EducaçãoAs 4 melhores práticas pedagógicas em sala de aula

15 de novembro de 2016

O pedagogo passou da posição de único detentor do conhecimento em sala de aula para um papel de mediador do ensino, reconhecendo que uma educação flexível é a chave para melhorar a aprendizagem dos alunos em toda a escola. Novas práticas pedagógicas em sala de aula e ações para melhorar o desempenho dos alunos vêm...

O pedagogo passou da posição de único detentor do conhecimento em sala de aula para um papel de mediador do ensino, reconhecendo que uma educação flexível é a chave para melhorar a aprendizagem dos alunos em toda a escola.

Novas práticas pedagógicas em sala de aula e ações para melhorar o desempenho dos alunos vêm colocando o estudante como ponto principal na busca e construção do conhecimento, garantindo que cada estudante seja envolvido e trilhe o seu próprio sucesso.

Pensando nesse estímulo do sucesso, no post de hoje mostraremos 4 práticas pedagógicas em sala de aula que te auxiliarão em sua instituição de ensino. Confira!

Prática pedagógica de empoderamento do aluno

A ideia do empoderamento do aluno aborda o desafio de mudar a base de interação entre educador e aluno, envolvendo os alunos de forma mais ativa no processo de aprendizagem e, assim, no processo de remodelar o aprender, o lecionar e a escola como um todo.

Essa prática pedagógica aplicada em sala de aula é sustentada pelo conceito da flexibilidade, promovendo uma mudança nas relações entre professor e aluno. Ela conecta estudantes e educadores no esforço colaborativo de recriar os paradigmas da educação.

Isto coloca em foco a natureza essencialmente política dos sistemas de ensino, procurando envolver os alunos não só na co-criação do projeto anual ou semestral da escola, mas no desafio de mudar as práticas sociais em suas vidas além do ambiente estudantil.

Educação voltada para o futuro

A educação voltada para o futuro é uma das práticas pedagógicas na sala de aula que transmite uma visão educacional preocupada com a capacitação dos alunos em pensar de forma crítica e criativa em relação às perspectivas futuras e tecnologias atuais, gerando visões alternativas de possíveis problemas e a busca da resolução dos mesmos.

Com medo do uso dos celulares em sala de aula? Ou de outras tecnologias como smartphones, netbooks, tablets e demais dispositivos? Conheça 7 motivos para os professores usarem os celulares em sala de aula

Na sala de aula, o tema da prática pedagógica voltada para o futuro nos leva diretamente a comentários sobre a falta de perspectiva de futuro na educação atual e a importância dos alunos serem motivados a desenvolver essas características.

O objetivo com essa prática pedagógica em sala de aula é melhorar as perspectivas humanas e qualidade de vida por meio do desenvolvimento de habilidades e capacidades que irão ajudá-los nos prováveis cenários futuros, contando com o auxílio das mais recentes tecnologias.

Você sabia que um acervo virtual contribui para a disseminação do conhecimento e para aproximar aluno e escola? Importante não somente para informatizar bibliotecas, um acervo virtual está ligado ao dinamismo do acesso ao livro. Entenda mais neste artigo.

Descolonização da educação

Essa prática pedagógica em sala de aula está preocupada com a desconstrução de quadros pedagógicos dominantes que promovem visões de mundo singulares, visando ampliar a compreensão intercultural e experiências dos alunos. Ela surgiu como uma necessidade pedagógica importante para o ensino, ligada à rápida globalização e questões de diversidade cultural e inclusão.

Tem como objetivo uma aprendizagem voltada para a incorporação da “diversidade”, incluindo esforços para internacionalizar o currículo estudantil por meio da inclusão de exemplos globais e também estender a alfabetização intercultural, melhorando a capacidade de pensar e trabalhar com diferentes perspectivas culturais e sociais.

Cruzando fronteiras

A ideia de cruzar fronteiras envolve a tomada de abordagens integradoras e sistêmicas para o conhecimento e aprendizagem, reconhecendo a necessidade de transcender os pontos disciplinares unifocais do ensino, que estão enraizados nos sistemas estudantis.

Esta prática pedagógica em sala de aula busca uma visão interdisciplinar entre as matérias e conteúdos, incentivando a leitura de livros diversos e estabelecendo uma conexão com as ambições do aluno e a aplicação dos diferentes tipos de conhecimento nas complexidades e adversidades do cenário social real.

Precisando de uma ajuda extra para incentivar a leitura na escola? Como educadores, nossa principal tarefa é funcionar como guias no caminho das palavras, possibilitando a leitura dentro e fora da sala de aula. Por isso, conheça as 6 ações fundamentais para incentivar a leitura na escola.

Novas práticas pedagógicas em sala de aula são importantes para questões críticas sobre modos de participação no ensino-aprendizagem.

Dentro deste contexto, novas ideias devem ser exploradas com foco na construção da capacidade dos alunos em antecipar e se envolver com o futuro, melhorar seu desempenho e navegar através da complexidade, incertezas e mudanças do mundo real.

Buscar formar de melhorar o desempenho dos alunos é um dos grandes desafios de qualquer professor. Saiba 4 dicas para melhorar o desempenho na escola.

E você, qual prática pedagógica irá usar em sala de aula?

Gostou do conteúdo? Entendeu como essas práticas pedagógicas em sala de aula podem te ajudar na construção do conhecimento dos seus alunos? A Árvore de Livros também pode te ajudar nesse desafio.

Além de disponibilizar um montão de livros para os seus alunos, a gente mantém também registros de suas leituras para que você possa descobrir como eles tem se desenvolvido com praticidade e sem tomar o tempo da aula.

Avaliações contínuas, como o relatório de leitura, são fundamentais para verificar o desenvolvimento dos alunos e encontrar pistas de como ajudá-los a aprender mais.

A Árvore de Livros aumenta em 8 vezes a leitura por aluno e possui mais de 100 mil alunos e 700 instituições na nossa plataforma. Tenha o recursos que você precisa para acompanhar os seus alunos sem gerar trabalho extra. Entre em contato conosco!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: