EducaçãoRelatos – Lar CIP

17 de janeiro de 2018

“Gosto, porque eu acho legal que me ajuda com português e tem matérias diferentes e divertidas.” Foi o que respondeu um dos alunos do Lar CIP (Congregação Israelita Paulista) ao ser questionado a respeito do Guten News. A instituição, que atende jovens em contraturno, começou a usar o Guten News em fevereiro do ano passado,...

“Gosto, porque eu acho legal que me ajuda com português e tem matérias diferentes e divertidas.”

Foi o que respondeu um dos alunos do Lar CIP (Congregação Israelita Paulista) ao ser questionado a respeito do Guten News. A instituição, que atende jovens em contraturno, começou a usar o Guten News em fevereiro do ano passado, contemplando hoje 188 crianças e adolescentes de dez a quinze anos. “No início era uma novidade, então muitos achavam que era só jogo, eles não estavam atentos na leitura, não tinha reflexão, era só jogar mesmo sem ter lido o texto. Então, eles foram percebendo que tinham que estudar e ir mais a fundo. Assim eles foram conseguindo focar mais na atividade, até porque nesse momento a turma inteira fazia a mesma atividade, então, estavam todos no mesmo momento, começou a acontecer uma troca maior entre eles”, explica o professor Edielson Albergoni. “Com o tempo eles começaram a entender a proposta e ter mais domínio da ferramenta, eles foram se concentrando mais, fazendo uma leitura mais atenta”.

Com uma dinâmica diferente das que acontecem em escolas, o Lar CIP começou o uso do Guten News quinzenalmente, como uma atividade optativa. Alguns meses depois, ainda no primeiro semestre, o uso passou a fazer parte das atividades obrigatórias, sendo aplicado a turmas multisseriadas.

“Primeiro eu lia as editorias e encontrava uma relacionada ao projeto que cada turma estava trabalhando. Só que nas aulas de Guten existiam crianças de várias turmas diferentes, então cada uma estava fazendo uma atividade, em momentos diversos. Por isso, comecei a fazer um planejamento único, para todas as crianças, de todas as turmas com um tema mais transversal e que estivesse relacionado ao que o Lar estava vivendo naquele momento”, conta o professor Albergoni.

“Por exemplo, quando fizemos uma atividade de empatia, trabalhei a edição que tratava disso. Depois quando começamos a horta e o projeto de olhar o lixo do Lar, trabalhei a editoria de escolas sustentáveis… O que estávamos vivendo no nosso dia a dia do Lar com um respaldo do Guten. Dessa segunda maneira fluiu melhor”, explica.

Para Albergoni, a implementação do Guten News é essencial para que os alunos entendam o que é conteúdo jornalístico e desenvolvam as habilidades de leitura. “O acesso à informação correta porque a gente sabe de onde vem e que é preparada por especialistas. O acesso deles à informação jornalística, o desenvolvimento da leitura”. O resultado disso? É o que a professora do CIP Rosângela Patrício revela: “O acesso à leitura e à informação de um jeito mais simples; acesso às normas da língua portuguesa; usar a ferramenta do computador. (…) é gratificante ver como algumas turmas chegam animadas, ansiosas, querendo aprender”.

 

O Lar CIP (Congregação Israelita Paulista) fica em São Paulo e tem mais de 75 anos. Hoje, atua no trabalho de formação de cidadãos conscientes, com condições de ingressar de forma produtiva no mercado de trabalho e de terem uma nova oportunidade, um futuro melhor. 

 


Quer saber mais sobre a plataforma? Acesse o site da Guten: www.gutennews.com.br

Você também pode começar uma versão de teste da ferramenta. Basta clicar aqui!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: