EducaçãoRelato: Professora Maria Magalhães

17 de janeiro de 2018

Professor, quer saber que benefícios outros professores veem no uso do Guten News? Então, confira o que diz a professora Maria da Conceição M.B.S. Magalhães, que dá aulas para o 4º ano do Colégio Arbos: Como você prepara as suas aulas com Guten News? Usei bastante os recursos “filtro” e “categorias” dentro do Plano do Guten Pro,...

Professor, quer saber que benefícios outros professores veem no uso do Guten News? Então, confira o que diz a professora Maria da Conceição M.B.S. Magalhães, que dá aulas para o 4º ano do Colégio Arbos:

Como você prepara as suas aulas com Guten News?
Usei bastante os recursos “filtro” e “categorias” dentro do Plano do Guten Pro, porque muitas das aulas do Guten foram baseadas no tema da ARFEC: Sustentabilidade. Nas outras edições, procurei seguir as orientações sugeridas no plano de aulas iniciando pelos objetivos da edição. Após a conclusão de todas as etapas, analiso os resultados da aprendizagem e os descritores que precisarão ser melhor trabalhados.

Qual é o maior benefício da ferramenta?
Informar de uma maneira lúdica, porque além dos conhecimentos que adquirem, há um momento em que podem opinar e essa troca é muito valiosa. Através dessa ferramenta também podemos observar os descritores que precisam ser melhorados e percebemos um enriquecimento no repertório e no vocabulário dos alunos.

Que mudanças você viu no desempenho dos seus alunos?
Os alunos se sentem motivados desde o momento em que é proposto o estudo antecipado com os jogos de pré-leitura, a leitura antecipada do texto e durante a aula. O vocabulário usado é adequado a faixa etária e isso faz enriquecer muito o vocabulário das crianças. A aula mal termina e eles já querem outras edições para trabalharmos.

O comportamento deles mudou também?
Alguns alunos, que no início do ano mostravam um certo desinteresse pela leitura, através do Guten, das aulas e da olimpíada, hoje se tornaram leitores que sentem prazer nos momentos de leitura. Essas mudanças têm sido muito positivas, porque além de adquirirem conhecimentos, percebo um enriquecimento no vocabulário, principalmente nas produções de textos. Hoje eles apresentam um repertório maior, que foram adquirindo através da leitura, dos jogos investigativos e dos jogos em que tiveram que criar frases e dar soluções.

 

 

 

O Colégio Arbos é um colégio da grande São Paulo, com unidades em Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, que atende alunos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. A escola faz parte das Escolas Associadas da Unesco, é reconhecida com Apple Distinguished School e possui o prêmio Quality. 

 


Quer saber mais sobre a plataforma? Acesse o site da Guten: www.gutennews.com.br

Você também pode começar uma versão de teste da ferramenta. Basta clicar aqui!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: