Gestão Escolar6 coisas para avaliar antes de adotar uma solução tecnológica para sua escola

22 de setembro de 2016

Robôs, drones, internet das coisas, big data, inteligência artificial, algoritmos, biotecnologia, edição genética, nanotecnologia, neurociências… De fato aquele tão falado futuro é hoje. Em Pittsburgh, nos Estados Unidos, por exemplo, se você pedir um Uber, pode ser que o carro que chegue esteja sem motorista, 100% controlado por computador. Sim, isso já está acontecendo. E...

Robôs, drones, internet das coisas, big data, inteligência artificial, algoritmos, biotecnologia, edição genética, nanotecnologia, neurociências… De fato aquele tão falado futuro é hoje. Em Pittsburgh, nos Estados Unidos, por exemplo, se você pedir um Uber, pode ser que o carro que chegue esteja sem motorista, 100% controlado por computador. Sim, isso já está acontecendo.

E com isso, nada mais natural que seus alunos, fissurados em tecnologia, estejam cada vez mais ansiosos para ter um pouquinho dessas inovações na escola. Afinal de contas, o mundo deles gira em torno de Pokémon Go, Whatsapp, Instagram, Facebook, Snapchat,…

Eis então que surgem as dúvidas: adotar ou não uma nova tecnologia para minha escola? Nesse momento de decisão surgem várias dúvidas e medos.

Listamos aqui seis pontos de atenção e pesquisa que você deve fazer sobre a solução tecnológica que está avaliando.

Relevância

A inovação que você vai trazer tem de fato relevância para quem no seu ambiente escolar? Quem serão as pessoas afetadas direta e indiretamente? Pais, alunos, professores, gestores ou todos eles? É extremamente importante que a sua escolha melhore de forma significativa pelo menos a vida de dois desses atores.

Envolvimento

Que tipo de envolvimento os atores beneficiados com a tecnologia deverão ter? Eles têm tempo suficiente em sua carga horária? Vale a pena dedicar um percentual do seu tempo hoje para essa solução por conta dos seus benefícios? Independente da solução escolhida, em 99% dos casos você irá precisar do apoio e engajamento dos seus professores. Converse com eles para entender as suas percepções sobre a escolha e avaliar em conjunto os pontos positivos e negativos de sua opção.

Implantação

Pergunte muito e entenda precisamente como é o processo de implantação da solução em análise. Qual o prazo estimado para tudo ficar pronto até estar disponível para ser usado? A plataforma e todas as funcionalidades que foram demonstradas pela empresa já estão prontas? Como é feito o cadastro dos usuários? Fique bastante atento e pergunte o passo a passo de todo o processo. Nesse momento, você poderá identificar que tipo de trabalho novo pode surgir para sua equipe e até mesmo se o prazo estimado está de acordo com o planejamento da sua escola.

Conteúdo

Muitas das soluções que você vai encontrar disponibilizam conteúdo para os seus usuários. Independentemente do tipo de conteúdo (textos, jogos, questões, livros, vídeos, etc) é muito importante que você fique atento em quem produz esse conteúdo. Existe algum tipo de curadoria? Ele é indicado para o seu público que terá acesso à plataforma? O conteúdo é feito pela própria empresa ou por parceiros? Como ele é criado? Existe plano de expansão desse conteúdo ou ele será sempre o mesmo? Informe-se sobre esses pontos e fique atento sobre a variedade, atualização, curadoria e origem.

Suporte

A solução em análise tem algum time de suporte, pós-venda ou atendimento para os clientes? Quem são essas pessoas que compõem essa área? Que tipo de experiência elas irão trazer? Aqui vale perguntar bastante! Entenda que tipo de assessoria a empresa tem disponível para sua escola e veja se eles contemplam treinamento e capacitação dos seus professores. Veja o quanto eles estão disponíveis ao longo do contrato para tirar dúvidas ou até mesmo ajudar a sua equipe em novas soluções para os problemas que você espera combater com a solução escolhida. Esses são indicativos muito importantes do quanto o seu futuro fornecedor está comprometido com os seus resultados nesse novo projeto.

Resultados e métricas

Que tipo de acompanhamento é possível você fazer do projeto pela própria solução? Ou seja, é possível saber por meio de métricas e dados o resultado do projeto? Como você pode acessar essas informações? É em tempo real ou você dependerá de a empresa enviar? É essencial medir os resultados da solução que você optou para seguir em frente e que irá demandar esforço de todos. Faça uma análise nesse ponto sobre o que é importante medir, o que você quer alcançar com o projeto, em que estágio você deseja estar a cada período de tempo e o que irá representar para você um sucesso ou fracasso. Se você tiver maneiras de avaliar essas questões pela plataforma, siga em frente.

Se você está analisando alguma solução para sua escola com tecnologia, compartilhe com a gente nos comentários. Vamos trocar experiências e nos ajudar nessa decisão!

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.