Gestão EscolarUso do Tablet na educação escolar: Veja os 6 principais benefícios

12 de agosto de 2016

É inegável que a atual geração de estudantes já nasceu conectada e o uso de tablets na educação já vem de berço. A utilização da tecnologia em sala de aula se torna, então, uma necessidade para as escolas que não querem ficar para trás (saiba mais sobre esse assunto aqui). Não estamos falando em atender...

É inegável que a atual geração de estudantes já nasceu conectada e o uso de tablets na educação já vem de berço. A utilização da tecnologia em sala de aula se torna, então, uma necessidade para as escolas que não querem ficar para trás (saiba mais sobre esse assunto aqui). Não estamos falando em atender a uma demanda temporária, mas em adotar uma inovação que veio para ficar e que pode melhorar muito a dinâmica de ensino e aprendizagem, afinal o uso do tablet na educação escolar não é mais uma tendência e sim uma realidade.

Se, em um primeiro momento, os computadores foram os primeiros facilitadores, agora é a vez dos tablets nas escolas. Adquiridos em grande número pelo Ministério da Educação (MEC) para uso nas escolas públicas e uma tendência confirmada na rede particular de ensino, esses aparelhinhos oferecem inúmeras vantagens.

6 vantagens do uso do tablet na educação escolar

Facilidade na compreensão dos conteúdos

A multifuncionalidade dos tablets proporciona e incentiva diferentes formas de aprendizagem. Por sua capacidade de traduzir em diferentes formatos o conteúdo da grade curricular, eles são ferramentas capazes de ajudar o professor a lidar com a diversidade existente entre os estudantes.

Imagine o mesmo conteúdo disponível em áudio, em vídeos e ainda para leitura. É exatamente isso que o uso do tablet na educação escolar proporciona um aprendizado de forma didática e pedagógica. Ele ajuda o professor a enfrentar e a lidar com as particularidades de assimilação de conteúdo de cada aluno.

Desenvolvimento contínuo das habilidades digitais

A promoção da inclusão digital e a disponibilização de computadores em salas de informática para alunos de todas as idades foram os primeiros passos para promover o desenvolvimento das habilidades digitais dos estudantes.

Agora o uso do tablet na educação constitui uma segunda etapa desse processo. Com tamanho reduzido, eles são mais facilmente transportáveis e sua alta capacidade gráfica, de produção e interação, proporciona aos estudantes mais intimidade com a tecnologia da educação dentro de uma sala de aula comum. Diferentemente dos computadores e notebooks, tudo isso acontece sem que seja necessário cortar o contato visual com os professores, ficar em salas fechadas, etc.

Saiba mais sobre como a tecnologia na educação está mudando as salas de aula nessa outra postagem do blog.

Autonomia no processo de aprendizagem

Esses gadgets impactam diretamente o rendimento e o desempenho dos alunos na escola (leia mais sobre o desempenho aqui). Com apenas um aparelho, o aluno pode:

  • receber o conteúdo;
  • fazer edições;
  • realizar pesquisas em livros, jornais e revistas;
  • conversar e reunir-se com outros alunos (mesmo que fisicamente distantes) para estudar o conteúdo.

Enfim, o tablet na edução escolar permite que o aluno se torne protagonista do seu processo de aprendizagem.

Veja também 7 vantagens do livro digital e como isso pode transformar sua vida.

Impacto nas estratégias didáticas dos professores

Esses aparelhos também têm um impacto positivo no trabalho dos professores, que:

  • passam a trabalhar com vídeos (escolha, edição e produção) para apresentação dos conteúdos;
  • ganham a possibilidade de promover seminários digitais com pessoas que são referência na disciplina trabalhada, sem gerar ônus para a instituição de ensino;
  • podem facilitar e mediar o ensino de idiomas, promovendo interação com falantes nativos do idioma em questão;
  • podem apresentar o conteúdo com gráficos, imagens e ilustrações animadas.

Desenvolvimento da criatividade dos alunos

Ao incorporar o uso desses aparelhos, a escola opta por conceder mais autonomia ao estudante e transformar o professor em um mediador, não mais um transmissor de conteúdo. Dessa forma, adota-se um modelo de construção conjunta do conhecimento.

Os tablets permitem que os estudantes abandonem o posicionamento estático e se tornem pesquisadores, leitores de obras complementares, desbravadores de curiosidades sobre diversos temas e, assim, desenvolvam a capacidade de serem criativos.

Custo-benefício dos tablets nas escolas

Outro beneficio é que, se comparado ao valor gasto com a compra de materiais escolares tradicionais, a aquisição desses aparelhos para uso em sala de aula e de um pacote de internet pode ser bem mais vantajosa.

Além, disso, o uso do tablet na educação escolar também pode ser um diferencial em termos de mobilidade e até na saúde dos alunos, pois diminui ou mesmo elimina o problema do peso nas mochilas.

Gostou do artigo? Conseguiu perceber a importância do uso do tablet na educação escolar? Confira também o nosso infográfico com o perfil do professor brasileiro e veja como a educação está evoluindo.

A Árvore de Livros, por se tratar de uma plataforma de leitura, além de disponibilizar um montão de livros para os seus alunos, também mantém registros das suas leituras para que você possa descobrir como eles tem se desenvolvido com praticidade e sem tomar o tempo da aula. Avaliações contínuas, como o relatório de leitura, são fundamentais para verificar o desenvolvimento dos alunos e encontrar pistas de como ajudá-los a aprender mais. A Árvore de Livros oferece os recursos que você precisa para acompanhar os seus alunos sem gerar trabalho extra. Entre em contato conosco!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: