente. O intuito dessa atividade de leitura é pedir para que todos gravem um pequeno vídeo ou escrevam um texto explicando as razões principais para que este determinado livro se transforme ou não em um filme.

Mas você sabia que às vezes o caminho é inverso e o filme que vira livro? Conheça 3 filmes que viraram livros infantis.

6) Timeline

Peça para que os alunos transformem coletivamente o livro lido ou alguma passagem específica em um feed de notícias do facebook, onde cada personagem e/ou narrador fala alguma coisa e a história acontece. Nessa proposta de atividade de leitura eles podem adicionar desenhos, balões de falas, links compartilhados, emojis e tudo que usam na rede social.

7) Programa de entrevista

Os alunos podem criar também um programa de entrevista sobre o livro escolhido. Cada um vai representar um personagem. Teremos o apresentador, a platéia, alguns convidados especiais, uma banda, os câmeras, o diretor do programa e obviamente os personagens e o autor. A conversa pode fazer referência tanto a fatos do livro quanto a vida dos personagens fora dele. Atividades para melhorar leitura como essa estimulam o aprendizado de maneira efetiva e criativa!

8) Perfil no Instagram

Cada um pode escolher um personagem ou o próprio autor do livro nesta atividade. A ideia é que criem um perfil no Instagram sobre a figura escolhida e adicionem fatos, pensamentos, relatos sobre a estória, tudo a partir de imagens e texto. Isso pode ser feito tanto na rede social quanto em uma folha de papel em branco. É uma atividade para melhorar a leitura muito bem aceita e divertida!

9) Máquina do tempo

A atividade consiste em escolher um personagem do livro, imaginando como seria sua vida nos dias de hoje. Questione seus alunos:

  • O que ele faria?
  • Como agiria?
  • Quem seriam seus amigos?
  • Quais seriam seus hábitos e o que ele gostaria de fazer?

Se preferir, pode sugerir que a turma reescreva uma cena do livro como se o personagem estivesse por aqui hoje.

Ainda com dificuldades para estimular a leitura? Escolhemos 5 medidas para incentivar a leitura infantil que podem ser adotadas pela escola e a família.

10) Jogo de tabuleiro

Um jogo ou uma atividade para melhorar leitura? Os dois! Peça aos alunos para criarem um jogo de tabuleiro sobre o livro escolhido. Pode ser um quiz, jogo da memória com os personagens, jogo de adivinhação do personagem (estilo cara a cara) ou qualquer outro tipo. Use exemplos conhecidos para ter inspirações nessa atividade de leitura, como alguns dos jogos atualmente mais famosos: War, Jogo da Vida, Detetive, Perfil, Banco Imobiliário e etc.

Esperamos ter ajudado com essas sugestões de atividades de leitura!

A Árvore de Livros, por se tratar de uma plataforma de leitura, além de disponibilizar um montão de livros para os seus alunos, também mantém registros das suas leituras para que você possa descobrir como eles tem se desenvolvido com praticidade e sem tomar o tempo da aula.

Avaliações contínuas, como o relatório de leitura, são fundamentais para verificar o desenvolvimento dos alunos e encontrar pistas de como ajudá-los a aprender mais.

Somos apoiados pela Fundação Lemann, sendo a plataforma de tecnologia educacional com melhores resultados até hoje e já ajudamos escolas a fazer com seus alunos leiam até 8 vezes mais. A Árvore de Livros oferece os recursos que você precisa para acompanhar os seus alunos sem gerar trabalho extra. Entre em contato conosco!

 

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: