EducaçãoRealidade virtual na educação: 4 exemplos de como usar no dia a dia da escola

4 de dezembro de 2017

O uso da realidade virtual na educação já é possível. Entre as grandes tendências da tecnologia na educação esse recurso possibilita que os alunos vivenciem experiências que talvez demorariam mais para eles terem a oportunidade de experimentar de outra maneira. Desse modo, adotar essa tecnologia é levar o estudante para fora do ambiente escolar, sem...

O uso da realidade virtual na educação já é possível. Entre as grandes tendências da tecnologia na educação esse recurso possibilita que os alunos vivenciem experiências que talvez demorariam mais para eles terem a oportunidade de experimentar de outra maneira.

Desse modo, adotar essa tecnologia é levar o estudante para fora do ambiente escolar, sem que isso aconteça de fato.

Muitas são as vantagens do uso da tecnologia na educação, e o recurso de realidade virtual é realmente um grande aliado na complementação da teoria da sala de aula, mostrando — de forma muito próxima — o que está sendo falado pelo professor.

Dentro da proposta desse aparato, as exemplificações ficam cada vez mais fortes e o aluno consegue ter uma aprendizagem mais completa, já que ele tem acesso a essa experiência.

Leia também: Entenda mais sobre o novo sistema de educação na Finlândia

Neste artigo vamos apresentar 4 exemplos de situações em que podemos aplicar a realidade virtual na educação, proporcionando ganhos para os alunos e professores. Confira!

4 situações em que é possível aplicar a realidade virtual na educação

Em trabalhos de campo

Os trabalhos de campo foram e ainda são importantes recursos para ajudar os alunos a visualizarem áreas naturais, geralmente estudadas em disciplinas como geografia e ciências. Entretanto, há custos e questões de disponibilidade e logística para realizar essas visitas, o que acaba limitando a frequência delas.

Com a realidade virtual na escola é possível que o aluno tenha um contato rico e detalhado com essas localidades, sem depender desses fatores limitadores.

Assim sendo, é possibilitado que eles tenham uma experiência valiosa de aprendizado, sem precisar sair da sala de aula.

Em experiências profissionais

Que tal mostrar aos alunos como é o dia a dia em uma fábrica? Os passeios são realmente insubstituíveis e devem ser feitos pelo menos uma vez a cada semestre, mas será que essa frequência é suficiente para o aprendizado?

Além dos problemas citados acima, levar as crianças para locais que oferecem risco pode ser uma responsabilidade muito grande para a escola e para o professor.

Com a utilização do recurso da realidade virtual na escola os alunos podem vivenciar cotidianos profissionais e conhecer detalhadamente essas rotinas, como se eles mesmos estivessem nos ambientes de trabalho.

Em conjunto com livros

É um consenso a ideia de que um livro nos conduz para outras realidades, vivenciando histórias e ambientes que nunca estaríamos se não fossem as histórias aliadas à imaginação. Mas, que tal dar forma para isso, por meio das imagens virtuais?

Usando o recurso da realidade virtual na educação o professor pode oferecer aos alunos a experiência de visitar lugares incríveis, em qualquer país do mundo — ou até mesmo fazer uma viagem àqueles cenários que só existem na imaginação dos autores dos livros.

Isso estimula a criatividade, além de ser uma maneira de incentivar a leitura infantil , por meio da introdução de uma aparato tecnológico ao processo.

Em sessões de integração

É comum ter, em uma turma, alunos tímidos e que têm maior dificuldade de integração. Para eles, uma simples conversa e fazer novas amizades pode ser uma tarefa bastante difícil. Sendo assim, é importante que eles sejam incluídos em atividades coletivas, que os deixem mais à vontade.

Uma sessão de integração com uso da realidade virtual na escola pode ser muito importante nesse processo.

As possibilidades de o aluno se soltar mais e interagir são boas e isso também faz com que os colegas de classe sintam maior abertura para socializar. Ou seja, esse recurso tecnológico também é uma importante ferramenta social.

O uso da realidade virtual na educação é muito importante em vários momentos. Adotar esse recurso para o cotidiano escolar é possibilitar grandes avanços no aprendizado, proporcionando experiências únicas aos alunos.

A realidade virtual na educação ganhará, nos próximos anos, maior presença nas escolas. Fatores como o valor do investimento e a ampliação das atividades didáticas com a tecnologia, ampliarão essa atuação rapidamente.

Sendo assim, quando antes você puder proporcionar a experiência da realidade virtual na escola aos seus alunos, melhor para eles e para você!

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Aproveite para conferir como a relação entre educação e smartphones pode ter pontos positivos e negativos!

A Árvore de Livros faz um trabalho pedagógico de desenvolvimento da leitura em uma plataforma 100% digital, adotada por grandes redes de ensino como a Rede La Salle e a Rede Salesiana.

Somos apoiados pela Fundação Lemann, sendo a plataforma de tecnologia educacional com melhores resultados até hoje. Entre em contato com a nossa equipe e transforme seus alunos e leitores ativos!

 

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.