Gestão Escolar5 dicas para incentivo a leitura nas empresas

20 de junho de 2017

A qualificação constante dos funcionários é o desejo de praticamente todos os gestores e diretores de empresas, independente do ramo de atuação em que trabalham. E, para conquistar isso, o incentivo a leitura nas empresas é fundamental. Muitas pessoas têm preguiça de ler ou consideram a atividade algo chato. Isso pode ser facilmente revertido, se...

A qualificação constante dos funcionários é o desejo de praticamente todos os gestores e diretores de empresas, independente do ramo de atuação em que trabalham. E, para conquistar isso, o incentivo a leitura nas empresas é fundamental.

Muitas pessoas têm preguiça de ler ou consideram a atividade algo chato. Isso pode ser facilmente revertido, se houver incentivo. Afinal, uma vez que se toma gosto, dificilmente a pessoa irá abandonar o hábito de leitura e a qualificação será constante.

Quer aprender como criar formas de incentivo a leitura nas empresas? Então confira nossas dicas!

Como implementar o incentivo a leitura nas empresas

1. Organize palestras com autores

Você pode convidar um autor da sua região que esteja lançando um livro novo ou então que seja conhecido e renomado pela sua atuação, para dar uma palestra ou workshop para os colaboradores da empresa.

Nessa palestra, o autor poderá falar tanto das suas obras quanto dos benefícios da leitura de um modo geral. Isso fará com que as pessoas se interessem pelas histórias dos livros, adquirindo hábitos de um bom leitor.

Essa aproximação é tanto uma forma de incentivo a leitura nas empresas quanto de colocar sua equipe em contato com profissionais com carreiras bem-sucedidas e que, com certeza, tem algo a acrescentar.

2. Faça sorteios de equipamentos de leitura digital

A tecnologia é uma aliada no incentivo a leitura nas empresas. Isso porque você poderá adquirir uma determinada quantidade de equipamentos de leitura digital, como e-readers e até mesmo tablets para sorteio entre os colaboradores.

E para que a estratégia funcione ainda melhor, você pode sortear os equipamentos durante um evento literário, para aqueles colaboradores que participarem de um debate sobre uma determinada obra, por exemplo.

Leia tambémVantagens do Livro Digital: 7 motivos para você pensar nessa ideia.

3. Promova um amigo secreto de livros

Em épocas como o Natal, aniversário da empresa ou outras datas comemorativas, é comum que as organizações promovam a tradicional brincadeira do amigo secreto entre os colaboradores.

Uma ideia interessante é substituir os presentes tradicionais desse tipo de atividade por livros.

Assim, cada colaborador terá que pensar em um estilo literário que mais vá agradar o colega que tirou. Além da leitura, você promove uma forma divertida de integração, melhorando o clima organizacional da empresa.

4. Não limite as leituras a obras técnicas

Um erro comum cometido por quem deseja implantar o incentivo a leitura nas empresas é achar que os funcionários devem ler apenas livros de sua área de atuação.

Essa abordagem nem sempre é a melhor quando se trata de incentivar, pois a leitura também deve ser vista como uma forma de entretenimento, tendo o aprendizado como consequência.

Romances, suspenses, biografias, entre diversos outros gêneros literários, devem ter espaço na empresa.

5. Invista em uma biblioteca digital

Investir em livros na forma física pode sair bastante caro para uma empresa, mas isso não é impedimento para que a organização possua sua própria biblioteca.

Você pode implantar uma biblioteca virtual, pagando uma mensalidade acessível e tendo acesso a um acervo com muitas obras literárias de gêneros variados, para todos os gostos e estilos.

Essas bibliotecas funcionam em forma de streaming, de forma similar a Netflix e o Spotify, de modo que os colaboradores podem ler as obras em seus horários de intervalo, estando conectados a dispositivos móveis como smartphones, tablets e e-readers.

E então, o que você achou das nossas ideias para incentivo a leitura nas empresas? Muito legal, não é mesmo? Agora chegou a hora de colocar tudo em prática e fazer da sua equipe uma legião de leitores.

Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais para que mais gestores de empresas possam incentivar a leitura de seus colaboradores? Afinal, conhecimento deve ser compartilhado!

8 vezes mais leitura por aluno. Já imaginou transformar o hábito de leituras dos seus estudantes dessa forma?

A Árvore de Livros já conquistou o Pitch Gov SP e por duas vezes o prêmio Top Educação. Oferecemos assessoria pedagógica e os recursos que você precisa para acompanhar os seus alunos sem gerar trabalho extra. Entre em contato conosco!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: