EducaçãoRobótica e leitura: veja como os dois se relacionam na escola

24 de junho de 2019

A Escola do SESI Campo Grande utilizou a plataforma Árvore Atualidades (antiga Guten News) como uma das formas de preparação para o tradicional Torneio Interclasse de Robótica, promovido todos os anos em toda a rede SESI MS. Os alunos do 9º ano B foram incentivados pelo seu professor a buscarem ideias e sugestões a partir...

A Escola do SESI Campo Grande utilizou a plataforma Árvore Atualidades (antiga Guten News) como uma das formas de preparação para o tradicional Torneio Interclasse de Robótica, promovido todos os anos em toda a rede SESI MS. Os alunos do 9º ano B foram incentivados pelo seu professor a buscarem ideias e sugestões a partir da leitura de uma matéria oferecida na plataforma.

O Torneio Interclasse de Robótica 2019 (TIR) tem como tema a arquitetura das cidades e procura incentivar os alunos a desenvolverem pesquisas que propõem soluções para tornar o mundo melhor.

Leitura para inspirar projeto de robótica

Para inspirar os alunos em seus processos criativos, o professor Mateus, de Língua Inglesa, indicou a leitura da matéria “Cidade do futuro”, publicada na Árvore Atualidades. O texto trata da construção de uma cidade sustentável, tecnológica e inovadora na Arábia Saudita e serviu como base para o início das pesquisas para o torneio.

Depois da leitura, os exercícios de compreensão propostos pela Árvore Atualidades ajudaram os alunos a descobrir como uma cidade inovadora pode ser projetada. Eles entenderam o que é preciso para o projeto ganhar forma, viram os estudos realizados e o investimento necessário.

Com isso, os alunos puderam compartilhar as propostas para o tema de pesquisa do TIR (Torneio Interclasse de Robótica). Vários deles sugeriram intervenções diretas a realizar-se em infraestrutura das cidades. Projetos relacionados às tecnologias para contenção de enchentes, controle de poluição das indústrias e uso de energias renováveis foram algumas das sugestões apresentadas.

Suporte para ideias com a leitura

Segundo o professor Mateus Bonafé, padrinho e mentor do 9ºB, “para que possamos ter ideias, é preciso que busquemos suporte para elas. A plataforma ajudou nesse sentido. Aliamos a nossa busca por sustentação das nossas propostas à necessidade de praticar e melhorar nossa experiência como leitores, que é um dos objetivos da Árvore”. 

A aluna Mariana Campos afirma que a matéria ampliou sua mente para novas ideias. Ela diz que a experiência de leitura “mostrou caminhos para que a gente consiga montar um projeto inovador e que possa tornar o mundo melhor”. Já a aluna Bruna Gomes declara que a atividade ajudou a abrir sua mente para procurar novas propostas. A estudante compartilha que “a matéria foi como um gatilho para iniciar nossas pesquisas e estimular nossa curiosidade”.

SOBRE A ESCOLA SESI

A Escola do SESI de Campo Grande integra a rede de educação básica do SESI em Mato Grosso do Sul. Fundada em 2 de fevereiro de 1999, oferece o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A metodologia da instituição é pautada em um ensino tecnológico, que aplica a robótica curricularmente e inova no formato de aprendizagem, proporcionando protagonismo aos alunos para que eles solucionem problemas de maneira criativa, autônoma e fundamentada, portanto, além de produzirem conhecimento, usam lógica e senso crítico.

Site da escola: www.sesims.com.br/escola/

teste-gratis-arvore-livros-escolas

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: