Gestão EscolarO que é uma biblioteca virtual? Entenda como ela funciona

14 de março de 2017

Os hábitos de leitura dos brasileiros, principalmente dos jovens, mudaram radicalmente com a chegada da internet e dos dispositivos móveis. Hoje lê-se no celular, no tablet, no computador, nos displays de aparelhos eletrônicos, de modo que a leitura digital passou a ser um hábito cotidiano. Mas o que as pessoas estão lendo? Como estão lendo? É...

Os hábitos de leitura dos brasileiros, principalmente dos jovens, mudaram radicalmente com a chegada da internet e dos dispositivos móveis. Hoje lê-se no celular, no tablet, no computador, nos displays de aparelhos eletrônicos, de modo que a leitura digital passou a ser um hábito cotidiano.

Mas o que as pessoas estão lendo? Como estão lendo?

É possível usar as novas tecnologias para incentivar a leitura, organizar os estudos ou preparar aulas e provas?

O que é uma biblioteca virtual e como ela pode envolver melhor os alunos nas atividades pedagógicas?

No post de hoje explicaremos o que é uma biblioteca virtual e como ela funciona. Se você é um educador ou pai, é importante entender os hábitos de leitura da atualidade e como eles podem ser utilizados de maneira benéfica para a vida acadêmica. Confira!

A leitura na era digital

Antes de falarmos o que é uma biblioteca digital, vamos mostrar como a tecnologia mudou a forma como lemos.

Ler continua sendo a principal ação para se adquirir conhecimento. Para professores e educadores, então, ler é questão de sobrevivência profissional.

O problema é que, na era digital, os livros físicos estão sendo deixados de lado — e não a leitura, veja a diferença. Ir a uma biblioteca, buscar obras nas prateleiras ou ter que esperar alguém devolver o livro para lê-lo são hábitos cada vez mais raros.

Ao invés disso, as pesquisas são realizadas nos sites de buscas, em blogs especializados e em fóruns de discussão na internet, por exemplo.

Os livros são obtidos por meio de downloads, trechos são filtrados a partir de palavras-chave, coleções, obras raras e lançamentos são acessados em bibliotecas virtuais. Pois é, a era da informação e tecnologia mudou completamente a forma como se busca informação e conhecimento.

Sendo assim, se abrir para as transformações da era digital e incluir essas novas tecnologias em sala de aula é de fundamental importância para atrair a atenção dos alunos e para estimulá-los ao hábito da leitura.

O que é uma biblioteca virtual?

As bibliotecas virtuais são ótimos exemplos de como a tecnologia está mudando os hábitos de leitura.

Elas se diferem das demais formas de bibliotecas em vários fatores e seu acervo virtual só existe no formato digital, podendo ser armazenado em diferentes memórias eletrônicas e acessado a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Esse modelo de biblioteca possui conteúdos dirigidos, filtrados e confiáveis, já que a maioria delas está vinculada às instituições de ensino, educação ou produção de conhecimento.

E, o melhor: não há limite de empréstimo, tempo de espera ou multas por atraso, como acontece nas bibliotecas físicas.

Como funciona uma biblioteca virtual

O professor de Literatura e Língua Portuguesa do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais, André Luís Rosa e Silva, definiu o que é biblioteca virtual como “bibliotecas sem paredes”, por serem exatamente isso: uma biblioteca sem limites físicos.

Elas possibilitam o contato com obras de todas as áreas, publicadas em qualquer lugar do mundo e em diferentes línguas. Além do mais, existem em um ambiente com o qual os jovens já estão bastante familiarizados: o mundo virtual.

Por não possuir livros na forma convencional, os títulos podem ser acessados em locais específicos e de forma remota, por meio de um computador, tablet ou smartphone.

Com isso, a informação digitalizada pode ser compartilhada instantaneamente e com um custo relativamente baixo, o que é uma grande vantagem!

Leia mais: Os 6 principais benefícios do uso do tablet na educação escolar.

As plataformas de leitura digital

Indo além da proposta original, algumas bibliotecas virtuais funcionam também como plataformas de leitura digital, que são mais que depósitos virtuais de livros.

Elas permitem aos educadores e escolas disponibilizarem conteúdos direcionados nos celulares e tablets dos alunos, enviar lista de material para os pais, preparar tarefas e provas, criar programas de leitura, entre outras atividades.

Além disso, algumas plataformas criam relatórios de leitura, permitindo ao professor acompanhar tudo que acontece com relação à leitura dos seus alunos: livros lidos, tempo de leitura, horário etc.

Agora que você já sabe o que é uma biblioteca virtual e as vantagens de usá-la no cotidiano da sala de aula chamaram sua atenção, que tal implementar uma na sua escola?

A Árvore de Livros é uma plataforma de leitura digital e já ajudamos mais 100 mil alunos e 700 instituições a melhorar o hábito de leitura dos alunos na escola. Nosso acervo tem mais de 10 mil livros disponíveis para leitura a qualquer hora e em qualquer lugar. Entre em contato com a nossa equipe!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: