LeituraAtividades de leitura

11 de outubro de 2018

Ao pedir que o aluno leia um texto, o professor deseja que o estudante tenha aproveitamento máximo da leitura. Por isso, o Guten News apresenta um caminho inteligente com atividades de leitura. Esse caminho ajuda o aluno a desenvolver as habilidades de leitura de forma mais eficiente. A metodologia é composta por duas atividades de...

Ao pedir que o aluno leia um texto, o professor deseja que o estudante tenha aproveitamento máximo da leitura. Por isso, o Guten News apresenta um caminho inteligente com atividades de leitura. Esse caminho ajuda o aluno a desenvolver as habilidades de leitura de forma mais eficiente. A metodologia é composta por duas atividades de pré-leitura e duas atividades de pós-leitura. Entenda cada etapa do processo:

Atividades de pré-leitura

As atividades de pré-leitura são utilizadas para ativação de repertório prévio para preparar o aluno para a leitura. Essa é uma etapa importante, como aponta a educadora Isabel Solé em sua obra Estratégias de Leitura: “quando um leitor se situa perante o texto, os elementos que compõem geram nele expectativas em diferentes níveis (o das letras, das palavras…), de maneira que a informação que se processa em cada um deles funciona como input para o nível seguinte (…)”.

Atividades de pós-leitura

Já as atividades de pós-leitura têm o intuito de fazer os leitores refletirem sobre diversos aspectos do texto que acabou de ser lido. Essa é uma forma de garantir o seu entendimento e de prepará-lo para próximas leituras.

Atividades da plataforma de leitura digital Guten

Produção de Texto
Proposta de produção de texto para que os alunos desenvolvam as habilidades de argumentação, síntese, pesquisa etc.

Conexões
Jogos que exercitam a capacidade dos alunos de ler e consolidar informações que estão em textos e imagens correspondentes.

Você sabe?
Quiz de cinco alternativas que serve tanto para ativar o repertório do aluno (antes da leitura) quanto para garantir o entendimento do texto (depois da leitura).

Qual é a resposta?
Quiz de três alternativas para ativar o repertório do aluno (antes da leitura) e garantir o entendimento do texto (depois da leitura).

Quem ou o quê?
Enigmas para o leitor desvendar com base no que foi lido no texto ou nos conhecimentos prévios do aluno.

Imagine e crie
Proposta de produção de texto para que os alunos desenvolvam uma reflexão sobre temas abordados.

Além de ajudarem a desenvolver as habilidades de leitura, essas atividades permitem a coleta de informações sobre o desenvolvimento dessas habilidades e são disponibilizadas aos professores e gestores – que saberão de uma forma rápida e fácil o desempenho de cada aluno e que intervenção devem adotar.

Quer levar essa sequência de atividades para os seus alunos? Entre em contato com os nossos especialistas e inove na sua escola!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: