EducaçãoRelato: Professora Fabiana Lima

17 de janeiro de 2018

“Sou professor e ainda tenho dúvidas sobre como posso usar o Guten News em sala de aula?” Para acabar com as suas dúvidas, que tal saber como outros professores usam a ferramenta na sua rotina? A professora Fabiana Ferreira Lima, que leciona para o 4º ano do Colégio Arbos relatou a experiência dela para nós....

“Sou professor e ainda tenho dúvidas sobre como posso usar o Guten News em sala de aula?” Para acabar com as suas dúvidas, que tal saber como outros professores usam a ferramenta na sua rotina? A professora Fabiana Ferreira Lima, que leciona para o 4º ano do Colégio Arbos relatou a experiência dela para nós.

Como é o seu processo de preparação das aulas?
Muitas das aulas sugeridas em 2017 foram baseadas no tema da nossa Arfec: sustentabilidade. Sendo assim, houve bastante uso dos recursos “Filtro” e “Categorias” dentro do plano de aulas do Guten Pro.

E como você selecionava outras matérias, além das de sustentabilidade?
Nas edições mais atuais, fazia o uso das orientações sugeridas no plano de aulas, iniciando pelos “Objetivos” da edição e relacionando os conteúdos da plataforma com os assuntos das aulas. Durante a realização da edição, junto com os alunos, é feito o acompanhamento do desempenho de cada um, através do mapa de leitura. Após a conclusão de todas as etapas, analiso os resultados da aprendizagem (descritores) para já preparar a próxima edição, ou seja, numa próxima aula, contemplar os descritores que foram mais insatisfatórios.

Que mudanças você viu no desempenho dos seus alunos?
Os alunos se empenham bastante nas aulas e se sentem motivados a realizar todas as etapas de atividades, desde o momento em que é proposto o estudo antecipado das atividades de pré-leitura até o desenvolvimento na aula. Os textos fazem uso de linguagem adequada às crianças, então percebo elas instigadas a exercerem uma postura curiosa. O desempenho vem evoluindo em relação a compreensão dos textos que leem, ampliam o repertório ao produzir textos e também o desempenho na leitura (entonação da voz, respeito aos sinais de pontuação, etc.).

E no comportamento deles?
Apresentam uma postura de aluno sujeito de seu conhecimento, pois participam com bastante empenho de todas as etapas da atividade.

Para você, qual é o maior benefício que você vê do uso da ferramenta?
O maior benefício é colocar o aluno em contato com uma leitura que, ao mesmo tempo que é prazerosa (com jogos e desafios), também informa. O aluno se depara com um fato, tem de compreendê-lo e ainda pode opinar sobre o assunto, realizando registros de forma dinâmica.

 

O Colégio Arbos é um colégio da grande São Paulo, com unidades em Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, que atende alunos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. A escola faz parte das Escolas Associadas da Unesco, é reconhecida com Apple Distinguished School e possui o prêmio Quality. 


Quer saber mais sobre a plataforma? Acesse o site da Guten: www.gutennews.com.br

Você também pode começar uma versão de teste da ferramenta. Basta clicar aqui!

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.