EducaçãoProjeto CEI

4 de setembro de 2018

O Centro de Educação Integrada Romualdo de Natal, é um dos parceiros da Guten. No segundo trimestre, o colégio realizou o projeto interdisciplinar “Conhecendo a formação do povo brasileiro”. Veja o relato da Orientadora Educacional do Ensino Fundamental I do CEI Romualdo de Natal , Marcilene Silva, sobre o desenvolvimento desse projeto incrível: No segundo trimestre,...

O Centro de Educação Integrada Romualdo de Natal, é um dos parceiros da Guten. No segundo trimestre, o colégio realizou o projeto interdisciplinar “Conhecendo a formação do povo brasileiro”. Veja o relato da Orientadora Educacional do Ensino Fundamental I do CEI Romualdo de Natal , Marcilene Silva, sobre o desenvolvimento desse projeto incrível:

No segundo trimestre, nas turmas dos quintos anos, trabalhamos com o Projeto “Conhecendo a formação do povo brasileiro”. Em sala de aula, com as professoras pedagogas, os alunos buscaram informações, participaram de trabalhos em grupos, estudos, registraram hipóteses e as novas aprendizagens sobre o projeto.

Repertório nas aulas de contraturno

Nas aulas de Língua Portuguesa, no contraturno, com a mediação da professora Débora Oliveira, os estudantes utilizaram a plataforma digital de leitura da Guten para o estudo dos textos relacionados ao Preconceito Racial, temática integrante do projeto desenvolvido em sala de aula. Para o repertório textual desse projeto, a professora Débora separou os seguintes textos: “Heróis negros brasileiros”, “Cais do Valongo”, “Não é uma bomba”, “Crimes virtuais e Um homem e sua guitarra”.

Esses textos fizeram parte do repertório textual para a compreensão do estudo desenvolvido e das informações importantes para a produção dos textos sobre o Preconceito Racial. Além dos textos, as crianças assistiram os vídeos sugeridos e fizeram as atividades de pré e pós-leitura.

Plano de texto

Com isso, ao final do projeto, após os alunos terem construído um repertório sólido acerca do preconceito racial, nas aulas de Leitura e Produção Textual, eles construíram um plano de texto para orientar a produção de texto de opinião sobre “O preconceito racial no Brasil”.

Após a construção do texto, as crianças fizeram a autoavaliação para a refacção textual, objetivando melhorar o texto produzido*.

 Neste mesmo projeto, desenvolvemos uma aula com a participação dos pais e/ou responsáveis pelas crianças. Nesse processo, as crianças foram as protagonistas. Inicialmente, as professoras deram as boas-vindas aos responsáveis e explicaram os procedimentos da aula, bem como o funcionamento da plataforma Guten e o novo formato da produção dos textos. Em seguida, as crianças entraram na plataforma, cada uma em seu computador, e explicaram as etapas para os adultos que os acompanhavam.

 Essa experiência foi bastante significativa, pois os familiares puderam compreender como a escola está desenvolvendo o trabalho com a plataforma e puderam tirar as dúvidas.

 * Clique aqui e leia veja a produção da aluna Giovana Gentil para o projeto

* Clique aqui e leia veja a produção da aluna Sarah Matias de Paiva Capistrano para o projeto

 

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: