Gestão EscolarEventos‌ ‌online‌:‌ ‌dicas‌ ‌para‌ ‌se‌ ‌aproximar‌ ‌de‌ ‌alunos‌ ‌e‌ ‌famílias‌

12 de julho de 2021

Sua escola já planejou a volta às aulas presenciais? Vai continuar no ensino remoto ou prefere apostar no híbrido? Independente da resposta, uma coisa é certa: os eventos online foram grandes aliados e vieram para ficar.  Apesar de já termos utilizado essa solução desde o ano passado, ainda estamos longe de nos livrar dos encontros...

Sua escola já planejou a volta às aulas presenciais? Vai continuar no ensino remoto ou prefere apostar no híbrido? Independente da resposta, uma coisa é certa: os eventos online foram grandes aliados e vieram para ficar. 

Apesar de já termos utilizado essa solução desde o ano passado, ainda estamos longe de nos livrar dos encontros digitais. Aliás, eles são uma ótima estratégia de engajamento e que podem ser aproveitados de diferentes formas. 

Mas, será que a sua escola sabe como realizar eventos online? Quais são as melhores ferramentas? Continue a leitura para entender melhor. 

Por que fazer eventos online na escola

Com a implementação do ensino remoto emergencial durante a pandemia do coronavírus, as escolas foram obrigadas a fechar as portas e conduzir todo o ano letivo de 2020 à distância. 

As escolas tiveram algumas dificuldades, como capacitação dos professores, dificuldade dos alunos e responsabilidade das famílias. Além disso, também fomos confrontados com a saudade da rotina escolar. 

Apesar de não substituir o encontro pessoal, as videochamadas foram a solução encontrada para não perder o vínculo entre escola e comunidade escolar. Seja com videoaulas, aulas ao vivo ou reuniões de pais, os eventos online foram essenciais neste período. 

Muitas escolas aproveitaram para criar diferentes atividades no ambiente digital: aulas de educação física, contação de histórias, competição de dança, gincanas e até mesmo festas temáticas. 

Mesmo parecendo estranho participar de um evento em que cada pessoa está na sua casa, vale investir neles. Afinal, estes momentos foram essenciais para manter o engajamento dos alunos e responsáveis. 

O futuro dos eventos online 

Neste ano, a retomada presencial depende de vários fatores e cada região tem o seu calendário. Mas, mesmo com um possível retorno, ainda não é possível receber todos os alunos na sala de aula. 

Para respeitar os protocolos de segurança e garantir a segurança de todos, uma das soluções mais utilizadas é o ensino híbrido, ou seja, aulas simultâneas no ambiente online e offline. Essa metodologia não é novidade, mas ganhou força e parece que veio para ficar. 

Baixe gratuitamente: ebook Ensino Híbrido 

Já que ainda não podemos reunir todos em um mesmo local, os eventos online continuarão sendo a saída para treinamentos, capacitações, conselhos de classe, aulas, datas comemorativas e até mesmo reuniões de pais

Além disso, mesmo quando for retornar para o presencial, ainda podemos aproveitar a herança do ensino remoto para pensar em uma escola cada vez mais tecnológica. E por que não adotar os eventos online como uma estratégia definitiva?

Dicas de eventos online na escola

Então, quais eventos online podemos propor para professores, alunos e responsáveis? Confira algumas dicas para utilizar e adaptar de acordo com a realidade da sua escola. 

Acolhida na volta às aulas 

O planejamento do segundo semestre já está a todo vapor! Mas, como não será possível receber todos os estudantes e famílias ao mesmo tempo, que tal criar um evento online de acolhida? O primeiro dia de aula é o momento que abre as portas para o sucesso de todo o ano letivo e precisa de uma atenção especial. 

Essa é a hora de apresentar a escola, quais mudanças e melhorias estão sendo propostas, reforçar os protocolos de segurança, mostrar as novidades do plano pedagógico e dar as boas-vindas com dinâmicas. 

Datas comemorativas

O bailinho de Carnaval e o São João já são alguns dos eventos mais queridos pelos alunos. Assim, eles ainda podem acontecer como um evento online. Várias escolas promoveram festas remotas com atividades e até fantasias. 

O mesmo pode ser feito em diferentes datas comemorativas, como Dia dos Pais, Halloween, Independência do Brasil e Natal. A escola pode criar uma programação interativa com recadinhos, sorteios, brincadeiras, vídeos e atrações musicais. 

Feira das profissões

A famosa feira das profissões também não pode ficar de fora. Afinal, esse é um momento esperado pelos alunos para conhecer diferentes áreas do mercado de trabalho e pensar sobre o seu futuro profissional. 

É possível organizar diferentes salas virtuais para que os estudantes possam navegar entre as apresentações. Além disso, outra alternativa é criar um grande evento com horários marcados para um representante de cada profissão entrar na videochamada. 

Olimpíadas

Já que não podemos jogar futebol ou vôlei, que tal planejar Olimpíadas digitais? Ao invés dos esportes tradicionais, é possível criar percursos para fazer até mesmo na sala de aula, pular corda, malabarismo e muito mais. 

Outra dica é apostar na gamificação e propor uma competição de jogos online. Os alunos vão adorar a novidade e se divertir bastante. A escola pode dividir as turmas em equipes e fazer até mesmo gritos de guerra e torcida organizada. 

Gincanas

Assim como as Olimpíadas, as gincanas também podem ser adaptadas para os eventos online. A escola pode propor diferentes desafios que possam ser feitos dentro de casa. 

Como premiação, use a criatividade! Ofereça um passe para mais tempo de intervalo, um ponto na prova, um livro ou até mesmo desconto em algum serviço da escola. 

Como fazer eventos online na escola

Agora que você já tem várias ideias, é preciso entender como criar os seus próprios eventos online. Tudo que você precisa é de uma boa ferramenta que faça videochamadas e existem várias disponíveis gratuitamente.

Uma ótima solução é usar uma agenda escolar digital. A Agenda Edu é parceira Google e pode transmitir chamadas ao vivo integradas com o Google Meet. É muito fácil! 

Leia mais: Dicas para gravar videoaulas e fazer transmissões ao vivo

Utilizando a funcionalidade Eventos, a escola pode marcar a data, horário e adicionar uma descrição. Alunos e responsáveis receberão uma notificação e devem responder se vão comparecer ou não. 

Dessa forma, a escola consegue visualizar facilmente quem confirmou o evento. Além disso, o aplicativo também envia lembretes automáticos para evitar o esquecimento da data. 

Assim, a escola garante uma frequência cada vez melhor aos seus eventos. Alunos e responsáveis podem utilizar uma ferramenta já familiar, sem necessidade de baixar vários programas diferentes. 

Agenda Edu 

A Agenda Edu já simplificou a jornada de mais de 3 mil escolas e mais de 1.5 milhão de usuários. Você também pode transformar sua instituição com as 15 melhores soluções do mercado de comunicação e engajamento escolar.

Envie comunicados, atividades, crie canais personalizados de comunicação, eventos e muito mais. Automatize todo o processo de cobrança e pagamentos, planeje a saída inteligente dos alunos e encontre as melhores ferramentas para economizar e focar no que realmente importa: a educação. 

Comece agora a usar Agenda Edu na sua escola

*Esse post foi escrito pela Agenda Edu, em parceria para o blog da Árvore.

 

download de material

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: