LeituraAprendendo a ler o Livro Ilustrado – Status da Imagem

1 de novembro de 2017

O livro ilustrado é uma ferramenta essencial em sala de aula, principalmente para a educação de crianças e jovens. A narrativa visual dos livros oferece uma oportunidade de se trabalhar a capacidade interpretativa do leitor, ao mesmo tempo em que contribui para sua formação social e estimula o seu interesse pela leitura. Sabemos que quando...

O livro ilustrado é uma ferramenta essencial em sala de aula, principalmente para a educação de crianças e jovens. A narrativa visual dos livros oferece uma oportunidade de se trabalhar a capacidade interpretativa do leitor, ao mesmo tempo em que contribui para sua formação social e estimula o seu interesse pela leitura.

Sabemos que quando se trata de um livro mais tradicional, como alguns compostos apenas por texto escrito, temos que seguir regras e entender uma série de fatores que darão sentido à leitura. Agora, quando se trata de um livro ilustrado, normalmente partimos do princípio de que sua leitura segue os mesmos princípios do livro convencional e que suas imagens/ilustrações, independente da sua relevância dentro do livro, não seguem uma hierarquia pré-determinada ou um padrão rigorosamente definido. É até comum percebermos esses diferentes tipos de livros ilustrados. Conseguimos facilmente identificar padrões e convenções em diferentes livros, mas você já parou para estudar de forma concreta essas diferentes estruturas?

A partir de hoje, vamos fazer uma série de posts ensinando a ler o livro ilustrado de forma mais consciente. A intenção é fazer com que você entenda a estrutura do livro e que saiba identificar seus diferentes aspectos no que tange a estrutura de texto e imagem, dentro dos limites das páginas duplas do livro.

Status da imagem

O livro ilustrado oferece uma liberdade que não é comum em outros tipos de livros. Essa liberdade permite trabalhar com uma grande gama de possibilidades do ponto de vista do status da imagem. A imagem no livro ilustrado pode assumir algum ou alguns dos status a seguir:

Imagens Isoladas: são aquelas que apresentam texto e imagem organizadas em páginas distintas. As imagens são consideradas “isoladas”, pois se apresentam separadas do texto, em uma página exclusiva, sem interagirem entre si no contexto da página dupla do livro.

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Imagens Sequenciais: é o tipo de imagem que apresenta uma sequência de imagens articuladas. Os elementos que compõem esse tipo de estrutura, dependem do conjunto total para se fazer sentido narrativo. As imagens sequenciais se articulam de forma icônica e seu sentido se dá pelo encadeamento delas.

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Imagens Associadas: é considerada um meio caminho entre a imagem isolada e a sequencial. Ela ocorre quando o texto e imagem se associam através de uma continuidade plástica ou semântica.

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É possível trabalhar a imagem no livro ilustrado partindo do princípio básico de que cada um desses status e a liberdade que nos é concebida permite também a combinação desses status.

Vale ressaltar que essa combinação de tipos de imagens diferentes não é muito popular, pois é preciso o domínio da linguagem sequencial e é claro, o conteúdo textual deve sugerir o(s) tipo(s) de imagem a ser utilizado.

Hoje em dia tem se tornado cada vez mais comum, principalmente em livros infantojuvenis, a junção de dois ou mais tipos de imagem em um mesmo livro. A justificativa para isso é que, para atrair o interesse de crianças e jovens, os livros que antes eram compostos apenas por texto corrido, com diagramação simples, estão recebendo conteúdo imagético de forma a facilitar o entendimento e atrair seu público. Um exemplo muito popular desse aspecto no universo da literatura infanto-juvenil de hoje são os livros da série “Diário de Um Banana”, de Jeff Kinney.

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Esse post, é o primeiro da série “Aprendendo a ler o Livro Ilustrado” e serão postados aqui no blog da Árvore, ao longo dos meses. O conteúdo desse e dos próximos posts da série “Aprendendo a ler o livro ilustrado” serão sempre baseados nos estudos da francesa Sophie van der Linden, que é pesquisadora e autora do livro “Para Ler o Livro Ilustrado”.

No próximo post da série, falaremos sobre as diferenças entre o livro ilustrado, o livro-imagem e o livro com ilustração. Até a próxima!

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