EducaçãoRelato: Elaine Pelichero

17 de janeiro de 2018

Quer saber como é usar o Guten News em sala de aula? Então, veja que bacana o relato da professora Elaine Cristina Tilly Pelichero, que dá aulas para o Ensino Fundamental do Colégio Arbos e adotou a plataforma: Costumo preparar minhas aulas escolhendo temas que combinem com o que estamos trabalhando em aula, nas diversas áreas....

Quer saber como é usar o Guten News em sala de aula? Então, veja que bacana o relato da professora Elaine Cristina Tilly Pelichero, que dá aulas para o Ensino Fundamental do Colégio Arbos e adotou a plataforma:

Costumo preparar minhas aulas escolhendo temas que combinem com o que estamos trabalhando em aula, nas diversas áreas. A partir daí gosto de fazer toda a sequência de leitura que as crianças fazem e de analisar os descritores que serão desenvolvidos com aquela sequência. Aí proponho às crianças que realizem a pré-leitura, ora em sala de aula, ora em casa. A leitura e a pós-leitura, prefiro que realizem em sala, na minha presença, para que eu possa intervir, se necessário. Também prefiro assim para poder sentir as dificuldades de alguns alunos, em quais habilidades eles precisam de mais ajuda.

Tenho incentivado maior dedicação naquelas atividades de produção (umas vezes aparecem na pré-leitura e outras na pós-leitura), pois sentia que as crianças não davam muita importância e realizavam de maneira simples demais. Quando comecei a mostrar a eles que eu tenho como ver o que eles produzem e comentei que poderiam demonstrar um trabalho bem melhor ali, começaram a valorizar mais este momento. Também passaram a se dedicar com maior interesse quando comecei a apresentar o mapa de tempo de leitura e de resultados individuais. Meu objetivo é mostrar em quais descritores estão “falhando” para que cada um busque também o seu aprimoramento. Percebi que a maioria dos alunos conseguiu avanços nas habilidades de leitura com esse trabalho.

Considero, como maior benefício, a autonomia que as crianças adquirem com esse tipo de leitura. São textos de interesse deles, com vocabulário adequado ao gênero e à faixa etária e com uma sequência de trabalho que os encanta e que estimula o desenvolvimento das habilidades leitoras. Tudo isso com o uso do iPad na escola e do computador em casa, com certeza traz um estímulo maior para essa geração e contribui demais com o nosso trabalho.

 

 

O Colégio Arbos é um colégio da grande São Paulo, com unidades em Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, que atende alunos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. A escola faz parte das Escolas Associadas da Unesco, é reconhecida com Apple Distinguished School e possui o prêmio Quality. 


Quer saber mais sobre a plataforma? Acesse o site da Guten: www.gutennews.com.br

Você também pode começar uma versão de teste da ferramenta. Basta clicar aqui!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: