Gestão EscolarMarketing educacional: saiba como atrair mais alunos!

25 de maio de 2018

Você já ouviu falar sobre marketing educacional? Será que é a mesma coisa que propaganda? Você sabe como o marketing educacional pode favorecer a entrada de mais alunos para a sua escola? Se você tem essas dúvidas, esse texto é para você! Nós vamos ajudar a entender o que é o marketing educacional e como...

Você já ouviu falar sobre marketing educacional? Será que é a mesma coisa que propaganda? Você sabe como o marketing educacional pode favorecer a entrada de mais alunos para a sua escola? Se você tem essas dúvidas, esse texto é para você!

Nós vamos ajudar a entender o que é o marketing educacional e como ele pode auxiliar a sua escola a manter os alunos atuais, atrair mais estudantes e torná-los mais engajados com o aprendizado e a Instituição. Ao contrário da concepção popular, o marketing educacional vai muito além da simples propaganda e esses termos não podem ser compreendidos como sinônimos.

Entendendo o marketing educacional

O marketing educacional, como o nome indica, é a aplicação de estratégias de marketing em instituições de ensino (IE), com o objetivo de destacar a instituição em um mercado cada vez mais competitivo. Nele são utilizados diversos recursos como pesquisas, planejamento e monitoramento para impulsionar a captação, retenção e fidelização de alunos.

As pesquisas, por exemplo, podem ser úteis para ajudar a definir o público alvo  e seus gostos. Já o planejamento é essencial para definir as estratégias de curto, médio e longo prazo e o monitoramento permite mensurar a efetividade dessas ações. 

O marketing educacional promove aspectos da instituição escolar que causem percepções positivas nos estudantes e nos pais ou responsáveis de alunos atuais e de potenciais alunos, tal como os seus diferenciais, metodologias, valores e infraestrutura. Isso gera uma boa visão da IE favorecendo a chegada de novos alunos e manutenção dos atuais, e a construção de bons relacionamentos com os estudantes, pais e colaboradores.

Pesquisas recentes da EduTrends, mostram que a maior partes das IE investem em algum tipo de marketing educacional e que das instituições que investem em marketing educacional digital, 81,3% consideram que há um retorno de investimento (ROI) muito positivo. Portanto, no cenário atual, não utilizar essa estratégia, significa ficar para trás e perder alunos.

Segmentando e definindo o público alvo

O primeiro passo para utilizar o marketing digital na sua escola é definir o público alvo. Para isso, deve-se considerar não apenas quem estuda, mas principalmente quem tem o poder de decisão, ou seja, os pais ou responsáveis.

Posteriormente, crie a sua persona: um personagem semifictício que representa o cliente ideal. Ela traz consigo informações a respeito de idade, classe social, localização geográfica, hábitos de consumo, fase de ensino, interesses, objetivos pessoais e problemas. Isso norteará no planejamento de todas as ações.

Captando e retendo alunos

A escola deve ter uma visão clara do seu posicionamento, isto é, conhecer o seu projeto pedagógico e ter consciência das estratégias adotadas para ter a preferência do cliente. Uma das formas mais eficientes de captar e manter alunos é oferecer um diferencial, que pode ser, por exemplo, tecnologias na educação ou novas metodologias.

Na era da informação, escolas que dispõem de recursos tecnológicos para a aprendizagem como games, animações e simuladores digitais, saem um passo à frente na visão dos clientes e podem ganhar a sua preferência.

Essas escolas têm um diferencial competitivo no mercado e mostram que estão atualizadas e dispostas a investir na qualidade do ensino. É essencial que haja também uma estratégia de divulgação desse material por meio das redes sociais como Facebook, Instagram, YouTube e blogs, baseada nos valores institucionais, garantindo uma boa imagem na era das redes sociais.

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