LeituraÁrvore de Livros promove encontro entre autora e leitores de colégio em Magé

30 de outubro de 2015

Dezesseis de Outubro do ano de dois mil e quinze Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro Pabetá – Magé Na última sexta-feira, o Excelentíssimo Centro de Educação e Formação Integrada (CEFI) recebeu os gentis e nobres membros da ÁRVORE DE LIVROS para uma agradável tarde de leitura e troca de experiências. Em sua...

Dezesseis de Outubro do ano de dois mil e quinze

Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro

Pabetá – Magé

Na última sexta-feira, o Excelentíssimo Centro de Educação e Formação Integrada (CEFI) recebeu os gentis e nobres membros da ÁRVORE DE LIVROS para uma agradável tarde de leitura e troca de experiências.

Em sua deleitosa feira de livros, o colégio e os alunos promoveram, a partir de títulos escolhidos na ÁRVORE, todo o tipo de atividades: barracas que representavam obras da literatura universal, salas de aula tematizadas, alunos fantasiados de seus autores e artistas favoritos; todo o colégio mergulhado na real proposta do evento: o amor pela leitura.

A EQUIPE ÁRVORE chegou por volta das 10 horas da manhã, acompanhada pela generosa escritora Edna Bueno, que teve um livro de sua autoria escolhido para ser lido e estudado pelos alunos do 7° ano. Pois é, lá vou eu, livro infanto-juvenil da autora, trata de um tema tão importante quanto recorrente em instituições do mundo inteiro: o bullying. Ao ser escolhida pelo colégio, Edna, através de sua obra, proporcionou aos estudantes uma reflexão crítica sobre autorreconhecimento, sociedade e inclusão.

DSC05405

 

Emocionada com a homenagem que as turmas fizeram para ela, Edna palestrou durante uma hora e contou como é o seu processo de escrita e quais elementos utilizou para escrever alguns de seus livros. Os alunos, muito participativos, fizeram perguntas e apontamentos; percepções pessoais de suas leituras foram colocadas e ouvidas pela autora que, muito atenciosa e acessível, respondeu e tirou fotos com todos.

 

 

Usuário da ÁRVORE DE LIVROS há um ano, o Colégio CEFI revolucionou a sua maneira de elaborar projetos de leitura. A professora Monica Andreia, que antes escolhia os livros e os indicava pros alunos, hoje trabalha em parceria, deixando-os livres para decidir quais títulos preferem, exercitando sua autonomia e senso crítico. “Eu deixo eles escolherem e depois divido-os em grupos, de acordo com a obra escolhida, e assim vou trabalhando o conteúdo programático”, relatou a professora.

 

DSC05465

Os alunos também se mostraram muito satisfeitos com a chegada da ÁRVORE. “Ler na ÁRVORE é muito fácil. Agora ninguém precisa comprar livro. A gente escolhe um livro em sala de aula, dá uma lida. Se todo mundo gostar, a gente lê. Se não, escolhe outro. E é muito bom, porque todo mundo tem computador e internet em casa. Se não, é só pegar a internet do vizinho”, disse, entre risos, Gabriella Gomes da Silveira, aluna da professora Monica, de apenas 12 anos. Ao final da fala da Edna Bueno, Gabriella não desgrudou um segundo da autora e fez questão de mostrar para a EQUIPE ÁRVORE que é uma leitora assídua: “Eu acho que a ÁRVORE DE LIVROS foi a melhor coisa que aconteceu nesse colégio nos últimos dois anos”, continuou a futura erudita. Simpática, não?

 

DSC05416

Ao final do evento, todos estavam muito agradecidos: o colégio, pelo momento que a ÁRVORE proporcionou; os alunos, pela experiência ímpar de um encontro com uma escritora; os pais dos alunos, por verem quanto que seus filhos estão empenhados na leitura; e a EQUIPE ÁRVORE, por poder ver de perto o retorno de tanto esforço e trabalho. Para nós, foi muito gratificante!

 

 

 

Quando estávamos saindo, a professora Monica ainda nos deixou mais lisonjeados, dizendo que “as possibilidades na ÁRVORE são enormes” e que “aqui (na escola) os alunos escolhem os livros baseados em temas que eu sugiro. Aumentamos muito o número de livros trabalhados com eles (os alunos). Para vocês terem uma ideia”, prosseguiu a docente, “no segundo bimestre nós trabalhamos 4 livros no 6° ano e 3 livros no 7°; agora, com a ÁRVORE, no terceiro bimestre já foram 7 livros em cada”. Nos orgulhamos em ter ajudado a praticamente dobrar este número.

A ÁRVORE DE LIVROS não é apenas a possibilidade de contato entre alunos e literatura; é a verdadeira interação entre escola, alunos, cultura digital e os livros.

A EQUIPE ÁRVORE agradece ao Colégio CEFI pela prazerosa manhã de sexta-feira!

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.