LeituraAprendendo a ler o Livro Ilustrado – Tipos de Diagramação

21 de dezembro de 2017

No último post da série Aprendendo a ler o Livro Ilustrado, falamos sobre o Status da Imagem e suas diferentes formas de abordagem no espaço das páginas duplas do livro. Chegou a vez de falarmos sobre os diferentes tipos de diagramação que podemos encontrar no livro ilustrado.   Os principais tipos são: Dissociação Nesse tipo...

No último post da série Aprendendo a ler o Livro Ilustrado, falamos sobre o Status da Imagem e suas diferentes formas de abordagem no espaço das páginas duplas do livro.

Chegou a vez de falarmos sobre os diferentes tipos de diagramação que podemos encontrar no livro ilustrado.

 

Os principais tipos são:

Dissociação

Nesse tipo de diagramação, a imagem ocupa a “página nobre”, a da direita, aquela em que o olhar se detém na abertura do livro, sendo assim o texto fica no lado esquerdo. O texto aqui é geralmente impresso em um fundo homogêneo, enquanto a imagem pode “sangrar” no espaço da página ao lado. Nesse tipo de diagramação, o leitor passa sucessivamente da observação da imagem para a leitura do texto, cada um se desvelando em alternância.

screen-shot-2013-08-01-at-4-33-24-pm1-1

 

Associação

É a diagramação mais comum no contexto do livro ilustrado. Rompe com essa dissociação entre página de texto e página de imagem, e reúne pelo menos um enunciado verbal e um enunciado visual no espaço da página. É comum nesse tipo de diagramação a imagem ocupar o lugar principal da página e o texto situar acima ou abaixo dela.

806874b406ae5621490090d4966cf8df

Compartimentação

É o tipo de diagramação que está mais próximo das histórias em quadrinhos, quando a página é dividida em várias imagens emolduradas. O texto se inscreve próximo a essas imagens ou dentro de balões. A sequência de imagens podem igualmente prescindir o texto.

2211037534-5177-large-corbelle-et-corbillo-cinq-reves-six-farces-et-un-voyage-1

Conjunção

Diferente da diagramação “dissociativa”, ocorre uma organização que mescla diferentes enunciados sobre o suporte. O texto e a imagem já não se encontram em locais reservados, e sim articulados numa composição geral. A maior diferença entre a diagramação “associativa” está na apresentação de enunciados, muitas vezes indistintos, que denota antes uma contiguidade do que uma continuidade.

1319395822_1299498966224030762

 

 

Está gostando da nossa série? Continue acompanhando porque vem mais por aí! Nos vemos em 2018.

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: