LeituraConfira 3 atividades de leitura em grupo para sala de aula

13 de fevereiro de 2017

Você tem costume de ler sozinho? E ter uma leitura em grupo, você já experimentou? A 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2016, indica que 44% da população brasileira não lê. Embora este dado seja alarmante, o levantamento feito pelo Instituto Pró-Livro traz também algumas conclusões positivas. Em 5 anos,...

Você tem costume de ler sozinho? E ter uma leitura em grupo, você já experimentou?

A 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2016, indica que 44% da população brasileira não lê. Embora este dado seja alarmante, o levantamento feito pelo Instituto Pró-Livro traz também algumas conclusões positivas. Em 5 anos, o número de leitores do nosso país cresceu 6% — passou dos 50% para os 56%, uma melhoria significativa.

Confira também o nosso infográfico do perfil do leitor brasileiro para você ficar por dentro de tudo.

De fato, sabemos que ainda falta muito para sermos considerados um país de leitores, mas existem várias iniciativas que podem modificar este cenário.

Uma destas práticas é promover atividades de leitura em grupo na sala de aula. Assim, os professores estarão contribuindo para a criação de um público leitor mais crítico e engajado.

No post de hoje preparamos 3 atividades de leitura em grupo bem divertidas que podem ser aplicadas em sala de aula! Vamos dar uma olhada?

Atividades de leitura em grupo

1) Contação de história

Uma atividade de leitura em grupo que funciona muito bem para todas as faixas etárias é a contação de histórias, já que ela pode ser facilmente adaptada para servir a diversos propósitos.

No caso dos segmentos infantis, o ideal é que o professor reúna todos os alunos em círculo e conte a história. Já no caso de alunos mais velhos, cada um pode ler um trecho da obra escolhida ou um aluno pode ser o responsável pela leitura a cada dia, o que torna a atividade mais dinâmica.

Esse método estimula a imaginação e, ao colocar todos para lerem juntos a mesma obra, cria-se um senso de coletividade e de interação que auxiliará na aprendizagem.

Leia mais sobre a importância da contação de histórias na educação infantil aqui.

2) Dramatização de obras

É um método muito rico e interessante de aprendizagem, já que engloba não só a literatura, mas também as artes cênicas: a obra escolhida deve ser dramatizada.

Veja também: Como escolher o livro ideal para seus alunos lerem? Confira

A técnica permite variações, já que o livro pode ser interpretado pela turma dividida em grupos, pode ganhar vida pela encenação do próprio professor ou mesmo por um grupo de teatro convidado (o que costuma funcionar muito bem com os pequenos!).

Essa é uma atividade de leitura em grupo que pode ser realizada tanto por alunos das séries iniciais como por aqueles de turmas já mais avançadas, incluindo os do Ensino Médio.

A técnica tem bons resultados quando se trata das leituras obrigatórias de vestibulares, já que estimula de variadas formas a memória dos estudantes.

Além disso, por meio da dramatização das obras, os alunos se sentem curiosos a respeito do livro e buscarão mais informações, tendendo, assim, a ler a obra não só para entendê-la melhor, mas também para partilhar com os colegas.

3) Júri simulado de obras

Nessa atividade de leitura em grupo, cada equipe precisa defender um ponto de vista sobre o livro escolhido e, ao final, o professor dará seu parecer sobre o desempenho argumentativo dos alunos em convencer o júri — que pode ser composto só pelo educador ou pode contar com mais alguns convidados — sobre o seu ponto de vista.

Ao criar um espírito de competitividade e de responsabilidade — ninguém quer que sua tese perca —, essa atividade de leitura em grupo estimula um estudo mais aprofundado e detalhado das obras.

Uma boa ideia para começar com um júri simulado é Dom Casmurro. Afinal, a pergunta que não quer calar já há algumas décadas é: Capitu traiu ou não traiu Bentinho?

Além disso, a obra Dom Casmurro pode ajudar a melhorar até o rendimento em provas, segundo essa outra postagem aqui.

O júri simulado de obras, diferente das duas atividades anteriores, não pode ser realizado com todas as faixas etárias. Para realizar essa atividade de leitura em grupo é necessário um nível maior de entendimento e reflexão acerca da leitura, o que virá com o amadurecimento intelectual dos alunos.

Mais dicas de leitura em grupo

Por fim, duas dicas importantes: invista nos clássicos, mas não deixe de propor a leitura de best-sellers, como Game of Thrones ou A ilha dos dissidentes, pois eles podem ser os grandes incentivadores de uma nova geração de leitores; lembre-se, também, de adequar as obras escolhidas e as atividades à faixa etária dos alunos — isso fará toda diferença.

Essas sugestões de atividades de leitura em grupo podem ser implementadas em sala de aula e estimular o hábito de ler nos alunos de todas as idades.

Além dessas, inúmeras outras práticas de leitura em grupo podem ser adotadas, como a realização periódica de saraus literários e feiras de leitura — cada um traz seu livro favorito e a troca de obras entre os estudantes é promovida.

Gostou deste texto? Então compartilhe essas dicas em suas redes sociais. Com certeza elas podem auxiliar ainda mais professores a darem uma aula estimulante e diferenciada!

O uso das tecnologias na educação só vem para acrescentar aos alunos, professores e gestores. A nossa tecnologia foca na melhoria de leitura dos alunos, com um acervo de mais de 10 mil livros disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar. E claro, sabemos que melhorando a leitura, acabamos ajudando os alunos em outros pontos do aprendizado como reflexão, pensamento lógico, redação, gramática, etc.

Nós da Árvore de Livros já ajudamos mais de 700 instituições e 100 mil alunos por todo o Brasil.

Quer ver saber mais como nós podemos ajudar no rendimento da sua escola, entre em contato com nossa equipe nesse link, iremos adorar ajudar a formar uma nova geração de leitores!

 

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: